• Nenhum resultado encontrado

4.3 Dados obtidos com o Método de Rorschach

4.3.2 Análise dos modos de apreensão

4.3.2.3 Respostas Dd

4.3.2.3.3 Relação com os conteúdos

No grupo com assiduidade regular (tabela 23), a maior parte das respostas Dd foi registrada nas pranchas X (seis respostas) e nas pranchas tricromáticas II e III (seis respostas ao todo). A primeira, de configuração dispersa, mostra-se bastante favorável à percepção em pequenas localizações. O mesmo não pode ser dito em relação às tricromáticas, de configuração bilateral. Segundo Rausch de Traubenberg (1970/1998), a presença de respostas Dd no início dos protocolos representa uma inversão brusca no modo de apreensão e possui um valor de mecanismo de defesa. É utilizada para evitar um efeito de choque e configura um meio de luta através do impedimento da representação do impulso na consciência. Sobre a prancha II, em especial, a autora (ibid) argumenta que a defesa psíquica visa à preservação da agressividade. Esta formulação teórica também é adotada por Emmanuelli e Azoulay (2008), para quem as pranchas II e III são propícias à reatividade pulsional. Por isso, pode-se pensar que a restrição do campo perceptivo por este grupo atende a sua necessidade de controle dos afetos, fortemente mobilizados por estas pranchas.

Observou-se a predominância de respostas de conteúdo animal (sete), seguidas de figuras humanas parciais (três) e anatomia (três), que fizeram pensar em certo grau

de ansiedade, já que Hd e Anat são fatores considerados no cálculo do índice de angústia. No discurso, constatou-se a tendência a enfatizar a idéia de ligação (vide expressões negritadas em metade dos protocolos), em representações que realçaram uma proximidade com o outro (S4: “que na natureza um depende do outro”, S22: “eles tão andando para um encontrar o outro”) ou, no extremo, a fusão (S4: “tipo uns animal junto”; S6: “Pra mim, essa parte de cima parece uma mão junto com a outra [inquérito]... por estar ligada, por ser exatamente a mesma imagem”; S15: “um coração [inquérito] que é dois. Um coração”; S24: “um monte de flor aqui”). Cumpre lembrar as solicitações latentes das pranchas onde apareceram tais respostas. A prancha II tende a evocar representações simbióticas, enquanto a prancha VIII privilegia imagens relativas ao contato com o mundo exterior e a prancha X favorece associações ligadas ao processo de separação-individuação (Chabert, 2004). Parece, assim, que o recorte mais pessoal no grupo com assiduidade regular favoreceu a expressão de necessidades de ligação/vinculação que os adolescentes não conseguiram simbolizar em representações relacionais explícitas (respostas K relacionais).

Outro elemento importante enfatizado no discurso dos sujeitos deste grupo referiu-se à imagem do rosto, que apareceu nos protocolos de S9, S12 e S32, particularmente na prancha X. Trata-se de uma imagem ora neutra, como na descrição de S9 (“Olho, sobrancelha, nariz, esse pinguinho aqui, só não esses dois, tem que tirar isso daqui, e o pescoço”) ora negativa (S12: “Um bicho com cara de bravo”; S32: “como se tivesse uma coisa tampando a boca, como se tivesse uma máscara”), sendo mais frequente sua associação a projeções de conotação persecutória (S12 e S32).

Tabela 23 - Conteúdos relacionados às respostas Dd do grupo com assiduidade regular

Suj Respostas Dd Pr. Det. Cont.

S4 - “Tipo uns animal junto”, inquérito: “Bico de um pato. Isso aqui parece boca de jacaré.”

- “peixes”

- “dois grilos. Tem uma ligação entre todos” inquérito: Porque é pequeno e é verde.(?) Porque tá junto aqui. Tá ligado com esse aqui que encosta no cavalo marinho. Grilo encosta no azul que encosta no cavalo marinho. (?) Que na natureza, um depende do outro.

V X X F+, F+ FC- FC+ Ad A A

S6 - “Pra mim, essa parte de cima parece uma mão junto com a outra. É o que parece. Já que não tem forma nenhuma.” Inquérito: “Por estar na parte superior, por estar ligada, por ser exatamente a mesma imagem.”

II F+ Hd

S9 -(V) “Um rosto.” Inquérito: “Olho (amarelo), sobrancelha (verde), nariz, esse

pinguinho aqui, só não esses dois, tem que tirar isso daqui, e o pescoço (preto).” X F+ Hd S12 - “Parece com as presas de um bicho. Tipo a face de um rosto assim. Isso. Não

sei que bicho. Parece bem uma coisa estranha.”

- “Olho aqui, nariz aqui. A boca, assim. Não um rosto, não, rosto de alguma coisa. Tipo uma caveira, um negócio assim. Porque lembra, né, o olho separado, não tem nada em volta. Só o nariz.”

- “(v) Parece uma árvore. No meio, esse laranja não deu pra entender, não. Mas parece um tronco, uma árvore.”

- “(v) Parece um rosto de um bicho.” Inquérito: “Uma parte da testa, bicho muito feio, o olho, nariz, a boca. Um bicho com cara de bravo. Menos os detalhes. De algum estranho, bicho feio. Aqueles rostos de desenho que aparece no fundo assim.” II III IX X F- F- CF- F- (Ad) Anat Pl (Ad)

S15 -“Um coração.” Inquérito: “Que é dois. Aqui, ó. (dois ou um?) Um coração.” II CF+ Anat S22 -“ Parece dois pássaros”. Inquérito: “Aqui é um ninho, eles tavam se protegendo.

E aqui era um galho. (e aqui é o que?) Aqui eles tavam voando.”

- “Parece dois animal andando”. Inquérito: “Porque parece que eles tão andando para um encontrar o outro. (porque acha que lembrou?) Por causa das pata e do rabo.” III VIII Kan- Kan+ A A

S24 -“ Parece um....como é que fala? Quando tira um raio x. Um corpo assim, um raio-x assim.” Inquérito: “Tem a mão aqui. Aqui parece os dois peito, a barriga. (o branco entra?) É. Porque eu vi assim, esses negócio assim (aponta o sombreado inferior do estímulo), parece esqueleto, uns osso.”

- “Tem várias coisas. Tem um monte de flor aqui”. Inquérito: “Os amarelo aqui, os laranja. Porque vi tipo aquele negócio verde, mato assim, na ponta a flor.”

III X FE- CF± Anat Pl

S32 - “Parece um rosto também.”. Inquérito: “Olhando assim, parece um rosto. Olhos (amarelo), nariz (laranja) e a boca (preto) como se tivesse uma coisa tampando a boca, como se tivesse uma máscara”.

X F+ Hd,

Masc

No grupo com assiduidade irregular (tabela 24), a maior parte dos perceptos Dd foi registrada na prancha X. Predominaram as figuras humanas (nove), destacando-se as representações parciais (seis), indicativas de sentimentos de angústia entre estes

adolescentes. Aqui, a análise do discurso permitiu identificar um modo mais distanciado, quase frio, de referir-se ao humano. Ao invés de “rosto” (resposta freqüente no grupo com assiduidade regular), percebeu-se o “formato de um rosto” (S20), a ênfase à cabeça (S2: “a cabeça de um corpo”) e a descrição objetiva do corpo humano (S21: “Intestino, por causa desse negócio aqui, aí vai, desce, aí vai pra cá”). Fugiu a esta tendência a resposta de S33. No entanto, a revelação deste sujeito sobre o surgimento do percepto (“chutei para ir mais rápido”) mostrou que certo distanciamento já estava ocorrendo na realização da tarefa, apesar (ou talvez justamente por isso) da delimitação perceptiva mais pessoal.

Tabela 24 - Conteúdos relacionados às respostas Dd do grupo com assiduidade irregular

Suj Respostas Dd Pr. Det. Cont.

S2 -“ Nossa! Parece duas mãos.” Inquérito: “Parece duas mão aberta”

- “Aqui duas cabeças. Duas cabeça” Inquérito: “Parece duas cabeça. Só a cabeça.” - “Dois cachorro, na ponta aqui, ó”. Inquérito: “Parece rotweiller”

- “as cabeças e as mãos, parece a cabeça de um corpo”. Inquérito: “Corpo tá de um, mas parece dois. Uma pessoa de duas cabeça”

-“(<) Em cima, aqui, parece duas mãos. De assim”. Inquérito: (gesticula para mostrar como viu).

- “Cabeça de jacaré” Inquérito: “Aqui os olhinhos, a boca bem pequenininha. Só a cabeça.”

-“ Parece que tem duas pessoas aqui pequenininha”. Inquérito: “Por causa da cabecinha. (como estão?) sentada.”

-“ Parece um filé de peixe de ponta cabeça”. Inquérito: “Filé de peixe não tem isso aqui (aponta as pontas da mancha). Só o peixe tem. (porque lembrou?) Lembra o formato dele, aqui no meio assim.”

-“ Um bicho com as mãos do leão, as pata do leão, um bicho estranho” Inquérito: “Os olhos, as patas, a boca. ( o branco entra?) Entra porque o branco que dá o formato da boca.”

-“ Parece um palhaço” Inquérito: “Cabelo, cabeça, os olhos e o nariz. O resto do rosto não dá pra ver por causa da mancha. (se fosse preto, daria pra ver?) Não.” -“ Parece dois bruxos”. Inquérito: “Aqueles boné de palha, de bruxo, assim grandão. (como eles estão?) Tão em pé, virado um de frente pro outro.”

-“ Parece um rosto aqui embaixo” Inquérito: “Olho, azul, a boca, o verde. (se fosse preto?) Não. (o branco ajuda a ver?) Ajuda a ver a boca”

- “Aqui parece um cara de ray-ban.” Inquérito: “É o mesmo aqui, ó. (o ray-ban, o que é?) o azul.” I I I I II II VI VI VIII IX IX X X F+ F+ F- F- F+ F+ F+ F+ F± CF- F- CF+ CF+ Hd Hd A (H) Hd Ad H Alim A Hd H Hd Hd

S20 -“(V) Tá parecendo uma máscara. Dois olhos, nariz, formato da boca, uma máscara, caricatura, negócio pra segurar. Aqui, certinho mesmo (me mostra). Uma caricatura. É formato de rosto, não é?” Inquérito: “Aqui os olhos (amarelo), a boca é esse aqui. ( o branco entra?) É. Aqui o nariz.”

X F+ Masc

S21 -“ Está mais parecido com o corpo humano.” Inquérito: Intestino (laranja). (porque

acha que lembrou?) por causa desse negócio aqui, aí vai, desce, aí vai pra cá.” X F- Anat S33 - “Aqui tá mais difícil que tem, heim? Deixa eu ver...uma flor, sei lá. Chutei.”

Inquérito: “eu chutei mesmo, pra ir mais rápido. Mas não parece. Deixa eu ver o que parece. (V) Vai parecer uma rosa, porque tem o pezinho dela aqui. Parece uma rosa, mas ela devia se fosse tipo assim, fechando aqui, parecia uma rosa. Parece um pouco.”

X F+ Pl

No grupo sem assiduidade (tabela 25), a prancha X também foi aquela onde se registraram mais respostas Dd. A maior parte dos conteúdos consistiu em representações animais (cinco), o que denotou um empobrecimento das associações.

Destacou-se a presença da atuação motora por quatro dos cinco adolescentes que realizaram este tipo de recorte, dado o giro da prancha (S7, S8 e S13) e o movimento automático de delimitação na folha de localização (S14). O movimento de inversão da prancha pode ser interpretado como uma forma de oposição, o que faz pensar na dificuldade destes sujeitos de expressarem sua resistência de outra forma que não seja motora. Roman (2009) descreve o investimento da motricidade como um tipo de estratégia defensiva, esclarecendo que o agir substitui o pensar, comprometendo o trabalho de simbolização. O caso de S14 ilustra bem este argumento do autor (ibid), já que a tarefa de localização do percepto tornou-se uma tentativa de descarga da ansiedade.

Em nível discursivo, observou-se o surgimento de expressões aparentemente hesitantes/inseguras, mas que determinaram o fim do inquérito, evitando o trabalho de pensamento incentivado pelas perguntas da examinadora (S8: “pode ser que sim, pode ser que não”; S13: “não sei, nem eu sei te falar”; S17: “não sei responder”).

Tabela 25 - Conteúdos relacionados às respostas Dd do grupo sem assiduidade

Suj Respostas Dd Prancha Det. Cont.

S7 (V) “Parece aquela foca lá, leão-marinho.” Inquérito: “Essa barbinha aqui. E aqui, tipo aquelas nadadeira”

“E dois cavalo-marinho”. Inquérito: “Por causa do rosto dele, aqui. o resto é o corpo.”

“Aqui parece um pássaro. Só”. Inquérito: “Um gavião, coisa assim”. X X X FE- F+ F- A A A

S8 “Não faço idéia. (ri) Lembro de uma ponto.40 que eu peguei. (o que é ponto quarente?) uma arma. Tem lógica. (manuseia a prancha, vira). Só.” Inquérito: “Essa parte aqui que puxa para engatilhar.” “(V) Duas árvores e o pôr-do-sol (tom de pergunta, hesitante).” Inquérito: “A árvore (aponta parte verde da prancha) e o pôr-do-sol (aponta parte laranja) (se fosse em preto, você acha que ia ver?) Pode ser que sim, pode ser que não.”

I X F- CF± Obj Pl, Nat

S13 (V) “Um tigre, dois tigres, quer dizer, com as montanhas, com um rio. Só.” Inquérito: “Parece dois macaco (explica que parece macaco na folha de localização) Tipo uma cachoeira. (porque você acha que lembrou?) Aparência mesmo. (se fosse tudo preto, acha que ia ver? ) Dependendo da forma....”

“Um rio com uma...árvore.” Inquérito: “Não sei, nem eu sei te falar”. VIII X F+ F- A, Nat, Elem Nat

S14 “Dois passarinhos.” Inquérito: (marca automaticamente a folha de localização como se fosse um percepto global. Com minha insistência para marcar onde estão os passarinhos, vê-se que não é G) Numa árvore. ( o que eles estão fazendo?) Tão pendurado, em cima da árvore, subindo.

IX KanC- A

S17 “Pra mim, aqui você tá seguindo um caminho. Uma porta.” Inquérito: “Duas coisas que tá repartido, um caminho e outro. (caminho do que?) Não sei. (porque acha que lembrou de caminho?) Porque pra mim parece um caminho, de você andar. (a porta tem a ver com o caminho?) Tem o mesmo sentido. (mesmo sentido? Como assim?) Não sei responder.”

X F- Obj