• Nenhum resultado encontrado

DOS MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL E DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

Seção I

Da divulgação de informações e das normas gerais de participação

Art. 83 Com o objetivo de viabilizar a participação da sociedade nos processos administrativos, cada agência reguladora disponibilizará, por diversos meios, o conjunto de informações necessário.

Art. 84 Sem prejuízo de outros institutos que venham a ser adotados, considerar-se-á como de observância obrigatória a divulgação do seguinte conjunto de informações:

I - agenda regulatória plurianual: conterá as diretrizes gerais da política regulatória da agência reguladora, tendo como base os planos plurianuais expedidos pelo governo federal, devendo ter a duração de quatro anos; II - agenda anual: conterá as diretrizes específicas da política regulatória anual a ser implementada pela agência reguladora;

III - relatório anual de Atividades da Agência: conterá informações acerca das atividades efetivamente desenvolvidas pelas agências reguladoras;

IV - relatório anual de comportamento dos agentes regulados: conterá informações acerca do cumprimento das normas regulatórias pelos agentes regulados.

§ 1º Os documentos acima elencados serão disponibilizados no sítio eletrônico da agência reguladora e encaminhados ao Congresso Nacional em até 60 dias contados da data de sua conclusão.

§ 2º O relatório anual conterá informações acerca do comportamento dos agentes regulados e conterá, no mínimo, as seguintes informações estruturadas em forma de classificação:

I - cumprimento de decisões e metas estabelecidas pela regulação setorial;

II - quantitativo de reclamações recebidas e de sanções aplicadas;

III - quantitativo de TACs firmados, estágio de sua execução ou informações sobre seu descumprimento, quando for o caso;

IV - quantitativo de ações judiciais, nos termos do § 3º. § 3º A agência reguladora exigirá dos agentes regulados a apresentação do quantitativo de demandas judiciais em que figurem consumidores ou usuários, de um lado, e empresas do setor regulado, de outro, em periodicidade semestral.

Art. 85 Cada agência reguladora manterá um sistema informatizado, sem limitação de acesso de pesquisa, contendo no mínimo as seguintes informações:

I - minutas de atos normativos em discussão; II - atos normativos editados e em vigor;

III - decisões e deliberações da agência reguladora; IV - orientações e enunciados da agência reguladora; V – pautas de reunião da Diretoria Colegiada; VI - atas das reuniões da Diretoria Colegiada; VII – os documentos a que se refere o art. 86.

§1º As informações serão veiculadas em linguagem clara e objetiva, acessível a todos os públicos.

§2º As informações que sejam de conteúdo relevante serão disponibilizadas segundo o princípio do acesso amplo e irrestrito, atendendo aos públicos deficientes auditivo e visual, primordialmente.

§3º A agência reguladora manterá um registro gratuito dos interessados em receber notificações eletrônicas

referentes à abertura de prazos para manifestação em processos administrativos normativos.

Art. 86 A agência reguladora promoverá ações de divulgação de suas atribuições, concernentes às regras básicas do setor regulado, bem como quanto aos direitos e deveres dos agentes regulados e respectivos consumidores.

Parágrafo único. Tais ações poderão consistir em mecanismos de caráter permanente ou em atividades esporádicas, tais como a produção de cartilhas informativas e a realização de programas de divulgação em instituições de ensino.

Seção II

Das consultas e audiências públicas

Art. 87 Sem prejuízo de outras formas de participação na elaboração dos atos regulatórios que venham a ser definidas por ato próprio, de cada agência reguladora, é obrigatória a observância dos mecanismos a seguir elencados, que poderão ser adotados, individual ou conjuntamente, a depender da complexidade do ato: I – consulta pública;

II – audiência pública;

§ 1º Os prazos e os procedimentos das consultas e audiências públicas serão divulgados com antecedência mínima de quinze dias a partir da data prevista para realização do ato, devendo as consultas públicas permanecer abertas pelo prazo mínimo de trinta dias. § 2º As contribuições recebidas nas consultas e audiências públicas deverão ser consolidadas em relatório motivado e enviadas à Diretoria Colegiada para deliberação.

§ 3º A realização de consulta pública será precedida de aprovação pela Diretoria Colegiada no âmbito do processo administrativo referente ao seu objeto, visando à coleta de subsídios e informações dos agentes econômicos referentes a cada setor regulado, devendo ser observados os seguintes critérios:

pública no Diário Oficial da União e no respectivo sítio eletrônico de cada agência reguladora;

II – Disponibilização de todos os documentos pertinentes à consulta pública no sítio eletrônico de cada agência reguladora;

III – Disponibilização da análise das contribuições recebidas, contendo a respectiva justificativa acerca do seu acolhimento ou rejeição, no prazo de 10 (dez) dias contados da data de encerramento da consulta pública. § 4º As propostas e seus respectivos fundamentos deverão ser apresentados em linguagem clara, objetiva e acessível ao público em geral.

§ 5º A proposta objeto da consulta pública disporá da avaliação do impacto regulatório, quando possível e pertinente.

§ 6º A critério do Diretor-Relator, na audiência pública poderá ser realizada uma apresentação técnica sobre o seu objeto.

§ 7º A audiência pública será gravada e poderá, havendo viabilidade técnica e econômica, ser transmitida ou receber contribuições por videoconferência ou Internet, assegurado aos interessados o direito à obtenção de cópia da gravação, observados os procedimentos de cada agência reguladora, anexando-se o áudio e a transcrição ao processo correspondente.

§ 8º A depender do grau de complexidade da matéria tratada, o formato das audiências públicas deverá ajustar- se às peculiaridades do caso concreto, sobretudo, no que se refere aos grupos de interesses envolvidos, visando a assegurar a mais ampla participação popular.

Seção III

Da participação nas fases de execução e fiscalização dos atos regulatórios

Art. 88 Sem prejuízo das atribuições da Ouvidoria previstas nesta lei, a agência reguladora poderá criar uma ou mais comissão composta de usuários, consumidores, agentes econômicos, representantes da sociedade

civil, dentre outros, a qual exercerá função de caráter consultivo.

CAPÍTULO VII