• Nenhum resultado encontrado

Mapeamentos de formatação de relatório

No documento Versão Guia de migração e administração (páginas 106-109)

A formatação do relatório não está disponível no IBM®Cognos®Analysis Studio. Para preservar

a formatação do relatório, especifique o IBM Cognos Report Studio como o aplicativo de destino. O Report Studio suporta muitos dos formatos de relatório usados no IBM Cognos Series 7 PowerPlay®e também fornece muitas outras opções de formatação. O arquivo de log de migração

inclui informações sobre qualquer alteração ou erro na formatação de relatórios.

Os valores padrão do PowerPlay não são migrados para o IBM Cognos Business Intelligence. Em vez disso, os valores padrão do PowerPlay são substituídos por valores padrão do IBM Cognos BI em relatórios migrados. Se desejar migrar um valor padrão do PowerPlay, aplique o valor padrão ao objeto que deseja no relatório antes da migração. Por exemplo, se migrar um relatório que contém valores monetários, o formato monetário padrão não é migrado. Se desejar que os valores do relatório migrado tenham o formato monetário padrão, aplique o formato monetário aos valores no relatório do PowerPlay.

Dica: Também é possível configurar valores padrão no IBM Cognos BI. Conseqüentemente, é

possível especificar os mesmos valores padrão do IBM Cognos BI que existem no PowerPlay.

Fontes e cores

Informações de fontes e cores não são migradas para o Analysis Studio.

Nomes extensos e curtos

Somente nomes extensos são migrados para o Report Studio e para o Analysis Studio.

Títulos, cabeçalhos e rodapés

O Report Studio suporta a maioria dos formatos de título, cabeçalho e rodapés, incluindo opções de fonte, alinhamento e cores. Se o Analysis Studio for o aplicativo de destino, os títulos aparecem em texto simples e outras formatações são removidas.

Sempre que possível, o processamento de migração mapeia uma variável para uma expressão equivalente de relatório do Report Studio.

No PowerPlay, um relatório pode ter somente um cubo associado a ele por vez. No IBM Cognos BI, um relatório pode fazer referência a vários pacotes. Como resultado, algumas expressões de relatório possuem um parâmetro chamado de dimensão. Nessas expressões, o processamento de migração toma uma das dimensões que não são de medidas consultadas no IBM Cognos BI como parâmetro da dimensão.

Expressão de relatório do Report Studio Variável PowerPlay ReportName() nome de arquivo de relatório ReportSaveDate() data do arquivo de relatório AsOfTime() hora do arquivo de relatório ModelPath() Nome do arquivo MDC timestamp2date(CubeDataUpdatedOn(dimension)) Data do

arquivo MDC No PowerPlay, a data e a hora do arquivo de MDC podem ter formatos diferentes como m/d/aaaa, dd-mmm-aa, h:mm:ss e hh:mm:ss. No IBM Cognos BI, o formato padrão para data é Set 30, 2004 e para hora é HH:MM:SS.FFFFFFF. Se usar um formato diferente do padrão ao migrar essa variável, será notificado que o formato específico talvez não seja migrado e que o formato padrão do IBM Cognos BI será usado.

substring(timestamp2string(CubeDataUpdatedOn(dimension)), 11,-1) Hora do

arquivo MDC No PowerPlay, a data e a hora do arquivo de MDC podem ter formatos diferentes como m/d/aaaa, dd-mmm-aa, h:mm:ss e hh:mm:ss. No IBM Cognos BI, o formato padrão para data é Set 30, 2004 e para hora é HH:MM:SS.FFFFFFF. Se usar um formato diferente do padrão ao migrar essa variável, será notificado que o formato específico talvez não seja migrado e que o formato padrão do IBM Cognos BI será usado.

CubeDescription(dimension) Descrição do

MDC

CubeDefaultMeasure(dimension) medida padrão

atual No PowerPlay, a variável de medida padrão atual retorna a medida padrão atual do relatório crosstab. No IBM Cognos BI, a expressãoCubeDefaultMeasure(dimension)retorna a medida

padrão do cubo. Conseqüentemente, os resultados do IBM Cognos BI podem ser diferentes. Nesses casos, uma mensagem de aviso é gerada no arquivo de log.

Current Period(dimension) período

Expressão de relatório do Report Studio Variável PowerPlay RowNumber() linha padrão atual

não há expressões de relatório equivalentes coluna padrão

atual

não há expressões de relatório equivalentes camada

padrão atual

migrado como texto nome de

usuário

migrado como texto nome da empresa Today() data atual Now() hora atual PageNumber() números de página

não há expressões de relatório equivalentes referência de

exibição de camada

não há expressões de relatório equivalentes referência de

camada de relatório

não há expressões de relatório equivalentes linha da

dimensão

não há expressões de relatório equivalentes dimensões

individuais

Se uma variável não for migrada, quando o relatório for aberto, ele pode incluir texto que indica que um objeto de título, cabeçalho ou rodapé não foi migrado.

Imagens (vinculadas ou incorporadas)

Como há diferenças entre aplicativos de origem e de destino, as imagens não são migradas. O Report Studio suporta a utilização de imagens em relatórios. É possível adicionar imagens ao relatório migrado no Report Studio.

O Analysis Studio não suporta a utilização de imagens em relatórios.

Padrões de segundo plano

O Analysis Studio não suporta padrões de segundo plano. O Report Studio suporta somente padrões de segundo plano sólidos. Todos os padrões são migrados para cores sólidas de segundo plano. Se um padrão de segundo e de primeiro plano forem especificados, o de segundo plano é migrado como a cor de segundo plano. Se somente um padrão de segundo ou de primeiro plano for especificado, o padrão é migrado como a cor de segundo plano.

Tamanhos de linhas e colunas

Como há diferenças entre os aplicativos de origem e de destino, tamanhos específicos de linhas e colunas não são migrados. Se necessário, é possível ajustar tamanhos de linha e coluna nos aplicativos de destino depois da migração.

Opções de exibição do cliente PowerPlay

As opções de exibição disponíveis nas guias Formato, Opções de exibição e Geral do cliente PowerPlay não são migradas. Isso inclui configurações de opções de resumo, opções de linhas de grade e quebra de palavra.

Valores que faltam

No PowerPlay, pode-se especificar 'na', 0 ou um valor padrão para valores que faltam, sendo que o valor padrão pode ser definido para 'na' ou 0. Em relatórios migrados que utilizam o valor padrão para valores que faltam, somente 0 é utilizado.

Dica: No Report Studio, é possível especificar os caracteres usados para valores ausentes na

propriedade Caracteres do Valor Inexistente na caixa de diálogo Formatos de Dados Padrão.

No documento Versão Guia de migração e administração (páginas 106-109)