• Nenhum resultado encontrado

4. RELAÇÕES ENTRE GESTÃO DO CONHECIMENTO E TECHNOLOGY

4.6 PESQUISA-AÇÃO – CONTRIBUIÇÃO DA GESTÂO DO CONHECIMENTO COM

4.6.3 Dinâmica das interações

A maioria das atividades realizadas dentro do processo de planejamento, e que resultaram na elaboração do TRM, ocorreram por meio de fóruns específicos providos pelo ambiente de EAD, porém outros meios foram utilizados para as dis- cussões como e-mails e reuniões presenciais.

ram, na maioria das vezes, iniciados pelos coordenadores que recebiam as opiniões dos especialistas de negócio, dos especialistas em TI e demais participantes. Estas discussões não seguiam um processo estruturado e linear como a sequencia de workshops propostos pelo T-Plan (PHAAL, 2000). Ao invés disso, o diálogo estabe- lecido nos fóruns foi guiado predominantemente pela discussão sobre assuntos rela- tivos à cadeia de produtos que estavam sendo planejados. A partir da discussão so- bre os produtos, derivavam as demais discussões relativas a necessidades e opor- tunidades de mercado e tecnologias envolvidas.

Nesses fóruns, as discussões se davam especialmente em torno de assuntos relativos a mudanças na legislação, funcionalidades dos produtos, tecnologias exis- tentes, necessidades e oportunidades de mercado. As discussões não seguiam um fluxo estruturado. Em alguns casos, as discussões eram iniciadas por questões rela- tivas à tecnologia utilizada no produto, avaliando-se posteriormente o seu impacto sobre as funcionalidades e sobre os objetivos de negócio ou necessidades e oportu- nidades.

O resultado destas atividades forneceram os elementos que, uma vez estrutu- rados, transformaram-se no Technology Roadmap de produto. A seguir, são apre- sentados os resultados dessas discussões, de acordo com a sequência de workshops preconizada pelo T-Plan de Phaal (2001).

A camada Mercado

Conforme Phaal (2009), esta camada relaciona-se as tendências e direciona- dores que controlam os objetivos ou propósitos gerais do TRM. Isso inclui as ten- dências e direcionadores externos, objetivos, restrições e marcos de negócio inter- nos. Tais elementos podem ser divididos em dois grupos:

Direcionadores de negócio

o Diversificação de produtos. Necessidade devida à alta concentração da receita oriunda dos treinamentos em TI;

o Legislação – ECF. A padronização do Programa Aplicativo Fiscal Emissor de Cupom Fiscal (PAF-ECF), determinada pelo Ato Cotepe 06/082 e pelo

Convênio ICMS 15/083 e sendo implantada nos Estados, é uma oportuni-

dade, pois exigirá adaptações nos sistemas existentes;

o Legislação - S@T-Fiscal. O Sistema Autenticador e Transmissor (S@T- Fiscal), desenvolvido pela SEFAZ-SP, tem por objetivo substituir o ECF nos estabelecimentos comerciais do Estado de São Paulo.

Direcionadores de Cliente

o Multiplataforma. Os produtos devem funcionar em diferentes sistemas operacionais, sem grandes modificações nas suas funcionalidades;

o Multiperiféricos. Os produtos devem manter as funcionalidades com dife- rentes marcas de periféricos;

o Baixo custo. O produto deve ter baixo custo de implantação e manuten- ção para o cliente.

O direcionador “diversificação de produtos”, um dos principais direcionadores do TRM, foi identificado na fase preliminar ao planejamento do projeto. Esse foi o principal direcionador e motivador do projeto. A partir dele, os demais direcionadores foram sendo identificados. Este direcionador surgiu da necessidade da empresa em diversificar as suas fontes de receitas.

Foi instaurado um fórum em que se discutiu sobre o direcionador sobre a le- gislação relativa ao sistema S@T-Fiscal. Dessa discussão resultaram a identificação e a análise das oportunidades e desafios surgidos. Os demais direcionadores foram identificados a partir das discussões ou após análise da forma de atuação dos prin- cipais concorrentes e surgiram como diferenciais que o produto deve ter para con- quistar espaço no mercado.

A camada Produto/Serviço

Para Phaal (2009), a camada produtos e serviços referem-se a sistemas tan- gíveis que precisam ser desenvolvidos para atender aos direcionadores da camada superior. Ela relaciona-se frequentemente com a evolução de produtos, mas pode conter elementos relativos a serviços, infraestrutura e outros mecanismos para inte- gração de tecnologias, capacidade, conhecimento e recursos.

Os elementos incluídos nesta camada é resultado da integração de tecnolo-

gia, conhecimento e capacidade da empresa para desenvolvimento de um produto ou prestação de serviço. São eles:

Produtos: PAF-ECF

S@T – Fiscal ERP

Rede de Representantes Rede EmpresaTI

As definições relativas aos produtos foram realizadas coletivamente, por to- dos os atores. O consenso em relação à ordem de evolução dos produtos foi alcan- çado por meio da busca pela entrega das primeiras versões comercializáveis dos sistemas. Desta forma, os direcionadores de mercado “diversificação de produtos” e “legislação” seriam atendidos, ao menos parcialmente, o mais cedo possível, dei- xando o atendimento pleno destes direcionadores ao fim do projeto.

Nesta camada, os especialistas em negócio e os participantes do projeto, principalmente, contribuíram com a definição das funcionalidades que deveriam ser implementadas no produto e com a proposta para um novo sistema de prestação de serviços (Rede EmpresaTI). A partir destas contribuições, o plano de produtos foi elaborado com o objetivo de potencializar o retorno financeiro obtido pelos partici- pantes, por meio da comercialização dos sistemas aproveitando as oportunidades que a legislação oferece.

A discussão em torno dos produtos, da sua comercialização e as oportunida- des que se abriam resultou, entre outras ideias, na elaboração de uma proposta pa- ra implantação de um piloto, embrião da Rede EmpresaTI. Um primeiro plano deste novo negócio foi elaborado por um dos especialistas em negócio e apresentado aos coordenadores do projeto que, após o amadurecimento e consolidação da proposta, abriram para a discussão e evolução junto aos demais participantes.

A camada Tecnologias/Competências/Conhecimentos

Nesta camada, segundo Phaal (2009), aparecem às relações entre os recur- sos a serem combinados para desenvolvimento dos produtos e serviços identifica- dos na camada imediatamente superior, incluindo recursos de conhecimento (tecno- logias, habilidades e competências) e outros recursos como financeiros e materiais. Os elementos identificados para esta camada foram divididos em dois grupos:

Desenvolver/Evoluir: Componentes ECF, Componentes NF-e, OpenSwing Estáveis: Java Delphi C# Hibernate ...

Foram então selecionadas as principais tecnologias, conhecimentos e compe- tências envolvidas para o desenvolvimento dos produtos.

As tecnologias foram agrupadas em duas categorias: estáveis e a desenvol- ver/evoluir. O primeiro grupo forma a base das tecnologias e conhecimentos neces- sários para o desenvolvimento ou evolução das tecnologias que fazem parte do se- gundo grupo. A seleção do conjunto de tecnologias adotadas no projeto seguiram critérios de viabilidade técnica e comercial determinados principalmente pelos espe- cialistas em TI e especialistas em negócio.

Documentos relacionados