• Nenhum resultado encontrado

Migração do conteúdo para o IBM Cognos PowerPlay

Com o IBM®Cognos®Migration Assistant, é possível migrar conteúdo do IBM Cognos Series 7

PowerPlay publicado no IBM Cognos Connection ou no IBM Cognos Series 7 Upfront, ou conteúdo do IBM Cognos Series 7 PowerPlay®Enterprise Server.

Ao usar o Migration Assistant, é possível usar alguns dos seguintes recursos do IBM Cognos Business Intelligence:

● Programação

Quando a migração é iniciada, é possível escolher por executá-la imediatamente ou programar sua execução para um momento mais conveniente, como durante horas de baixa utilização. Quando uma migração é programada, pode-se selecionar uma prioridade de execução de 1 a 5. Uma migração com prioridade 1 é executada antes de uma com prioridade 5. Se mais de uma migração tiver a mesma prioridade, as migrações serão executadas na mesma ordem em que foram enviadas. O valor padrão é 3.Os usuários devem ter permissões adequadas para modificar prioridades de programação.

● Log

Arquivos de log podem ajudar a solucionar problemas registrando as atividades que são realizadas quando há migração de conteúdo. As operações que o serviço de migração realiza são registradas no arquivo cogserver.log ou no banco de dados de log configurado no ambiente do IBM Cognos BI. Para obter os melhores resultados, monitore esses logs regularmente e mantenha as pastas nas quais eles são criados. Por exemplo, se estiver migrando muitos relatórios, o tamanho dos arquivos de log pode crescer rapidamente.

Para obter mais informações sobre registros de log, consulte"Solução de problemas" (p. 153 ).

● Histórico de execução

O IBM Cognos BI mantém um histórico de tarefas, como migrações. O histórico de execução inclui informações como a hora da solicitação, hora de início, hora de conclusão e se a migração foi executada com êxito. Pode-se procurar no histórico de execuções por uma tarefa para ver os erros ou mensagens de aviso relacionadas a ela.

Para migrar conteúdo do IBM Cognos Connection, certifique-se de que os componentes da migração estejam instalados na mesma instância do IBM Cognos BI da qual deseja migrar. Não é possível migrar conteúdo de outra instância do IBM Cognos BI.

Também é necessário se certificar de que todos os usuários que executarão uma migração têm as capacidades necessárias. Para obter mais informações, consulte"Permissão para que usuários executem tarefas de migração" (p. 40 ).

Para obter os melhores resultados, não remova cubos e relatórios do ambiente do IBM Cognos Series 7 até que a migração tenha sido concluída(p. 83 ).

Observação: Se uma tarefa de migração for executada e depois outra tarefa de execução utilizar o

mesmo local de destino, qualquer conteúdo que já tenha sido migrado será substituído. Os objetos que serão substituídos incluem relatórios, cubos, configurações de servidor, fontes de dados e pastas. Se as configurações do IBM Cognos BI foram alteradas depois da migração do conteúdo, a tarefa de migração substituirá as configurações pelas configurações originais. Por exemplo, o conteúdo é migrado de uma pasta no PowerPlay Enterprise Server. Depois de migrar, utiliza-se o IBM Cognos Administration para modificar alguma configuração de cubo, relatório ou pasta para o conteúdo migrado. Se o conteúdo for migrado dessa pasta no PowerPlay Enterprise Server novamente, as configurações originais substituirão as configurações que foram alteradas no IBM Cognos BI para o conteúdo daquela pasta. As configurações de relatório e cubo só serão substituídas se o mesmo relatório ou cubo for migrado novamente. Configurações de pasta são substituídas se qualquer conteúdo for migrado para a pasta no IBM Cognos BI.

Etapas para criar uma tarefa de migração

1. No IBM Cognos Administration, na guia Configuração, clique em Administração de Conteúdo.

2. Na barra de ferramentas, clique no botão Nova migração ..

3. Na caixa Nome, digite um nome para a tarefa de migração.

Opcionalmente, pode ser inserida uma Descrição e uma Dica de tela.

Se não desejar utilizar a pasta de destino exibida em Localização para salvar a tarefa de migração, clique em Selecione outra pasta e clique em Nova Pasta para criar uma nova localização.

Etapas para especificar a origem da migração

1. Na página Especificar um servidor de migração do Series 7, digite o nome do servidor do IBM Cognos Series 7 no qual os componentes de migração do IBM Cognos Series 7 estão instalados e o número da porta que o serviço de migração do IBM Cognos Series 7 utiliza. O padrão é 21.567.

O nome do servidor do IBM Cognos Series 7 especificado não precisa corresponder exatamente aos nomes de servidor especificados no IBM Cognos Series 7 Configuration Manager. Os nomes devem direcionar somente para o mesmo endereço IP para que sejam considerados como o mesmo computador.

Dica: a entrada no arquivo migs7service_configuration.xml localizado na pasta s7_location\migs7

2. Na página Selecionar uma fonte de migração, escolha a fonte na lista suspensa Migrar o conteúdo

do PowerPlay de.

Selecione IBM Cognos Connection para migrar conteúdo do IBM Cognos Series 7 PowerPlay que foi publicado no IBM Cognos Connection.

Selecione Upfront para migrar conteúdo do Upfront, inclusive conteúdo do Upfront e conteúdo publicado do PowerPlay.

Selecione PowerPlay Enterprise Server para migrar o conteúdo do PowerPlay Enterprise Server.

Para o nome de usuário e a senha, digite credenciais válidas para o servidor de origem. Para migrar conteúdo do Upfront ou do PowerPlay Enterprise Server, o nome de usuário selecionado deve ser um membro da classe de usuário raiz.

Etapas para selecionar as opções de migração

1. Em Fontes de relatórios em PDF do IBM Cognos Series 7 PowerPlay, escolha como deseja migrar as fontes para PDF de relatórios do Series 7 PowerPlay.

Essa opção controla como a opção de geração de arquivos leves em formato PDF é migrada.

● Se a origem de migração for o PowerPlay Enterprise Server e você desejar migrar as configurações de relatório em PDF do Series 7 PowerPlay para o IBM Cognos PowerPlay como estão, clique em Manter as definições de fontes dos PDFs da Series 7.

Observação: Se o relatório de origem tiver a opção de geração de arquivos leves em formato

PDF ativada e a configuração de layout PDF for Layout do cliente,o relatório pode não ser processado corretamente no IBM Cognos BI. A fonte AndaleWT usada nos relatórios do PowerPlay não é uma fonte padrão do sistema operacional Microsoft®Windows®. Para

evitar esse problema, inclua fontes em relatórios migrados.

Se o IBM Cognos Connection for a origem da migração, a opção Geração de arquivos PDF do Lightweight não será migrada quando for herdada em vez de ser explicitamente definida. Para obter mais informações, consulte"Definição de geração de arquivos PDF leves não migrados" (p. 166 ).

● Para desativar a opção de geração de arquivos leves em formato PDF no IBM Cognos PowerPlay, clique em Incluir fontes.

As fontes são incorporadas aos relatórios e serão processadas corretamente no PDF. Note que as fontes incluídas irão aumentar o tamanho do relatório.

● Para ativar a opção de geração de arquivos leves em formato PDF no IBM Cognos PowerPlay, clique em Excluir fontes.

As fontes não são incorporadas na saída em PDF dos relatórios. A saída em PDF pode não ser exibida corretamente se o computador usado para a exibição do PDF não possuir as fontes necessárias instaladas.

Algumas opções estão disponíveis somente quando o namespace do IBM Cognos Series 7 está definido no IBM Cognos BI.

Observação: Se estiver migrando para a versão de 64 bits do IBM Cognos BI, não será possível

migrar informações de segurança porque os namespaces do IBM Cognos Series 7 não são compatíveis com o IBM Cognos BI de 64 bits.

Em Cubos seguros do PowerPlay do namespace do IBM Cognos Series 7, escolha como deseja migrar os cubos protegidos.

Para migrar cubos protegidos somente se o namespace do cubo para cada cubo estiver definido no IBM Cognos BI, clique em Migrar para a fonte de dados e restringir o método

de autenticação para namespace de origem. Para cada cubo migrado, a conexão da fonte

de dados para o pacote é criada com a opção de signon definida para restringir a autenticação do PowerCube para o namespace.

Para migrar todos os cubos protegidos, clique em Migrar para a fonte de dados e definir

o método de autenticação para todos os namespaces aplicáveis. Para cada cubo migrado,

a conexão da fonte de dados para o pacote é criada com a opção de signon definida para autenticar todos os namespaces aplicáveis. Após a migração, talvez seja necessário configurar as informações de segurança no IBM Cognos BI para tornar os pacotes utilizáveis.

Em NewsBoxes pessoais do Upfront, escolha onde deseja migrar as NewsBoxes pessoais ao migrar o conteúdo Upfront.

Para migrar o conteúdo das NewsBoxes pessoais para a pasta Minhas pastas de cada usuário, clique em Migrar para Minhas pastas do IBM Cognos.

Para migrar o conteúdo das NewsBoxes pessoais para a Pasta pública, clique em Migrar

para a pasta pública do IBM Cognos. O conteúdo herdará as definições de permissão do

IBM Cognos BI da pasta pai.

Se não quiser migrar o conteúdo das NewsBoxes pessoais, clique em Não houve migração. As NewsBoxes pessoais não estarão visíveis quando o conteúdo que deseja migrar for selecionado.

Em Privilégios de acesso de segurança do Upfront, escolha se deseja migrar as classes de usuário e as informações da lista de controle de acesso do Upfront (ACL).

Para migrar classes de usuários e informações do Upfront ACL, clique em Migrar para as

permissões do IBM Cognos. Somente usuários com privilégios suficientes poderão acessar

objetos migrados no IBM Cognos Connection quando o IBM Cognos BI estiver protegido. Se não quiser migrar as classes de usuário e as informações do Upfront ACL, clique em

Não houve migração. Os objetos migrados no IBM Cognos Connection herdarão as

definições de permissão do IBM Cognos BI da pasta pai para cada objeto.

Em Informações de contato de relatório do Upfront, escolha se deseja migrar as informações de contato da classe do usuário.

Para migrar informações de contato, clique em Migrar para as informações de contato do

IBM Cognos. As informações de contato serão migradas para as informações de contato

Se não quiser migrar as informações de contato, clique em Não houve migração. As informações de contato para cada objeto migrado serão definidas como Nenhum. Observe que se for migrado o mesmo conteúdo do Upfront mais uma vez com a opção de migrar informações de contato, elas não serão migradas. Para obter mais informações, consulte

"Informações de contato Upfront não migradas" (p. 161 ).

Etapas para selecionar o conteúdo da migração

1. Na página Selecionar o conteúdo, selecione as pastas ou NewsBoxes que serão migrados. O conteúdo exibido na árvore fonte depende das opções de segurança selecionadas na etapa anterior.

Não é possível selecionar cubos ou relatórios individuais dentro de uma pasta. Entretanto, é possível migrar cubos que não possuem relatórios criados a partir deles.

Se selecionar uma pasta vazia ou um NewsBox, ele não será migrado e não será exibido no logo como falha de migração.

Se não desejar utilizar a pasta de destino exibida em Localização para migrar conteúdo público, clique em Selecione outra pasta para escolher outra localização ou criar uma nova para o conteúdo público migrado.

O conteúdo privado será migrado para o local Minhas pastas de cada usuário no IBM Cognos BI. Não é possível selecionar outro local para migrar conteúdo privado.

Observação: Entradas colocadas nas Pastas públicas são de interesse de diversos usuários e

podem ser vistos por muitos deles. Se não deseja que o conteúdo migrado fique disponível para outros usuários, escolha ou crie um local de destino com permissões mais restritas.

2. Na página Especifique os mapeamentos de cubo, execute um dos procedimentos a seguir:

Para aceitar o mapeamento padrão de cubo, clique em Avançar.

O caminho e o nome de cada PowerCube de origem são usados para criar o nome padrão do pacote de destino.

Para selecionar outro pacote, clique em Selecionar um pacote na coluna Ações.

O pacote deve existir. É possível alterar o local clicando no link do caminho de navegação e localizando o pacote que se deseja utilizar para o mapeamento.

Dica: É possível redefinir sua seleção ao mapeamento de cubo padrão clicando em Redefinir.

Para obter mais informações sobre mapeamento de cubos, consulte"PowerCubes" (p. 66 ).

Etapas para iniciar a migração

1. Na página Revisar o resumo, faça o seguinte:

Se estiver satisfeito com as seleções, clique em Avançar.

Para corrigir as seleções, clique em Voltar.

Dica: O contador Relatórios e outros objetos relacionados ao PowerPlay inclui relatórios,

2. Na página Selecionar uma ação, selecione como deseja completar a migração e clique em

Concluir.

● Para salvar a tarefa de migração e migrar o conteúdo imediatamente ou posteriormente, clique em Salvar e executar uma vez.

● Para salvar a tarefa de migração e migrar o conteúdo em um horário específico, clique em

Salvar e programar.

Para salvar a tarefa de migração sem executá-la, clique em Somente salvar.

A migração pode demorar muito tempo dependendo do número de objetos que estiver migrando. Quando a tarefa de migração for concluída, uma pasta Conteúdo migrado será criada no local especificado e conterá a mesma estrutura de diretórios da exibição migrada. Um arquivo de implantação contendo o conteúdo migrado também será criado. O nome do arquivo será o nome da tarefa de migração juntamente com o carimbo de data e hora da criação do arquivo.

Se a migração não for bem-sucedida, pode-se visualizar o histórico de execução da tarefa de migração ou ir para a pasta local_c10\logs e verificar o arquivo cogserver.log.

Se a tarefa de migração for executada novamente depois, um novo arquivo de implantação será criado.

Recomendação - Não remova cubos ou relatórios do ambiente do IBM Cognos