• Nenhum resultado encontrado

Índice de Figuras

C. Experiência O pai chega em casa e a câmara grava lindas fotografias dos seus filhos, exatamente como anunciado Um final feliz.

5 Caso de Estudo da Sonae MC

5.1 Descrição da Entidade

A Sonae – Sociedade Nacional de Estratificados, fundada a 18 de Agosto de 1959, na Maia, teve como atividade inicial os produtos derivados da Madeira. Ao longo dos anos foi crescendo continuamente, tornando-se hoje num dos maiores e mais importantes grupos privados portugueses, presente em 66 países dados de março de 2013 e com um número de colaboradores acima dos 40 mil. Atingiu, no ano 2012, apesar da crise, um volume de negócios de aproximadamente 4.5 mil milhões de euros, 58% dos quais foram conseguidos pela Sonae MC.

Atualmente, a Sonae define-se como uma empresa de retalho, encontrando-se nos seus negócios core a Sonae MC (Modelo Continente) e a Sonae SR (Retalho Especializado). Apesar do retalho ser a principal área de negócio, a Sonae conta ainda com duas grandes parcerias ao nível dos centros comerciais – a Sonae Sierra – e das telecomunicações, media e software & sistemas de informação – a Sonaecom.

A Sonae integra ainda a Sonae RP (Imobiliário de Retalho), uma unidade de negócios independente focada na gestão do património imobiliário de retalho, e a Sonae Gestão de Investimentos, área de negócios responsável pelas fusões e aquisições da empresa.

Com uma liderança firmada na área do retalho alimentar, a Sonae MC considerada uma referência no mercado nacional através de um conjunto de insígnias que oferecem uma variada gama de produtos: Continente (hipermercados), Continente Modelo (supermercados), Continente Bom Dia (supermercados de conveniência), Continente Horeca (nova área de negócio direcionada à distribuição grossista), Continente Ice (ultracongelados), Bom Bocado (restaurantes), Book.it (livraria/papelaria) e Well’s (parafarmácias).

O Continente de Matosinhos, aberto em 1985, foi o primeiro hipermercado português e veio alterar os hábitos de consumo, revolucionando o panorama comercial que se viva na altura. O negócio de retalho alimentar da Sonae teve um percurso sólido ao longo destes anos, com um crescimento contínuo e sustentável. No final de 2012, a Sonae MC possuía uma área de vendas de 575 mil m2, correspondendo a um total de 478 lojas em Portugal.

Uma outra empresa detida pela Sonae MC é a Modelo.com, responsável pelo lançamento e gestão dos negócios de retalho alimentar online através do e-commerce Sonae MC – mais conhecido por (Continente Online), onde está inserido o projeto desta dissertação. A Modelo.com engloba todas as operações intrínsecas a um modelo de negócio online: gestão do website, processamento da encomenda (desde que é colocada pelo cliente no website, às operações de picking nas lojas físicas até à entrega em casa do cliente), serviço de apoio ao cliente e faturação. Para além do comércio eletrónico, a Modelo.com encarrega-se ainda do serviço de entregas ao domicílio das lojas Continente.

O portal Continente nasceu no ano 2001, na época de grande revolução das comunicações e crescimento da Internet em Portugal. Pouco depois da explosão do comércio eletrónico e aparecimento de várias empresas denominadas Dot-com.

O compromisso da Sonae MC com a oferta das melhores soluções para as famílias, traduziu-se também, no reforço da aposta em novos canais, sendo de salientar em 2012 o crescimento de 16% das vendas online, com o portal continente.pt a ser eleito novamente em 2012 o melhor website de comércio eletrónico em Portugal.

5.2 Projeto (Estágio na Sonae MC)

O e-commerce Sonae MC tem como propósito assegurar a preferência dos clientes de uma forma sustentável e rentável. Tendo em vista a redução dos esforços dos clientes, o crescimento nas áreas de influência das lojas e a conquista de novos mercados internacionais, foi desenhado um novo portal do Continente Online – o projeto Fénix. Durante o seu desenvolvimento iniciado em 2011, nasceu a necessidade de adquirir uma presença adequada nos motores de pesquisa.

Convidaram por isso, duas entidades externas de referência, uma já como parceira em negócios IT e a segunda como especialista no setor do Marketing Digital. Ambas organizaram sessões de esclarecimento no formato de workshops.

Capítulo 5

Constatada a complexidade do tema e a importância destes mecanismos na condução de tráfego para um website e particularmente, para um portal e-commerce, surgiu a necessidade de compreender melhor o fenómeno da pesquisa orgânica.

Resolveram então estudar internamente o problema, procurando desenvolver competências próprias de modo a melhorar a presença nestes meios. Recorrendo-se assim, ao programa Call For Solutions, um programa de estágios SONAE, em que alunos finalistas de mestrado são convidados a resolver problemas das empresas do grupo. Deu-se então início à jornada do estágio curricular que motivou a presente dissertação, com o desafio: “Como implementar uma gestão eficiente de Search Engine Optimization (SEO) para o portal Continente”.

Cientes da necessidade de investimento no conhecimento desta componente. A solução mais correta parece ser a educação. Nesse sentido, uma boa parte deste projeto passou pela aprendizagem. Delinear uma abordagem para o SEO para uma empresa de grande dimensão não é uma tarefa simples, dado que existem implicações com diferentes áreas da empresa. Particularmente, quando são necessárias intervenções de otimização que envolvam diferentes departamentos, ou então para propor novas ideias que envolvam mudanças mais profundas nos websites.

A Figura 18, ilustra o Roadmap do projeto SEO na entidade:

Figura 18 - Roadmap do projeto SEO na entidade.

Dada a renovação do novo portal Continente em curso, no início do estágio, foi definido, que não seria desenvolvida qualquer otimização ao template da plataforma em vigor nessa altura. Foram, no entanto, desenvolvidas diversas análises ao portal em uso, de modo a perceber o seu estado de SEO. Esta avaliação seria uma das fontes de aprendizagem e o ponto de partida para o início do projeto.

Workshops Inesting Create.it Jul - 2012 Introdução ao SEO Estágio Call For Solutions SEO Set - 2012 Integração do projeto CFS: "como implementar SEO no e- commerce Sonae MC" Ações Otimização Experiências de otimização em micro- sites Out - 2012 Workshop Google Participação Sonae MC, SR, Sierra Nov - 2012 Migração Fénix Análise e medidas migração Fénix Jan - 2013 Otimização Contínua Migração Fénix Novas otimizações (ex. Banners, PageViews, Menus) Abr - 2013

Também a nova plataforma (o Fénix), se encontrava nessa altura num avançado estado de desenvolvimento. A renovação de um website como este poderá colocar grandes desafios na otimização e deverá ser acautelado desde o começo. Contudo, o início deste projeto visou precisamente a concretização de um plano para uma posterior abordagem ao SEO na nova plataforma e-commerce.

Assim sendo, e na perspetiva das aprendizagens, decidiu-se por um período de experimentação, no qual seriam testadas algumas das boas práticas. Concretizando-se essa parte experimental de otimização, em websites da entidade. Mais concretamente, em micro- sites geridos diretamente pela equipa de sistemas.