• Nenhum resultado encontrado

4.3 Dados obtidos com o Método de Rorschach

4.3.3 Análise dos determinantes

4.3.3.3 Determinantes cinestésicos menores

Em todos os grupos, os determinantes cinestésicos menores superaram, em quantidade, as respostas K. Contudo, diferenças importantes também foram evidenciadas na análise comparativa destes determinantes.

No grupo com assiduidade regular (tabela 30), as cinestesias menores foram registradas nos protocolos de seis sujeitos e totalizaram nove respostas (5kan+, 1kanC-,

1kan-, 1kobE±, 1kobC±). Constatou-se que a maioria dos conteúdos projetados estava relacionada a representações animais inteiras, de boa qualidade formal (respostas kan+, A). De acordo com Chabert (2004), as respostas kan denotam tendências mais infantis do indivíduo, assim como a espontaneidade na expressão de seus desejos. Mas esta presença de kan não atenuou a reatividade árida da abordagem excessivamente formal deste grupo, conforme poderá ser visto na análise dos conteúdos. Já as respostas kob, segundo esta mesma autora (ibid), possuem uma significação pulsional e por isso seu aparecimento tende a suprir uma tensão sob a forma de descarga. Entre os sujeitos com assiduidade regular, elas foram registradas em dois protocolos, não constituindo uma tendência entre os sujeitos.

Tabela 30 – Cinestesias menores do grupo com assiduidade regular

Suj Resposta Pr Det Cont

S9 Dois lagarto subindo na árvore. Inquérito: Aqui a árvore. Aqui dois lagarto subindo, um para cada lado, pro topo da árvore. Aqui onde eles subiram, as pedras do lado da árvore.

VIII Kan+ A

S12 Parece um pássaro. Inquérito: Aqui o rosto, aqui as asas. Mas ele inteiro, voando já. As asas abertas

Parece um morcego. Inquérito: Também vi inteiro. Um morcego voando. Os pezinhos, as asas, aquelas presas, ó, morcego tem umas presinhas.

IV V Kan+ Kan+ A A

S22 Parece dois pássaros. Inquérito: Aqui é um ninho, eles tavam se protegendo. E aqui era um galho. (e aqui é o que?) Aqui eles tavam voando

Parece dois animal andando. Inquérito: Porque parece que eles tão andando para um encontrar o outro. (porque acha que lembrou?) Por causa das pata e do rabo Parece um rio. Um rio, não, um lago. Inquérito: Por causa que tem um negócio de água aqui e aqui (meio) caindo água. (porque acha que lembrou?) Por causa que tá as linhas assim (contorna com dedo) e porque aqui parece que são as águas. (se fosse tudo preto, ia ver?) Não.

III VIII IX Kan- Kan+ kobC± A A Elem água

S24 Parece um pássaro. Uma ave. Um urubu. Inquérito: A boca dele abrindo, aberta aqui, as asas dele aberta, as pernas. Tipo ele voando.

V Kan+ A

S30 Piorou.Vou falar que é uma nuvem. Não tem nada pra falar. Inquérito: Ah, disformando ela, pra lá e pra lá. Só o que veio na mente. Tem vezes que as nuvens faz isso mesmo (abre os braços).

VII kobE± Frgm

S32 Dois seres brigando. Como se fosse um homem e uma mulher, dois homens, brigando. Parece mais um pinguim. Inquérito: Parece mais dois pinguins brigando. Eu falei 2 homens, duas mulher, mas parece mais 2 pinguim brigando. Brigando ou brincando. (brigando ou brincando?) Como se fosse a mão aqui e o pé. (brigando ou brincando?) Parecendo sombra colocando a mão assim. Aí olhando assim, parece o pé, junto, a mão junto, parece que tão brincando. (se fosse tudo preto?) Não. Se fosse tudo preto, não seria a mesma coisa não, porque aqui já destaca duas cabeças.

No grupo com assiduidade irregular, sete sujeitos apresentaram respostas com determinantes cinestésicos menores, sendo este o grupo com maior número de projeções cotadas como kan e kob (∑=15; 7kan+, 3kan-, 1kan±, 2kobC+, 1kobC±, 1kob±). Aqui, também predominaram as cinestesias animais de boa qualidade formal. Destacou-se ainda o aumento de respostas kob, fornecidas por quatro sujeitos (S5, S11, S33 e S34) nas pranchas VIII e IX. Pela frequência e pelo significado pulsional (Chabert, 2004), estes conteúdos relacionados a kob mereceram maior atenção:

S5 – “Parece uma flor. Uma flor”. Inquérito: “Uma flor, uma rosa. Parece uma flor abrindo.” (pr. VIII, kobC+, Pl)

S11 – “Essa daqui, senhora, tá parecendo uma cachoeira assim, dos lados umas folhas assim, deixar mais bonito. Umas rocha assim, senhora, dos lado, embaixo, para deixar bem mais bonito. Só isso”. Inquérito: “Aqui, tipo as folhas, as rochas, a cachoeira aqui no meio, a água vai caindo aqui embaixo. É, e a água vai caindo aqui no meio. Porque aqui tá meio azul, aí já dá mais ou menos, já vem na mente. ” (pr. IX, kob±, Elem: água) S33 – “O que é isso? Não sei, não sei...ah, uma planta, sei lá”. Inquérito: “Aqui tem o formato dela e tá abrindo igual uma planta. (se fosse tudo preto?) Aí não parecia. Não ia parecer com nada. É uma flor se abrindo.” (pr. IX, kobC+, Pl)

S34 – “Não sei, senhora. Vulcão?” Inquérito: “Só a parte de baixo por causa do fogo” (pr. VIII, kobC±, Elem: vulcão)

Observou-se que nenhuma das respostas apresentou valência destrutiva, privilegiando muito mais o simbolismo de uma fonte interna de excitação (S34: “vulcão”) e de transformação (S5 e S33: “flor abrindo”), indicativa da reatividade pulsional despertada pelas pranchas. A resposta de S11 constituiu a única de conotação mais passiva, onde o movimento provém de forças externas (cachoeira com rochas e folhas para “deixar mais bonito”). Segundo Rausch de Traubenberg (1970/1998), as respostas kob que trazem esta passividade denotam uma sensibilidade depressiva.

Tabela 31 – Cinestesias menores do grupo com assiduidade irregular

Suj Resposta Pr Det Cont

S2 Debaixo dele, tá saindo um dragão, uma cobra, sei lá, bicho. Inquérito: Parece um dragão. (como você vê?) Só a cabeça. Olho. Aqui a boca.

Parece que é um lagarto aqui. Inquérito: É fininho assim. Parece lagarto quando tá virando borboleta. IV VI Kan+ Kan+ Ad A

S5 Parece uma flor. Uma flor. Inquérito: Uma flor, uma rosa. A flor é tudo. (resposta global) (por que você acha que lembrou de flor?) Parece uma flor abrindo.

VIII kobC+ Pl

S11 Deixa eu ver...pode ser também, é...uma mosca. (ri). É isso daí, senhora. Inquérito: Também, V Kan+ A

senhora, por causa das asas dela, final dela. (porque acha que lembrou de mosca?) Porque é algo que voa, todos, né? Parece que ela tá voando.

Senhora, isso daqui parece dois lagarto subindo uma árvore, assim, ó. Uma floresta. (fica olhando). É (ri) (fica olhando) Só isso mesmo, senhora. Inquérito: Aqui parece as árvores, as folhas, os galhos, os dois subindo de lado. (por que floresta?) Porque eu já imaginei outras árvores aqui do lado, tudo. (se fosse tudo em preto, via?) Não, eu não ia ver isso aqui, não. E não ia parecer com árvore, não.

Essa daqui, senhora, tá parecendo uma cachoeira assim, dos lados umas folhas assim, deixar mais bonito. Umas rocha assim, senhora, dos lado, embaixo, para deixar bem mais bonito. Só isso. Inquérito: Aqui, tipo as folhas, as rochas (aponta o branco), a cachoeira aqui no meio, a água vai caindo aqui embaixo. (as rochas, aqui, no branco?) É, e a água vai caindo aqui no meio. (por que você acha que lembrou?) Porque aqui tá meio azul, aí já dá mais ou menos, já vem na mente. (se fosse em preto?) Não ia dá pra ver, nem perceber. Não ia vir nada na mente.

VIII IX Kan+ Kob± A Elem

S18 Sei lá o que é isso aqui, mano. Ah, isso aqui, eu não sei o que é isso aqui, não. Não sei explicar isso aqui não. Um gato com a boca aberta? Acho que é. Um gato com a boca aberta. Ele tá falando miau (ri). Inquérito: A orelha, o olho, a boca aberta e o narizinho. (se fosse preto?) É, mesma coisa, ia mudar só a cor.

II Kan+ Ad

S20 Pode ver outro? (não, um de cada vez). Parece um animal, bicho, sei lá. Uma coisa voando. Negócio de morcego, negócio de voar, de pegar, parece umas asas. Nossa, não tá fazendo sol mesmo (olhando pra janela). Morcego, asas, corpo, negócio, cabeça, um rabo, sei lá. É pra quebrar a cabeça mesmo! Inquérito: Aqui asa, corpo, aqui o negócio que morde pra comer. Rabo começando daqui. Formato das asas. Tá parecendo, né?

Tem que ter raciocínio. Tem que ter paciência esse negócio aqui. É psiquiatria, ná é? Parece um bichinho pequenininho, levando isso daqui. Inquérito: Dá pra ver um negócio que tá puxando, tá levando. Um negócio que faz assim, ó, tá parado...(tá levando o que?) Tá levando esse aqui ou já juntou, sei lá. (levando onde?) Daí, explicação, é complicado.

Dois lagarto aqui, senhora, subindo num negócio. Inquérito: Aqui, subindo numa árvore. Aqueles lagarto feião! Não tem, senhora. Pata da frente, as mãos. Os pés, não sei como falar.

I VI VIII Kan+ kan± kan+ A A A,Pl

S33 Essa aqui não tô sabendo. Deixa eu ver. Não dá nem pra saber o que é isso aqui. Pode chutar? Acho que é um mosquito. Inquérito: Porque aqui, pra mim, mosquito ou abelha. O corpo com mosquito. Se for dividir, é um mosquito. Parece dois insetos voando, dois mosquitos (entra o vermelho?) Entra, é as asas.

Deixa eu ver, deixa eu ver...sei não, não dá nem pra entender o que pensar o que parece. Não dá nem pra imaginar o que parece. Ah, vou chutar, uma larva saindo de um casulo, sei lá.

Inquérito: Aqui tem tipo um casulo, ela tá saindo de dentro. Como um caracol. Quando sair o que faz, descasca a pele dela e vira borboleta. (caracol?) O diferente dele é que ele é redondo, esse daqui não é, é tipo larva, larva vermelha, larva de fogo, sei lá (faz movimentos com as mãos)

O que é isso? Não sei, não sei...ah, uma planta, sei lá. Inquerito: Aqui tem o formato dela e tá abrindo igual uma planta. (se fosse tudo preto?) Aí não parecia. Não ia parecer com nada. É uma flor se abrindo.

III VI IX Kan- Kan- kobC+ A A Pl

S34 Sapo. Inquérito: (V) As pernas, o formato que ele tá tipo subindo, tipo pulando. Não sei, senhora. Vulcão? Inquérito: Só a parte de baixo por causa do fogo.

VII VIII Kan- kobC± A Elem (vulcão) Continuação

O grupo sem assiduidade, por sua vez, caracterizou-se pela quantidade de cinestesias menores de má qualidade perceptual (∑=11, 3kan+, 2kan-, 2kanC-, 1kob±,1kobC±, 1kpC-, 1kp-). As respostas foram registradas nos protocolos de sete sujeitos. Predominaram os conteúdos animais, não sendo uma tendência as respostas kob (fornecidas somente por dois sujeitos, ambas relacionadas ao conteúdo Elemento água), nem kp (apresentada por um único sujeito). A maior parte das cinestesias menores (6/11) ocorreu nas pranchas pastéis (quatro respostas na pr. IX, uma na pr. VIII e uma na pr. X), o que indicou, mais uma vez, o efeito desorganizador da cor e, possivelmente, das solicitações latentes das pranchas (Chabert, 2004).

Tabela 32 – Cinestesias menores do grupo sem assiduidade

Suj Resposta Pr Det Cont

S8 Um morcego (fica olhando para a prancha). (mais alguma coisa?) Não. Inquérito: Das duas formas (prancha na posição normal ou de cabeça para baixo). Pode tá com a asa baixa assim, ou pode tá voando.

V Kan+ A

S13 Uma cachoeira. Inquérito: A forma, o desenho, onde está. IX kob± Nat,

Elem (água) S14 Dois passarinhos inquérito: primeiramente, marca a folha de localização como se fosse um

percepto global. Com minha insistência para marcar onde estão os passarinhos, vê-se que não é G) Numa árvore. ( o que eles estão fazendo?) Tão pendurado, em cima da árvore, subindo. (se fosse tudo preto, ia ver?) Não

Aranhas. Inquérito: Duas aranhas no ninho de passarinho, de formiga. (porque no ninho de formiga?) Porque elas tavam enrolando assim, aí caíram no buraco. Aí as formigas tavam lutando para sobreviver. (se fosse tudo em preto, ia ver?) Não.

IX X KanC- KanC- A A

S28 Parece o diabo, esse bagulho! (ri) Só. Bichinho feio. Inquérito: Por causa dos olhos vermelhos. Tipo a boca saindo sangue.

Não parece com nada. (ri)Com uma manchinha preta. Parece uma mão saindo de dentro da fumaça, grudando uma bolinha. Inquérito: Parece mão, saindo da fumaça, segurando uma bolinha. II VI kpC- Kp- (Hd) Hd

S29 Um sapo! Sapo. Inquérito: As pernas dele. Como se tivesse pulando. Só. VII Kan- A

S31 (>) Parece um golfinho, pulando, com um gorila, na beira do rio. Inquérito: Golfinho pulando (laranja, fez o gesto), um pouco assim, a terra, o gorila (verde). Aqui é o rio, o rio faz assim (gesticula na mesa, fora da prancha, como se visse tudo em 3D) Ele (golfinho) tá pulando, só que aí refletiu com a quebra do sol. (aqui é reflexo?) É, daqui pra baixo é reflexo.

IX Kan- A

S36 Parece um pássaro. Parece um pássaro.. inquérito: Voando, parece um pássaro. Parece que tá voando, ah, sei lá, asa aberta.

Dois bicho. Parece. Inquérito: Aqui e aqui (aponta). (por que acha que lembrou?) Por causa do formato. Tipo subindo, pra se encontrar aqui, parece.

Aqui parece uma paisagem. Tipo um lugar, caindo água aqui. Inquérito: Parece um negócio caindo aqui, água. (parte do meio). (se fosse tudo preto, você acha que ia ver?) Não!

V VIII IX Kan+ Kan+ kobC± A A Paisag