• Nenhum resultado encontrado

SGSA Sistema

3. C ASO DE ESTUDO

3.3. E STRUTURA DOCUMENTAL

Repare-se que as normas não expressam especificamente a documentação necessária para a sua implementação. Desta forma, os documentos que foram realizados para a Casa Agrícola de Compostela (CAC) foram os que permitiram assegurar a consistência e segurança no fornecimento do produto final, através da eliminação de riscos identificados caso a documentação não existisse.

O sistema documental implementado na CAC é composto por níveis hierárquicos (Figura 8), onde o 1º nível tem prioridade em relação aos documentos de 2º nível e estes em relação aos de 3º e assim sucessivamente.

Ao longo das próximas secções serão referenciados vários documentos realizados no âmbito do SGQSA implementado e sempre que aparecer seguido do documento o código “CAC.0XX”, entre parênteses, significa o número do modelo do documento.

3.4. M

ANUAL DE

QSA

E

P

OLÍTICA DE

QSA

Os documentos com maior nível hierárquico (nível 1) são o Manual de Qualidade e Segurança Alimentar e a Política de Qualidade e Segurança Alimentar. Todos os

Processos do Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar Nív el I Nív el IV Manual QSA Política da Qualidade e Segurança Alimentar Procedimentos do Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar

Nív el II Nív el II I Instruções de trabalho

Modelos de Documentos; Registos; Fichas Técnicas, etc.

O Manual de QSA é um documento de nível superior, no qual se encontram descritos os principais elementos do SGQSA e a forma como são abordados os requisitos das normas. Deve incluir o campo e aplicação, onde são mencionados os produtos aos quais se aplica o SGQSA, os procedimentos documentados ou a referência dos mesmos e a descrição da interação entre os processos. O manual elaborado no âmbito do SGQSA da CAC é organizado em 6 capítulos: 1. Promulgação, 2. Apresentação da Empresa, 3. Gestão do Manual da Qualidade e Segurança Alimentar, 4. Organização, 5. Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar e 6. Resumo das Alterações, podendo ser consultado no anexo A. Pode estar sujeito a alterações sempre que ocorra uma mudança que o torne inadequado, implicando a emissão de uma nova edição do documento.

Já a política de QSA é o documento onde a organização se compromete a implementar e manter um Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança alimentar, devendo ser comunicada e entendida dentro da organização, por todos os colaboradores que a constituem. A política realizada para o SGQSA da CAC encontra-se disponível no anexo B, tendo sido assinada pela gestão de topo e posteriormente afixada nas instalações da adega.

O Manual e a Política de QSA dão resposta a vários requisitos das normas em implementação, listados na Tabela 7.

Tabela 7 – Correspondência entre os requisitos das normas ISO 9001:2008, ISO 22000:2005 e BRC e o Manual e Política de QSA

Requisitos

Documentos NP EN ISO 9001:2008 NP EN ISO 22000:2005 BRC

Manual de QSA 4.1 Requisitos gerais 4.2.1 Generalidades 4.2.2 Manual da Qualidade 5.5.1 Responsabilidade e Autoridade 5.4 Responsabilidade e autoridade 1.2 Estrutura Organizacional, Responsabilidade e Autoridade 3.1 Segurança alimentar e manual de qualidade Política de QSA 4.2.1 Generalidades 5.1 Comprometimento da gestão 5.3 Política da qualidade 5.4.1 Objetivos da qualidade 5.2 Política da segurança alimentar 1.1 Comprometimento da gestão de topo e melhoria contínua

elaborado e adotado no SGQSA da CAC. Além disso, o manual contém um organigrama da organização, o que permite cumprir com outro requisito comum às normas – Estrutura Organizacional, Responsabilidade e Autoridade (Tabela 7).

3.5. P

ROCESSOS DO

SGQSA

De acordo com a ISO 9001, a CAC adotou um sistema de gestão da qualidade baseado em processos, suportado na metodologia PDCA, desenvolvendo ainda a documentação que apoia esses processos. Para que a organização funcionasse de forma eficaz tiveram de ser determinadas e geridas várias atividades interligadas. Assim, foram identificados os vários processos do SGQSA da Casa agrícola de Compostela, descritos na Tabela 8.

Tabela 8 – Processos do Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar da Casa Agrícola de Compostela

TIPO DE PROCESSO DESCRIÇÃO PROCESSO ANEXO

Processos de Gestão

Estabelecem a estrutura, estratégia e as linhas de orientação de gestão

PG.01- Planeamento e Revisão do SGQSA C

Processos Operacionais

Orientados para os clientes, diretamente ligados ao serviço

prestado

PO.01 – Produção Vitivinicultura C

Processos Suporte

Apoiam os processos de gestão e os processos operacionais, estão orientados para a satisfação dos

clientes internos.

PS.02- Medição, Análise e Melhoria PS.03- Gestão de Competências

C

Os processos apenas são impostos na NP EN ISO 9001:2008, no requisito 4.1 (Requisitos

Gerais do Sistema de Gestão da Qualidade), onde é exigido que a organização determine os processos necessários para o sistema de gestão da qualidade, assim como a sequência e a interação entre os mesmos. Exige, também, que sejam determinados critérios e métodos necessários para a operação e controlo dos processos, seja assegurada a disponibilidade de

A sequência a interação entre os processos encontra-se, então, descrita na Figura 9.

O sistema de gestão da CAC possui um total de quatro processos e a cada um deles estão associados vários documentos, que servem para especificar e detalhar cada processo. Seguidamente serão descritas as suas funções, os diferentes documentos associados e a correspondência entre estes e os requisitos das normas em implementação.

3.5.1.

P

LANEAMENTO E REVISÃO DO

SGQSA

O processo 1 (Planeamento e Revisão do SGQSA) foi elaborado para assegurar a adequabilidade e eficácia do SGQSA e para verificar o cumprimento dos objetivos estratégicos estabelecidos. Para isso, foram definidas reuniões mensais de gestão do Sistema Integrado de Gestão (SIG), onde se clarifica o estado atual do SIG e discute-se questões de resolução mais urgentes e as ações a tomar. A forma de identificação do estado atual do SIG é através dos indicadores estabelecidos nos vários processos, tais como o volume de vendas de vinhos, a produção (ton/ha), as reclamações associadas com a

mantém apropriado, se esses objetivos foram alcançados. Neste sentido, foi elaborado o documento Matriz de Monitorização e Medição dos Processos (CAC.046), onde estão listados os indicadores de todos os processos e os respetivos objetivos a atingir. Pretende- se que o documento seja preenchido com os valores reais obtidos para se poder comparar com os valores esperados e, consequentemente, classificar-se o estado atual do SIG. Além das reuniões mensais é ainda realizada uma revisão pela gestão, no mínimo anualmente, onde se abordam vários assuntos como o resultado das atividades de verificação ou inspeção, o retorno da informação do cliente, o desempenho dos processos e conformidade do produto, o estado das não conformidades/ ações corretivas e ações preventivas, a adequabilidade da Política de Qualidade, as alterações que possam afetar o SIG, entre outros.

O planeamento destas reuniões e de outras atividades que asseguram a integridade do SQSA implementado encontra-se num documento denominado por Plano Geral de Intervenção ao SIG (CAC.059). Este documento contém também o plano de calibração, verificação e manutenção dos equipamentos da linha de produção da adega, assim como o plano de controlo analítico dos parâmetros do vinho, da água de abastecimento, da higienização dos manipuladores e bicos de enchimento, entre outros. Consegue-se, desta forma, assegurar um planeamento de qualidade e segurança alimentar adequados.

Os documentos anteriormente enunciados são documentos de suporte ao processo de Planeamento e Revisão do SGQA e permitem dar resposta a vários requisitos das normas em implementação, listados na Tabela 9.

Tabela 9 – Correspondência entre o processo de gestão 1 (Planeamento e Revisão do SGQSA) e os requisitos das normas ISO 9001:2008, ISO 22000:2005 e BRC

Requisitos

Documentos NP EN ISO 9001:2008 NP EN ISO 22000:2005 BRC

PG.01 –

Planeamento e Revisão do

5.4 Planeamento

Documentos relacionados