• Nenhum resultado encontrado

EDUCAÇÃO COM A COMPUTAÇÃO NA NUVEM: PERSPECTIVA DA PANDEMIA

Carla Gonçalves Távora, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista – UNESP/Bauru –. Graduanda no curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – FATEC – Garça/SP/Brasil

Eduardo Martins Morgado, Professor Assistente Doutor na UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FC / Departamento de Computação - Bauru, onde coordena o LTIA - Lab. de Tecnologias da Informação Aplicada. Laboratório homologado pelo CATI/Sepin-MCT

RESUMO

O trabalho aponta dados específicos sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação em umprojeto educacional intitulado a“Escola na Nuvem”em benefício da educação superior da população do Brasil em tempos de pandemia.O projeto surgiu devido a um documentário intitulado “A construção da Escola na Nuvem” cujo o autor é o professor indiano Sugata Mitra (2013) que relata sua experiência com criançasna região pobre da Índia sem acesso a computadores e internet, onde demonstraram aprender coletivamente e individualmente a função do computador, além de resolverem grandes questões propostas por seus mediadores, independendo o nível de dificuldades.A pesquisa predominou-se em desenvolver um estudo documental para a exibição de uma possível solução de melhoria na educaçãono Brasil em tempos de pandemia, atendendo todas as áreas sem e com acesso à internet, resultando em uma completa inclusão digitale interação humano-computador.A propostaé construir uma “Escola na Nuvem”proporcionandoum Ambiente de Aprendizagem Auto-Organizado (AAAO) em conjunto da “Nuvem das Avós”utilizando a modalidadeb- learning ou ensino hibrido como umaferramenta alternativa para modernizar a aprendizagem digital da Educação a Distância (EAD) e aumentandoo desempenho e produtividadena formação profissional.Portanto, é primordial a dedicação e colaboração dos professores e alunos para uma implementação de sucesso com o novo programa do professor Sugata Mitra, evitando que ocorra alguma exclusão acadêmica.

PALAVRAS-CHAVE:Tecnologia. Comunicação. Educação. Ciência. Inclusão digital.

INTRODUÇÃO

A evolução constante das tecnologias digitais atrelada ao desenvolvimento de aparelhos mais sofisticados tem se incorporado cada vez mais nas vidas das pessoas.Podemos citar: computadores; smartphones; tablets; notebooks, etc., contudo existe novos modelos de aparelhos para a utilização escolar como, por exemplo: lousa digital.

Editora e-Publicar | COVID-19 - Impactos da pandemia no Brasil e no mundo, vol.

2

84

O propósito das TIC’s é auxiliar e desenvolver a sociedade para uma cidadania mais completa, através das escolas, ou seja, o uso computador aplicado na educação estimula curiosidades e interesses na aprendizagem dos alunos, a educação na vida das pessoas é um processo continuo e a população pode averiguar o valor da pedagogia para a formação do cidadão moderno.

O documentário em vídeo titulado “A construção da Escola na Nuvem” cujo o autor é o professor Sugata Mitra (2013), aborda um recurso de inovação para a educação de áreas não acessíveis a tecnologia, com o propósito de beneficiar crianças, jovens, adultos e idosos no processo de estudo.

O objetivo é projetar um futuro para o aprendizado, ajudando crianças do mundo todo a utilizarem sua curiosidade e habilidade de trabalhar juntos. Uma escola onde crianças entram em aventuras intelectuais, guiadas por grandes questões trazidas por seus mediadores. A forma como quero fazer isso é construindo um lugar onde eu possa estudar nisso.(MITRA, 2013).

As escolas preparam as pessoas para o mundo e juntamente com o auxílio das TICs serão capazes de contribuir para a capacidade de trabalharem em um novo modo de produção. Com a criação de um laboratório virtual de aprendizagem, o ensino seria adequado para necessidades dos estudantes no Brasil, o projeto “Escola na Nuvem” é capaz de modernizar os métodos do ensino tradicional atendendo áreas sem acesso a ferramentas tecnológicas, mas também sendo utilizadas em áreas onde as pessoas tem acesso a qualquer dispositivo para a melhoria da educação e da interação entre professor-aluno; aluno-aluno e humano- computador em ambas áreas.

Uma proposta relevante para a inserção das TIC’s no programa “Escola na Nuvem” como um complemento na formação dos alunos, diminuindo os números de analfabetos e desenvolvendo uma maior participação, iniciativa, cooperação e interação entre os alunos, apresentando uma melhor comunicação entre o corpo docente e discente para a ocorrência de uma implementação de sucesso.

Esse envolvendo do programa “Escola na Nuvem” está vinculado com a pandemia de 2020, uma luta contra a Covid-19, no qual resultou em muita morte e casos da doença.

A Organização Mundial da Saúde – OMS declarou que se tratava de uma pandemia e o isolamento social foi indicado como a mais eficiente estratégia para enfrentar o vírus, diminuir o ritmo de sua propagação, salvar vidas. As fronteiras entre os países foram fechadas, as atividades comerciais, espaços de lazer, escolas e universidades foram suspensas. E tudo mudou radicalmente em nossas vidas (COUTO, COUTO e CRUZ, 2020, p.202).

Editora e-Publicar | COVID-19 - Impactos da pandemia no Brasil e no mundo, vol.

2

85

As ultimas noticias sobre a pandemia é apresentada pelos canais de notícias UOL (2020), no Brasil, há 141.441 mortes pela Covid-19 e 4.718.115 casos em 26 de setembro de 2020, a pagina El País (2020) aponta que no mundo apresenta 1 milhão de vítimas da Covid- 19 em 27 de setembro de 2020.

O trabalho tem como estudo uma pesquisa documental com o objetivo em ampliar a educação no Brasil em tempos de pandemia, proporcionando recursos tecnológicos a todas as áreas do mundo sem e com acesso e inovando técnicas experimentais de ensino como, por exemplo: o uso da modalidade b-learning com o Ambiente de Aprendizagem Auto- Organizado (AAAO) para a averiguação de resultados plenos no aperfeiçoamento do ensino da Educação a Distância (EAD).