• Nenhum resultado encontrado

A descrição completa de cada exemplar arquitetônico selecionado terá como embasamento os registros fotográficos e os dados obtidos no Arquivo da Secretaria de Município de Controle e Mobilidade Urbana da Prefeitura Municipal de Santa Maria.

A apresentação dos resultados da pesquisa deverá seguir uma ordem padronizada de apresentação dos dados investigados, a qual deverá incluir:

- Título geral, contendo a nomenclatura do edifício, sua localização e numeração (sendo que em alguns casos, a existência de duplo acesso resulta em duas numerações diversas), o número do processo arquivado no acervo da Prefeitura Municipal de Santa Maria e o número indicativo no mapa referencial constante da Figura 111 do presente trabalho;

- Nome do requerente ou proprietário do bem;

- Ano de registro de aprovação de projeto arquitetônico perante o órgão fiscalizador ou ano de registro de seu licenciamento e construção (de acordo com os dados disponíveis em memoriais descritivos e/ou projetos arquitetônicos, em anexo);

- Área total do imóvel;

- Nome do responsável técnico pelo projeto. Esse item apresentou algumas dificuldades de identificação do responsável técnico original. Em muitos casos, eram designados somente quando do registro de alterações ou acréscimos posteriores ou quando de sua substituição, em registros muitas vezes realizados a mão livre;

- Descrição tipológica do bem e quantidade de pavimentos;

- Descrição da utilização do imóvel, se residencial, comercial ou mista (comercial e residencial). Em comum, o uso multifamiliar;

- Posicionamento do bem em relação à quadra urbana;

- Justificativa dos critérios utilizados para a eleição do exemplar para análise;

- Apresentação de registro iconográfico da volumetria geral do imóvel e, ao lado, detalhe da situação do imóvel em relação à via (retirado do acervo gráfico de projeto arquitetônico).

Discorridos esses dados, a partir de então foi possível proceder a uma análise das edificações selecionadas, do ponto de vista arquitetônico e urbanístico e sua coerência com os preceitos da época, sendo que a abordagem deverá apresentar:

- Identificação de elementos compositivos estruturantes e reconhecimento da presença de estilemas identificáveis representativos da ornamentação do estilo Art Déco na volumetria externa, através de apontamentos visuais diretamente aplicados na imagem volumétrica do edifício;

- Apresentação de registros fotográficos de detalhes aplicados à volumetria do imóvel; - Abordagem dos aspectos relativos à configuração espacial do exemplar arquitetônico;

- Descrição da materialidade da edificação, especificação do tipo de estrutura e materiais construtivos utilizados.

A caracterização das tipologias deverá revelar especificidades locais em termos de elementos, materiais, espacialidade, volumes ou programa, comparando-as com as expressões do traçado das correntes estilísticas reconhecidas como características do estilo.

A elaboração do registro descritivo de cada uma das edificações eleitas para o estudo tem como objetivo reconhecer e valorizar o patrimônio santa-mariense construído – de viés

Déco. Os resultados gerados poderão embasar a realização de futuros levantamentos

cadastrais, inventários e tombamentos, bem como para outros estudos, registros, pesquisas e publicações.

Em anexo à pesquisa, estão elencados todos os elementos gráficos disponíveis relacionados à investigação, encontrados em condições passíveis de registro e/ou digitalização, oriundos da consulta aos projetos arquitetônicos aprovados e arquivados na Secretaria de Município de Controle e Mobilidade Urbana de Santa Maria42.

Incluem plantas baixas, cortes e fachadas, elementos-base da identificação da conformação física volumétrica e espacial dos imóveis e das considerações acerca de semelhanças e diferenças em relação aos caracteres reconhecidos nos modelos do embasamento teórico.

42

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

O embasamento da presente pesquisa iniciou pela construção de um referencial teórico que a orientasse e fundamentasse a identificação dos exemplares arquitetônicos pretendidos, aportes embasados na revisão bibliográfica prévia, como anteriormente exposto. O tema ligado à preservação do patrimônio cultural material resultado do fazer humano envolveu a conceituação de cultura, representação e imaginário como conceitos importantes na investigação da hipótese de que um aparato simbólico estaria ligado ao repertório do estilo.

Uma vez percebida a existência de uma nova visão da realidade ligada à superação do passado, marcando o início do século XX em âmbito mundial, o trabalho procurou investigar quais veículos poderiam expressar essa ideia, envolvendo a conceituação do que sejam imagens-símbolo, signos e a função comunicativa.

A pesquisa propôs-se, então, a abordar como a partir da articulação entre os signos compreendidos como expressão do novo formou-se um repertório de modelos referenciais. É admitida, então, a existência de uma realidade fragmentada em que o todo é formado por partes.

A partir daí, foi possível estabelecer as bases para o reconhecimento dos traços da manifestação do estilo Art Déco, alicerçado na definição do que seja estilo em arquitetura e o que sejam estilemas e signos característicos e identificáveis.

A próxima etapa passou por uma explanação sobre a contextualização histórica, origem e descrição dos elementos pesquisados como característicos e por uma abordagem da disseminação dos expoentes da modernidade nos diversos contextos. Essa etapa é concluída com a apresentação do quadro da expansão da arquitetura Déco no Brasil e por uma abordagem da influência de sua essência cosmopolita nos planos urbanos surgidos nas décadas de 30 a 40 no país, de maneira a entender e elucidar as relações entre os fatos urbanos e a implantação dos objetos construídos.

A investigação passou a abordar a manifestação Art Déco em Santa Maria, valendo-se da descrição da origem e expansão urbanas do município. Paralelamente, o trabalho discorre sobre como aconteceram seus desenvolvimentos humano e cultural, na procura de indícios reveladores da relação entre a manifestação do estilo e uma atmosfera receptiva ao progresso que marcava contemporaneamente a expansão dos grandes centros urbanos.

Em seguida, a abordagem do papel da ferrovia na expansão urbana da cidade procurou levar à detecção de vetores que induziram o crescimento da avenida onde o estudo se localizou, tentando compreender como ocorreu a manifestação desta arquitetura no cenário delimitado.

A pesquisa buscou, através da delimitação de sua abrangência, a aproximação com o objeto do estudo, devido ao grande número de edificações espalhadas pela extensão da urbe. O trabalho chegou, então, dentro dos limites do Centro Histórico da cidade, ao reconhecimento da existência de 16 prédios significativos que apresentam em sua volumetria traços da manifestação do estilo, localizados na via estudada e que conformam seu patrimônio construído, passível de valoração e preservação. Dentre esses, a pesquisa elegeu quatro prédios mais representativos, a serem analisados em toda a sua unidade arquitetônica.

A pesquisa abordará especificamente a via denominada nos dias atuais Avenida Rio Branco e a permanência de um conjunto homogêneo de edificações com traços modernizantes, que convivem em harmonia com a preexistência do Ecletismo em seu espaço e se existiu a intenção de incorporar a este eixo urbano um novo modo de vida.

Assim, o conhecimento da população em geral torna-se importante instrumento de manutenção da memória histórica de valor cultural.