• Nenhum resultado encontrado

Edifício de propriedade de Raimundo João Cauduro – Avenida Rio Branco, nº 234 e

4.2 Análise das edificações selecionadas

4.2.2 Edifício de propriedade de Raimundo João Cauduro – Avenida Rio Branco, nº 234 e

Maria/RS (Indicação no Mapa da Figura 111, como02)

O segundo exemplar analisado é o edifício de propriedade de Raimundo João Cauduro, o único sem identificação nominal, com duas numerações correspondendo a seu duplo acesso – números 234 e 252.

Carente de uma nomeação oficial, o imóvel, com objetivo de facilitar sua identificação, será denominado Edifício “Raimundo João Cauduro”. Posicionado em meio à quadra urbana, possui quatro pavimentos, presente o uso multifamiliar somente. Está localizado na via objeto do estudo, ao lado do Hotel Brilman, importante referencial arquitetônico conforme abordagem pregressa, construído no final da década de 30.

De acordo com registro em memorial descritivo do ano de 1979, obteve aprovação de projeto arquitetônico e licenciamento para construção em 1961, com área total construída de 1562 m2 (vide anexo 17).

Figuras 121 e 122 – Edifício “Raimundo João Cauduro’. Avenida Rio Branco, nº 234 e nº 252, Santa Maria/RS. Registro iconográfico e planta de situação oriunda de recorte do original.

Fontes: Acervo da autora e Arquivo da Secretaria de Município de Controle e Mobilidade Urbana, Prefeitura Municipal de Santa Maria/RS.

Figura 123 – Edifício “Raimundo João Cauduro”. Planta de localização oriunda de recorte do original. Mostra a configuração da testada do lote.

Fonte: Acervo do Arquivo da Secretaria de Município de Controle e Mobilidade Urbana, Prefeitura Municipal de Santa Maria/RS. Vide anexo 13.

Elementos gráficos encontrados no acervo completo referente ao imóvel, em lastimável estado de conservação, a ponto de impedir sua digitalização, revelam, através de registro fotográfico realizado pela autora da pesquisa, que o profissional responsável pela concepção de Projeto Arquitetônico original é o Engenheiro Civil Luiz Bollick, citado anteriormente pela investigação como profissional de destacada atuação pela quantidade de obras projetadas em Santa Maria.

Figura 124 – Edifício “Raimundo João Cauduro”. Planta baixa contendo parte de alteração de projeto, de 1958. Registro fotográfico de 2012.

Fontes: Acervo da autora e Arquivo da Secretaria de Município de Controle e Mobilidade Urbana, Prefeitura Municipal de Santa Maria/RS.

Mais tarde, conforme registro em Memorial Descritivo, o Eng. Juarez Lemos Mafioletti assumiu a responsabilidade técnica por pedido de autenticação pelo construído, realizado perante o setor de aprovação de projetos da Prefeitura Municipal, no ano de 1979, sendo novamente substituído, conforme leitura de correção realizada no próprio documento,

por Gédson Mário Borges Dal Forno (Vide anexo 17). Destaca-se pela existência de quatro pavimentos, com implantação em meio à quadra urbana, apresentando configuração diferenciada em lote com testada estendida longitudinalmente, contrapondo-se à configuração-padrão do centro da cidade, em que a testada frontal apresenta-se, na maior parte das vezes, estreita.

Um dos critérios utilizados para a eleição do exemplar como significativo para a pesquisa foi o regular grau de conservação, apesar de apresentar descaracterizações como toldos aplicados para solucionar problemas como excesso de exposição solar, além de antenas e outros aparatos. Além desses, a detecção de clara presença de estilemas do vocabulário Art

Déco.

Em relação aos caracteres de ornamentação do estilo, a edificação apresenta simetria central bilateral, marcada por dois acessos, presença de volumetria de sacadas em posição rebatida, com acabamentos curvos. Assim como o exemplar anteriormente analisado, apresenta estruturação tripartida verticalmente em base, corpo intermediário e coroamento superior, com presença de platibanda escalonada. A obra é marcadamente caracterizada pela presença de elementos de influência estética Marajoara em toda a sua extensão, em componentes como balcões, painéis de fachada e platibanda (Vide detalhes das Figuras 126 e 127).

Figura 125 – Edifício “Raimundo João Cauduro”. Apontamento de elementos estruturantes e estilemas característicos Art Déco na volumetria externa.

Fonte: Análise da autora.

PRESENÇA DE SIMETRIA BILATERAL

COROAMENTO

CORPO

BASE Platibanda com elementos geométricos escalonados aplicados em platibanda junto a motivos Marajoaras

Balanços com relevos horizontalizados e motivos Marajoaras

Figura 126 – Edifício “Raimundo João Cauduro”. Detalhe de um dos acessos do pavimento térreo. A imagem demonstra a simetria direcionando a composição. Detalhe aplicado em balcão acima da portada marca a presença de elementos geométricos de referência zigue zague.

Fonte: A autora.

Figura 127 – Edifício “Raimundo João Cauduro”. Detalhe da platibanda escalonada e da aplicação do traçado geométrico de referência Marajoara e zigue zague.

Fonte: A autora.

Da análise da configuração da edificação em sua totalidade, embasada no levantamento dos registros de seu projeto arquitetônico, é possível compreender os seguintes aspectos:

- O lote possui angulação, a qual é incorporada pela implantação da edificação, sendo que somente a fachada oeste, frontal, por ocupar o limiar do alinhamento ao passeio público permanece com linha paralela à via;

- É atestada a existência de dois acessos a dois blocos, os quais servem a duas unidades de apartamentos. A composição inclui, então, quatro unidades de moradia (apartamentos) por pavimento;

- O uso projetado para o pavimento térreo, ao contrário das outras três edificações analisadas, é exclusivamente residencial;

- O pavimento térreo diferencia-se dos pavimentos – tipo pela incorporação do acesso; - A planta baixa do edifício procura seguir rebatimento conforme simetria bilateral, porém, a leitura da planta baixa dos pavimentos mostra soluções diferenciadas quanto à distribuição de espaços e aberturas dos apartamentos localizados na periferia esquerda e direita da implantação;

- Como em outros exemplares analisados, a circulação vertical faz parte do espaço interno do edifício, não sendo explorada como volume destacado na composição;

- A leitura da prancha parte do projeto arquitetônico em que se apresenta a planta de localização atesta a presença de abrigos para veículos localizados nos fundos do lote, com acesso pela lateral esquerda do prédio;

- A testada oeste (voltada para a avenida) é ocupada pelos compartimentos em toda a sua extensão longitudinal, porém, a metade posterior da edificação foi projetada de modo a proporcionar iluminação e ventilação a espaços como dormitórios, cozinhas, áreas de serviço e também às circulações verticais;

- O estudo dos componentes do projeto arquitetônico e da descrição do memorial de 1979 evidencia a existência de fundações do tipo sapata de concreto armado e estrutura constituída de paredes de tijolos e lajes em concreto armado. Ou seja, paredes portantes em alvenaria, o que não configura estrutura independente das vedações;

- A descrição atesta que a estrutura da cobertura da edificação é de telhas de barro sobre madeira assentada sobre laje de forro;

- Os demais materiais que constam de memorial descritivo apontam a presença de esquadrias em madeira “de lei” e ferro, azulejos e cerâmica, além de revestimento de piso do tipo parquet de madeira. O reboco leva argamassa, o que condiz com o registro fotográfico, atestando o material como base dos apliques geométricos presentes nas platibandas, planos de fachada e volumetrias em balanço.

A descrição aponta para a percepção de sintonia entre a concepção da edificação e os preceitos e caracteres semelhantes aos encontrados nos exemplares descritos nos aportes teóricos, evidenciada pela detecção de estilemas e ornamentação compatível com o traço Art

Déco (Figuras 125,126 e 127). Sua configuração espacial revela, assim como o primeiro

exemplar analisado, obediência a um sistema estrutural com presença de alguns elementos em concreto, porém, baseado em paredes autoportantes.

Vide anexo13 e anexo 14 (plantas baixas), anexo15 (cortes), anexo 16 (fachada

4.2.3 Edifício Santa Maria – Avenida Rio Branco, esquina com a Rua Daut, nº 354 – Processo