• Nenhum resultado encontrado

SL D Gar Depositada Gar Requerida Gar Bloqueada

6.5.2.3 Efetivação da retirada de garantia

A retirada de garantias cuja requisição tenha sido aceita pela câmara é efetivada, de forma geral, por meio da transferência dos ativos objeto da retirada para o participante ou banco emissor de garantias, conforme o caso. Os procedimentos aplicáveis a cada tipo de ativo são apresentados a seguir.

Título público federal negociado no Brasil

A retirada de título público federal negociado no Brasil se dá quando a câmara transfere o título de sua conta no BCB-Selic para a conta do participante. O número de comando da transferência é informado pelo sistema de administração de garantias da câmara ao participante que registrou a requisição de retirada, o qual deverá ser utilizado pelo custodiante do proprietário do título para concluir a transferência no BCB-Selic.

Ação, cota de ETF, certificado de depósito de ações (unit) e ouro

A retirada de tais ativos se dá por meio da transferência dos mesmos, da carteira de garantias da câmara para a carteira livre do agente de custódia do proprietário dos ativos. Cabe ao agente de custódia do titular do ativo instruir esta transferência na central depositária da BM&FBOVESPA, conforme o disposto no manual de procedimentos operacionais desta. O número desta movimentação (número da guia) na central depositária da BM&FBOVESPA deve ser registrado no sistema de administração de garantias da câmara pelo participante no momento do registro da requisição de retirada.

Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)

A retirada de garantias sob a forma de CDB, LCI ou LCA se dá quando a câmara o desvincula de sua conta no sistema de registro do CDB, LCI ou LCA. O número de comando da desvinculação é informado pelo sistema de administração de garantias da câmara ao participante que registrou a requisição de retirada, o qual deverá ser utilizado pelo custodiante do proprietário do título para concluir a desvinculação no sistema de registro.

Carta de fiança bancária

A retirada de uma carta de fiança bancária ocorre com a baixa do seu registro no sistema de

administração de garantias da câmara, após a aceitação da requisição de retirada. A partir do dia útil seguinte ao da baixa do registro, a câmara providencia o “termo de baixa” da carta e sua versão física fica disponível para retirada pelo banco emissor de garantias ou pelo participante responsável pelo afiançado.

Cotas dedo fundo de investimento BM&FBOVESPA Margem Garantia Renda Fixa Referenciado DI Fundo de Investimento selecionadoem Cotas de Fundos de Investimento (FIC)

A retirada de tais cotas do FIC é efetivada pelo sistema de administração de garantias da câmara, após a aceitação da requisição de retirada, sendo o valor resgatado creditado em espécie via Banco BM&FBOVESPA ou, via janela de liquidação ou via mensageria do SPB.

Via Banco BM&FBOVESPA, o valor resgatado é depositado no banco/conta indicados pelo participante que registrou a requisição de retirada.

Via janela de liquidação, o valor resgatado é lançado como crédito nos saldos líquidos multilaterais em moeda nacional dos participantes envolvidos (comitente ao qual se destina a garantia objeto da retirada, se for o caso, participante de negociação pleno ou participante de liquidação e membro de compensação), para liquidação no mesmo dia. Os participantes cujos SLMs são creditados são:

(i) O comitente e os correspondentes participante de negociação pleno ou participante de liquidação e membro de compensação, no caso de retirada de garantia depositada para a finalidade de garantia de operações;

(ii) O participante de negociação pleno ou participante de liquidação e o correspondente membro de compensação, no caso de retirada de garantia depositada pelo participante de negociação pleno ou participante de liquidação; e

(iii) O membro de compensação, no caso de retirada de garantia por ele depositada. Via mensageria do SPB, é solicitado pelo participante de negociação pleno, participante de liquidação ou membro de compensação, via sistema de administração de garantias da câmara, o envio da mensagem LDL0015 para transferência dos recursos para a conta de Liquidação ou conta Reservas Bancárias do liquidante do correspondente membro de compensação.

Cédula de Produto Rural (CPR)

Cotas do Fundo de Investimento Liquidez da Câmara BM&FBOVESPA (FILCB).

A retirada de CPRcotas de FILCB é efetuada mediante o desbloqueio, no sistema RTA, da CPR indicada na requisição de retirada de garantias, por meio de seu número de registro no RTA. O desbloqueio é requisitado automaticamenteefetivada pelo sistema de administração de garantias da câmara ao sistema RTA, quando da , após a aceitação deda requisição de retirada.

O resgate de cotas ocorre por meio das seguintes etapas:

1. O sistema de administração de garantias da câmara informa ao Banco BM&FBOVESPA a quantidade de cotas e o valor financeiro objeto da retirada da garantia.solicitada pelo

membro de compensação, participante de negociação pleno ou participante de liquidação;

2. O Banco BM&FBOVESPA providencia o resgate de cotas e credita o valor financeiro na conta corrente indicada pelo cotista (o membro de compensação, participante de

Valor em espécie - moeda nacional

A retirada pode ser efetuada via Banco BM&FBOVESPA, via janela de liquidação ou via mensageria do SPB.

Via Banco BM&FBOVESPA, os recursos são depositados no banco/conta indicados pelo participante que registrou no sistema de administração de garantias da câmara a requisição de retirada.

Via janela de liquidação, o valor é lançado como crédito nos saldos líquidos multilaterais em moeda nacional dos participantes envolvidos (comitente ao qual se destina a garantia objeto da retirada, se for o caso, participante de negociação pleno ou participante de liquidação e membro de compensação), para liquidação no mesmo dia.

Os participantes cujos SLMs são creditados são:

(i) O comitente e os correspondentes participante de negociação pleno ou participante de liquidação e membro de compensação, no caso de retirada de garantia do comitente;

(ii) O participante de negociação pleno ou participante de liquidação e o correspondente membro de compensação, no caso de retirada de garantia depositada pelo participante de negociação pleno ou participante de liquidação; e

(iii) O membro de compensação, no caso de retirada de garantias por ele depositadas.

A retirada da garantia em dinheiro é efetivada com a confirmação do pagamento realizado na janela de liquidação pela câmara em favor do liquidante do membro de compensação responsável pelo(s) participante(s) envolvido(s).

Via mensageria do SPB, é solicitado pelo participante de negociação pleno, participante de liquidação ou membro de compensação, via sistema de administração de garantias da câmara, o envio da mensagem LDL0015 para transferência dos recursos para a conta de Liquidação ou conta Reservas Bancárias do liquidante do correspondente membro de compensação.

Valor em espécie - dólar

A retirada é efetivada por meio do depósito dos dólares para o participante. Este depósito pode ocorrer via o banco contratado no exterior pela BM&FBOVESPA para tanto ou via janela de liquidação, sendo esta última opção destinada aos casos em que os recursos são utilizados para liquidar obrigações do participante. Em qualquer caso, o crédito é feito em dólares.

Via banco no exterior contratado pela BM&FBOVESPA, os recursos, são depositados no banco/conta no exterior, indicados no sistema de cadastro da BM&FBOVESPA para o participante.

Via janela de liquidação, o valor é transferido para a conta de liquidação da câmara no banco contratado pela BM&FBOVESPA no exterior. O valor creditado nesta conta é utilizado pela câmara no processo de liquidação, e eventual saldo é:

(i) Devolvido para a conta de garantia da câmara no banco contratado no exterior, sendo necessário que o participante registre no sistema de administração de garantias da câmara a correspondente requisição de depósito de garantia; ou (ii) Creditado em banco/conta no exterior indicados no sistema de cadastro da

BM&FBOVESPA para o participante.

Título de emissão do tesouro norte americano, título de emissão do tesouro alemão e ADR A retirada de tais tipos de ativos é efetivada por meio (i) da transferência dos ativos, instruída pela câmara na central depositária na qual eles estão custodiados, da conta da câmara para a conta do participante indicada na requisição de retirada da garantia; e (ii) da confirmação da transferência pelo custodiante do participante.