• Nenhum resultado encontrado

4. O PERCURSO METODOLÓGICO DE INVESTIGAÇÃO

4.3 DESCRIÇÃO DO LOCAL E SUJEITOS DA PESQUISA

A escola Sonho e Fantasia2 é uma instituição de Educação pertencente à rede de ensino do Município de Fortaleza mantida, portanto, pela Prefeitura Municipal. Atualmente a instituição possui cerca de 315 alunos matriculados na faixa etária de três a seis anos de idade, distribuídos nos turnos manhã e tarde e nas modalidades creche, pré-escola e 1º ano do ensino fundamental. Tanto pela manhã quanto à tarde a instituição trabalha com as diferentes turmas: creche, Jardim I, Jardim II e 1º ano do Ensino Fundamental, sendo 158 pela manhã e 157 à tarde.

A escola Sonho e Fantasia está situada numa praça bem arborizada e de fácil acesso. Na entrada da escola, podemos observar o pátio, a sala dos professores, a secretaria, a sala da diretora e as salas de aula. Próximo ao pátio estão localizados o refeitório e o parque. As salas de aula ficam situadas nos arredores do parque. Em cada corredor, existem cinco classes e dentro de cada classe há um banheiro.

Atualmente a escola Sonho e Fantasia apresenta no seu quadro funcional um núcleo gestor formado por uma diretora, uma vice-diretora, uma supervisora, uma coordenadora e uma secretária. Há três funcionários burocráticos: um auxiliar administrativo e dois agentes

2 O nome da escola e das pessoas envolvidas na pesquisa que aparecem neste trabalho são fictícios, no intuito de

administrativos que trabalham pela manhã. Nos serviços gerais, conta com a participação de duas pessoas, sendo uma funcionária que trabalha pela manhã e a outra à tarde. Na cozinha, trabalham pela manhã e à tarde uma auxiliar de merendeira e uma merendeira, totalizando duas auxiliares de merendeira e duas merendeiras. Na portaria, são três porteiros diurnos que se revezam no trabalho e dois porteiros noturnos.

O quadro de professores está organizado da seguinte forma: um professor de Educação Física, uma professora encarregada da biblioteca, uma professora responsável pelo apoio e gestão da escola, sete professoras efetivas e uma substituta, que trabalham no turno da manhã. Os professores que trabalham os dois turnos estão organizados da seguinte maneira: uma substituta e cinco efetivas. À tarde há uma professora de Educação Física, quatro professoras substitutas e cinco efetivas. No total, a escola dispõe de 27 docentes, distribuídos nas modalidades de creche, pré-escola e 1º ano do Ensino Fundamental.

A referida escola ainda dispõe de um Conselho Escolar, que conta com a participação de nove pessoas. Dentre essas, há o presidente, dois suplentes (sendo um representante dos pais), uma secretária e uma tesoureira.

Pode-se destacar como uma das atividades de ensino desta instituição o projeto pedagógico da biblioteca. Esse projeto foi iniciado no ano de 2009 e tem como objetivo primordial disseminar o hábito da leitura na formação de pequenos leitores, mediante variadas formas de ensino literário infantil, associando contexto literário à realidade sócio-histórica e cultural dos alunos. Seus objetivos específicos são: promover a revitalização da biblioteca e mantê-la funcionando, de forma a cumprir suas funções educativas, culturais e informativas, visando à formação de pequenos leitores; sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar para uso e a valorização dos livros; criar e executar um projeto pedagógico da biblioteca junto à coordenação pedagógica e os professores para ser desenvolvido durante o ano letivo, incentivando o prazer pela leitura.

Na sala onde foi organizada a biblioteca, estão disponíveis, além dos livros, TV, DVD, caixa de som acústico, microfone, armários, data-show, computador, jogos pedagógicos, almofadas, tapetes, fantoches, fantasias e cenário para apresentação de fantoches. Como materiais de consumo, há cartolinas, fita gomada, “durex”, papel 60kg, tesoura e cola. Os livros foram organizados por temas; há, por exemplo, o tema imaginação - livros de contos, e outros temas como verdades, solidariedade e paz, poesia e verso, comunicação, valorização do ser mãe, amor à natureza, diversidade, aventuras, desafios, sentimentos, valorização do eu, folclore, amizade, conto francês, conto alemão, pintores famosos, dentre outros.

Na sala onde realizei a coleta de dados, estavam matriculadas 20 crianças de cinco anos de idade, mas, no decorrer do ano letivo, houve desistências e atualmente frequentam em torno de 13 crianças. Esta sala é de responsabilidade da professora Maria, 42 anos de idade, casada e mãe de três filhos. Maria já trabalha nesta escola há seis anos. É formada desde 1999 em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Seu tempo no magistério totaliza dez anos. Desses dez anos, nove anos foram destinados a Educação Infantil. Como formação posterior, concluiu em 2001 o curso de especialização em Psicopedagogia pela mesma Universidade. Nesse mesmo ano, ela fez um curso de habilitação em Administração Escolar. Em 2009, participou do projeto da UNIESCOLA desenvolvido através de uma parceria entre a Universidade Federal do Ceará e a Prefeitura Municipal de Fortaleza com o objetivo de contribuir para a competência leitora das crianças. Maria já trabalhou também como professora na rede privada com séries iniciais do ensino fundamental e atualmente não possui outras atividades profissionais.

Quanto às crianças, pude observar que elas, apesar de submetidas a horários rígidos e atividades repetitivas, são bem ativas e participativas. Todas moram perto da escola, com exceção de Bruna e Taís, que utilizam o transporte da Prefeitura (ônibus) que vem deixá-las na escola e as leva para suas casas. Algumas crianças moram com seus pais, outras com seus avôs e algumas somente com a mãe. Os pais são em sua maioria trabalhadores autônomos (pequenos vendedores). As mães, donas de casa ou trabalhadoras domésticas (diaristas), os avós aposentados (recebem um salário mínimo por mês). Alguns destes pais, atualmente estão desempregados.

Embora as famílias das crianças possam ser classificadas em um nível sócio- econômico desprivilegiado, as crianças apresentavam-se na escola bem vestidas (a maioria das crianças usavam a farda completa da escola, outras usavam só a blusa) e com o material escolar completo (mochila e lancheira). Vale ressaltar que a prefeitura distribui além das fardas, as mochilas, mas uma minoria as usava. Elas gostavam de exibir suas mochilas, que apresentavam seus personagens de desenho animado preferido (as princesas, homem aranha, carros “hot wheels”, moranguinho, etc.). Embora a instituição fornecesse a merenda, as crianças tinham condições de todos os dias levarem seus lanches (biscoitos, iogurtes, xilitos, refrigerantes, chocolates, etc.). Na turma havia mais meninas do que meninos e todos se relacionavam muito bem. Demonstravam gostar de brincar e interagir uns com os outros. Como a pesquisa foi realizada no último semestre, algumas crianças já haviam completado seis anos.