• Nenhum resultado encontrado

Noções sobre o acesso de drill-through no IBM Cognos B

O acesso drill-through ajuda na construção de aplicativos business intelligence maiores que um simples relatório. Aplicativos de drill-through são uma rede de relatórios e pacotes vinculados pelos quais os usuários podem navegar, retendo seu contexto e foco, para explorar e analisar as

informações.

Para obter mais informações sobre o acesso drill-through no IBM®Cognos®Business Intelligence,

incluindo exemplos de diferentes cenários de drill-through, procedimentos para a configuração do acesso drill-through e orientação para a depuração de uma definição de drill-through, consulte o

O que é preciso saber

Para que um link drill-through funcione, é necessário saber:

● qual será o relatório ou objeto de origem

● qual será o relatório ou objeto de destino

● como os dados se relacionam nos pacotes que contêm esses objetos

Dependendo dos dados subjacentes, é possível criar uma definição de drill-through e fazer com que o IBM Cognos BI correlacione os dados (drill-through dinâmico) ou crie parâmetros no relatório ou pacote de destino (drill-through parametrizado). O PowerPlay®oferece suporte

para o acesso ao drill-through dinâmico.

● se o relatório de destino será executado ou aberto

O destino do acesso drill-through geralmente é uma definição de um relatório salvo. O relatório pode ser criado no Report Studio, Query Studio, PowerPlay Studio ou Analysis Studio. O destino do acesso drill-through também pode ser um pacote que contenha um PowerCube. Nesse caso, será criada uma exibição padrão do PowerCube.

● se os usuários do link de drill-through no relatório de origem têm as permissões apropriadas para visualizar ou executar o relatório de destino

● se o destino estiver sendo executado, em que formato ele é executado e com quais filtros ele será executado

Se não desejar executar o relatório de destino sob solicitação, poderá criar um link para um indicador de favorito na saída salva. Para obter mais informações, consulte o Guia de administração e

segurança do IBM Cognos BI. Origens e destinos

No IBM Cognos BI, há muitas combinações diferentes de origem e destino. Por exemplo: é possível fazer drill-through

● entre relatórios criados em pacotes diferentes em oposição a tipos de fontes de dados diferentes, como a partir de análises em oposição a um cubo para um relatório detalhado em oposição a uma fonte de dados relacional.

● a partir de um relatório existente para outro relatório utilizando o Report Studio.

● entre relatórios do Cognos Viewer criados no Report Studio, Query Studio, PowerPlay Studio e Analysis Studio.

● a partir de cubos do IBM Cognos PowerPlay Web para relatórios do IBM Cognos BI.

● do Metric Studio a outros relatórios do IBM Cognos BI transmitindo parâmetros que usam URLs.

Comportamento do drill-through do IBM Cognos Series 7 e do IBM Cognos BI

No IBM Cognos BI, é possível configurar o acesso drill-through de maneira muito semelhante ao IBM Cognos Series 7, utilizando definições dinâmicas de drill-through em que os itens de dados são correspondentes. Também é possível definir parâmetros no objeto de destino para controlar rigorosamente os links de drill-through. Em ambos os casos, os dados devem ser adequados e os valores transmitidos devem ser exclusivos. Os valores não correspondentes são descartados. Para obter mais informações sobre a configuração de links de drill-through no IBM Cognos BI, consulte o Guia de administração e segurança do IBM Cognos BI. A lista a seguir mostra algumas pequenas diferenças:

● Criação de definições de drill-through.

No IBM Cognos Series 7, as definições de drill-through são criadas no PowerCube e ativadas pelo administrador. No IBM Cognos BI PowerPlay, as definições de drill-through são criadas no pacote com base em uma fonte de dados do PowerCube, ou qualquer outra fonte de dados, ou em um relatório do Report Studio.

● Restrição de acesso.

No IBM Cognos Series 7, a utilização dos links de drill-through é definida no PowerCube pelo administrador. É possível continuar a desativar ou ativar o drill-through para fontes de dados do PowerCube utilizando as configurações da ferramenta de administração do PowerPlay. No Cognos BI, o proprietário ou administrador de um objeto pode definir se ele ficará disponível para utilização como uma origem ou destino de drill-through. Para obter mais informações, consulte o Guia do usuário do respectivo studio.

Também é possível ocultar um objeto, por exemplo, para que ele fique visível apenas como destino de drill-through. Assim como no IBM Cognos Series 7, também é possível determinar o escopo de uma definição de drill-through para uma medida ou dimensão na origem.

● Configuração de parâmetros para destinos de drill-through.

No IBM Cognos Series 7, é possível definir o destino de um link de drill-through. Quando o drill-through é realizado no destino, o sistema corresponde os itens do contexto da origem aos itens disponíveis no destino e utiliza qualquer correspondência para filtrar o destino. Esse tipo de drill-through também está disponível no IBM Cognos BI (acesso de drill-through dinâmico). No Cognos BI, também é possível definir parâmetros no objeto de destino e definir como estes se conectam aos metadados do objeto de origem para ter mais controle sobre o link de drill- through (acesso de drill-through parametrizado).

● Seleções múltiplas.

No IBM Cognos Series 7, é possível selecionar múltiplas categorias a partir de uma ou mais dimensões e utilizá-las para fazer drill-through em um objeto de destino. No PowerPlay Studio, isso só é possível com definições de drill-through parametrizadas.

● Disponibilidade de destinos de drill-through.

No IBM Cognos Series 7, o ícone de drill-through ficará desativado se não houver nenhuma definição de drill-through. No IBM Cognos BI, o ícone de drill-through ficará habilitado a menos que o acesso a drill-through tenha sido desativado pelo administrador ou pelo proprietário do objeto de destino.

● Depuração de acesso do drill-through.

No IBM Cognos Series 7, o assistente de drill-through ajuda administradores e autores de drill- through a criar destinos válidos a partir do PowerPlay para relatórios do IBM Cognos ReportNet ou do IBM Cognos BI. No IBM Cognos BI, o assistente de drill-through não é necessário para definir o relatório de destino. Entretanto, é possível utilizar um recurso de depuração para obter informações sobre os valores que estão sendo transmitidos e sobre as informações mapeadas entre a origem e o destino. O administrador do IBM Cognos BI pode definir permissões para esse recurso.

Definições de drill-through

As definições de drill-through podem estar no pacote de origem, no relatório de origem do Report Studio ou em um PowerCube migrado do IBM Cognos Series 7. Considere o uso do IBM Cognos BI para as aplicações novas de drill-through, para permitir o uso de acesso de drill-through parametrizado para aumentar o controle, criar definições de drill-through que não necessitam da construção de PowerCubes, entre outros.

As definições de drill-through do PowerCube são gerenciadas na guia PowerPlay do IBM Cognos Administration. Para obter mais informações, consulte o Guia de migração e administração do IBM Cognos PowerPlay e o IBM Cognos Transformer User Guide.

Se o link de drill-through for definido no IBM Cognos BI, uma definição de drill-through deverá ser associada ao relatório ou pacote de origem e pode ter parâmetros mapeados de uma origem para um destino (drill-through parametrizado). O autor do Report Studio pode criar definições de drill-through nos relatórios. Os usuários do IBM Cognos BI podem criar definições de drill-through em um pacote no IBM Cognos Connection (Iniciar, Definições de drill-through) que estará disponível para qualquer relatório do pacote.

Os parâmetros são definidos no relatório de destino quando se desejar controlar a filtragem do item de destino. Quando um mapeamento de parâmetro existe na definição de drill-through, o valor do item de dados não é utilizado para mapeamento. Por exemplo: se houver um valor em Linha de produto e Tipo de linha de produto, os metadados de Linha de produto poderão ser mapeados na origem para um parâmetro criado no destino. Além disso, o escopo poderá ser definido para que os relatórios de destino sejam exibidos apenas em pontos predefinidos. Para obter mais informações, consulte o Guia do usuário do Report Studio ou o Guia de administração e segurança do IBM Cognos BI.