• Nenhum resultado encontrado

Diferenças entre o PowerPlay e o IBM Cognos Analysis Studio

No documento Versão Guia de migração e administração (páginas 116-119)

Esta seção descreve as diferenças quando os relatórios web ou do cliente do IBM®Cognos®Series 7

PowerPlay®são migrados para o Analysis Studio. Posição das categorias calculadas

Se um relatório contiver categorias calculadas, a posição relativa das linhas ou colunas que mostram as categorias calculadas pode ser diferente entre o PowerPlay e o Analysis Studio. Essa diferença de formatação não afeta os dados.

Gráficos de dados de resumo

O Analysis Studio não mostra valores de resumo em gráficos. Se o relatório original do PowerPlay incluía gráficos que mostravam valores de resumo, esse nível de detalhe não aparecerá nos gráficos do Analysis Studio.

Formato de exibição padrão para gráficos de barras

No PowerPlay, um gráfico de barras simples pode combinar os componentes de um resumo em uma barra. O Analysis Studio sempre mostra uma barra para cada componente do resumo.

Formato de exibição padrão para gráficos setoriais

No PowerPlay, um gráfico setorial pode combinar os componentes de um resumo em um gráfico. O Analysis Studio sempre mostra um gráfico separado para cada componente do resumo. Se não houver dados para um componente do resumo, um gráfico setorial vazio é incluído nesse componente. Além disso, os títulos de eixos definidos nos gráficos setoriais do PowerPlay não são migrados.

Relatórios com medidas calculadas

No PowerPlay, um relatório pode mostrar somente colunas calculadas, com as medidas usadas pelos cálculos ocultas. No Analysis Studio, o relatório deve mostrar pelo menos uma medida(p. 117 ). Se o relatório PowerPlay original mostrar somente medidas calculadas, uma medida irá aparecer no mesmo eixo que o cálculo no relatório do Analysis Studio. Se não houver medidas visíveis, ocultas ou excluídas depois da criação do cálculo, o cálculo não é migrado e uma mensagem de aviso é exibida no arquivo de log dizendo que um cálculo de medida órfão não foi migrado.

Cálculos em níveis aninhados na mesma dimensão

Se um relatório PowerPlay incluir uma coluna calculada em um nível aninhado na mesma dimensão, a coluna não é migrada para o Analysis Studio. Por exemplo, um relatório PowerPlay contém Anos nas linhas e Trimestres como linhas aninhadas. O cálculo 2006 Q1 + 2006 Q2 é inserido como uma linha aninhada para 2006. Depois da migração para o Analysis Studio, esse cálculo não aparece no relatório.

Dica: É possível adicionar manualmente esse cálculo ao Analysis Studio. Exibição padrão no Analysis Studio

É possível alterar a exibição padrão para uma análise clicando nas propriedades de configuração de pacote. Isso permite a criação de uma visualização padrão semelhante ao PowerPlay, na qual a ordem das dimensões e medidas determina as linhas, colunas e medidas padrão no momento da abertura do cubo.

Para obter mais informações sobre administração de pacotes, consulte o Guia de administração e

segurança do IBM Cognos. Níveis filho ocultos

Em relatórios do PowerPlay, quando todos os níveis filho de um nível pai estiverem ocultos, o nível pai também estará. O nível pai aparece em relatórios migrados para o Analysis Studio. Por exemplo, um relatório do PowerPlay contém os níveis Produtos e Proteção ar livre. Produtos é o pai de Proteção ar livre. Se Proteção ar livre e todos os níveis filho forem ocultados, não será exibido nenhum dado em Produtos nem em Proteção ar livre. Se esse relatório for migrado para o Analysis Studio, Produtos será exibido.

Medidas ocultas

Em relatórios do PowerPlay, é possível ocultar medidas. O Analysis Studio não suporta ocultação de medidas.

Medidas e dimensões aninhadas juntamente no mesmo eixo

Em relatórios do PowerPlay, é possível aninhar medidas e dimensões em um eixo. O Analysis Studio não suporta o aninhamento de itens sob uma medida. Quando migrado para o Analysis Studio, o seguinte ocorrerá:

● Se houver múltiplas medidas no mesmo eixo, as medidas externas serão removidas.

● Se o eixo ainda contiver itens aninhados e a medida remanescente não for a mais baixa ou estiver no nível mais interno, ela é movida para o nível mais baixo.

Executando drill down em cálculos

No PowerPlay, é possível executar drill down em uma categoria que seja um cálculo até que seja o único objeto em exibição. O Analysis Studio não suporta esse tipo de estrutura para cálculos. Quando for migrado para o Analysis Studio, o nível seguinte aparece como se tivesse sido executado drill up antes.

Dica: se deseja evitar esse comportamento, migre o relatório para o IBM Cognos Report Studio em

vez do Analysis Studio.

Cálculos em subconjuntos paternos

No PowerPlay, é possível definir cálculos no nível mais baixo de um subconjunto paternal de dois níveis. O Analysis Studio não suporta cálculos no nível mais baixo. Por exemplo, se for definido um subconjunto paternal como os próximos dois níveis de Anos/2006. o primeiro nível Trimestres

e o segundo nível Meses ficarão abaixo. Se for definido um cálculo que soma dois dos meses juntos, esse cálculo não é migrado.

Cubos protegidos

Quando um cubo protegido for utilizado na fonte de dados, os relatórios migrados para o Analysis Studio não mostram os mesmos resultados que os relatórios do PowerPlay se não se tiver acesso aos dados do relatório. Nestes casos, o PowerPlay substitui os dados que não podem ser acessados. O Analysis Studio não substitui dados em falta. Como resultado, os relatórios migrados podem não conter alguns dados ou os relatórios podem não ser executados se os dados que faltam produzirem especificações de relatório inválidas.

Medidas e unidades monetárias

Relatórios com várias medidas que tenham a mesma unidade monetária ou unidades diferentes são migradas para o Analysis Studio sem a configuração de uma unidade monetária específica ou a unidade monetária da medida padrão é utilizada.

Capítulo 7: Configuração das amostras do IBM

Cognos PowerPlay

Após instalar as amostras do CD do IBM®Cognos®Business Intelligence, use a lista de verificação

a seguir para guiá-lo pelas tarefas de configuração das amostras.

❑ Crie uma conexão de fonte de dados para o PowerCube de amostra.

❑ Importe os relatórios de amostra.

❑ Configure PowerCubes e relatórios para exemplos de drill-through e migração.

Criação de uma conexão de fonte de dados para o PowerCube

No documento Versão Guia de migração e administração (páginas 116-119)