• Nenhum resultado encontrado

Uso de ativos do PowerPlay no IBM Cognos B

A migração de usuários e aplicativos do IBM®Cognos®Series 7 PowerPlay®para o IBM Cognos

PowerPlay permite preservar a experiência de usuário do PowerPlay, mas também aproveita muitos outros aspectos do IBM Cognos Business Intelligence.

PowerCubes

No IBM Cognos BI, todas as fontes de dados são acessadas por meio de pacotes. O pacote contém informações de conexão que identificam a fonte de dados, como um PowerCube. As informações de conexão do cubo incluem a localização do cubo no sistema de arquivos.

Quando é feita a migração para o IBM Cognos BI, os PowerCubes são mapeados para pacotes. Os pacotes contêm informações de conexão de PowerCubes. Em seguida, os usuários podem criar novos relatórios utilizando os pacotes. Usuários com acesso a outros studios do IBM Cognos BI também podem utilizar esses pacotes para criar novos relatórios a partir dos PowerCubes do IBM Cognos Series 7 como fontes de dados. Isso permite estender o uso dos cubos existentes.

Por padrão, o nome da fonte de dados, como o nome do cubo, é utilizado para criar o pacote no IBM Cognos BI. Durante a migração, pode-se aceitar o padrão ou alterar o mapeamento do cubo para um pacote existente.

Os arquivos de cubo (.mdc) não são migrados nem movidos durante a migração. Sua localização não muda. Suas informações de conexão, no entanto, serão migradas para o ambiente IBM Cognos BI. Para garantir que seus aplicativos funcionarão bem no ambiente do IBM Cognos BI, os cubos devem estar em um local que seja acessível pelos servidores do IBM Cognos BI.

As credenciais não precisam criar uma conexão ou pacote de fonte de dados no IBM Cognos BI, mas podem precisar acessar o pacote.

Migração do PowerPlay para outros studios do IBM Cognos BI

O PowerPlay é usado de diversas formas para responder a questões de negócios. Alguns o utilizam para relatórios, outros para análise e alguns para exploração. O PowerPlay fornece uma experiência de usuário fácil e intuitiva e permite a visualização dimensional do negócio.

Depois da migração para o IBM Cognos PowerPlay, também é possível optar por aproveitar os benefícios disponíveis em outros studios do IBM Cognos BI, especificamente o Report Studio ou o Analysis Studio. A abertura de um relatório do PowerPlay no Report Studio ou no Analysis Studio migra o relatório do PowerPlay para um relatório do Report Studio ou do Analysis Studio. O Report Studio fornece funcionalidade de criar relatórios com estilo de declaração que entregam informações precisas e pontuais necessárias para gerenciamento de desempenho. O Analysis studio fornece uma análise comparativa profunda e funcionalidades que solucionam problemas de negócios. Ele fornece:

● acesso a grandes quantidades de dados

● acesso a dados relacionais modelados dimensionalmente

● acesso a mais fontes de dados como cubos de outros fornecedores

● cálculos adicionais como média, contagem e variação

Quando os relatórios do IBM Cognos Series 7 PowerPlay forem migrados para o IBM Cognos PowerPlay, todas as funcionalidades e a aparência serão preservadas. No entanto, quando o relatório for aberto no Report Studio ou no Analysis Studio, poderão ser observadas algumas diferenças. Essas diferenças dependerão da complexidade do relatório e de os recursos utilizados no PowerPlay estarem ou não disponíveis no Report Studio ou no Analysis Studio. Deve-se entender os benefícios de cada studio do IBM Cognos BI e como eles são diferentes. Por exemplo,

● se um relatório é executado e visualizado regularmente com pouca ou nenhuma necessidade de explorar ou analisar os dados do relatório, o Report Studio é o destino mais apropriado

● se um relatório possui características como uma formatação complexa, o Report Studio é o destino mais apropriado

● se um relatório é usado como ponto de partida para explorações ou descobertas, o IBM Cognos PowerPlay Studio é o destino mais apropriado

● se um consumidor de relatório precisa analisar as informações de um relatório para entender um problema ou obter um insight do negócio olhando para perspectivas diferentes de dados, o Analysis Studio é o destino mais apropriado.

Para obter informações adicionais sobre as diferenças entre a utilização do PowerPlay e do Analysis Studio ou do Report Studio, consulte"Migração do PowerPlay para outros studios do IBM Cognos BI" (p. 91 ).

Abertura de relatórios do PowerPlay no Report Studio ou no Analysis Studio

A abertura de um relatório do PowerPlay no Report Studio ou no Analysis Studio migra o relatório do PowerPlay para um relatório do Report Studio ou do Analysis Studio. Os relatórios do Report Studio ou do Analysis Studio usam uma especificação diferente dos relatórios do PowerPlay. Depois dos relatórios terem sido abertos no Report Studio ou no Analysis Studio, deve-se avaliar os

resultados e diferenças do PowerPlay. Freqüentemente, são necessárias somente pequenas

atualizações, como mudanças na formatação. Em outros casos, pode-se descobrir que um recurso do IBM Cognos Series 7 PowerPlay que é considerado importante não está disponível no Analysis Studio ou no Report Studio. Pode-se salvar o relatório como um relatório do Report Studio ou do Analysis Studio ou pode-se fechá-lo e deixar o relatório PowerPlay original intacto.

Relatórios salvos no Report Studio ou no Analysis Studio podem ser abertos somente nestes programas, ou visualizados no IBM Cognos Viewer. Não será possível abrir relatórios salvos no Report Studio ou no Analysis Studio no PowerPlay Studio. No entanto, os relatórios originais do PowerPlay permanecerão no armazenamento de conteúdo do IBM Cognos BI até que sejam excluídos.