• Nenhum resultado encontrado

3.3 Abordagens sobre Eficiência

3.3.3 Análise Envoltória de Dados – DEA

3.3.3.6 Eficiência Alocativa

Eficiência alocativa reflete a habilidade da firma em utilizar os insumos em proporções ótimas, em função dos preços relativos; esta medida pode ser obtida através de um modelo de minimização de custos. No caso de retornos variáveis sob orientação insumo, obtêm-se em primeiro lugar as eficiências técnicas para, em seguida, resolver-se o problema DEA de minimização de custos.

0 ≥ 1 0 ≥ 0 ≥ 1 ë , = ë N' , Xë - * x , +YëY y - a Sujeito *, x ´ w MIN i i i i * x , ë i (18)

onde Wi é um vetor dos preços dos insumos para a i-ésima DMU, e Xi é o vetor de

minimização dos custos das quantidades de insumos para a i-ésima DMU, dados os preços dos insumos (wi) e os níveis de produtos yi. A eficiência custo total (EC) ou eficiência

econômica (EE) da i-ésima DMU deve ser calculada por

EE = wi’xi*/wi’xi

ou seja, a razão do custo mínimo pelo custo observado. Dessa forma, como EE é obtida pelo produto entre eficiência técnica (ET) e eficiência alocativa (EA), conforme visto anteriormente na equação 4, então pode-se calcular a eficiência alocativa de forma residual

EE/ET

EA ✄

No entanto, este procedimento irá incluir algumas folgas na medida de eficiência alocativa que refletem uma combinação inadequada de insumos. Seguindo este modelo também se pode considerar a maximização da renda e a ineficiência alocativa na seleção de combinação de produtos.

4 METODOLOGIA

4.1 Caracterização do Estudo

O estudo é do tipo exploratório com abordagem quantitativa. De acordo com Leopardi (2001), a pesquisa exploratória permite ao investigador aumentar sua experiência sobre determinado assunto, visando criar maior familiaridade com o fato ou fenômeno.

Para esta autora, a abordagem quantitativa é utilizada quando se tem instrumento de medida utilizável e válido, deseja-se assegurar a objetividade e credibilidade dos dados, sendo que a questão proposta indica a preocupação com quantificação, quando se necessita comparar eventos ou quando for desejável replicar estudos.

Segundo Tomasi e Yamamoto (1999), a pesquisa quantitativa envolve a coleta sistemática de informações mediante condições de controle, além da análise dessa informação mediante procedimentos estatísticos, onde o pesquisador tende a enfatizar o raciocínio dedutivo, as regras da lógica e os atributos mensuráveis da experiência humana, uma vez que esta modalidade de pesquisa tem suas raízes no positivismo lógico.

4.2 Local do Estudo

Este estudo foi desenvolvido no Município de Sobral, situado na região Noroeste do Ceará. Sobral é constituído por onze distritos: Aprazível, Aracatiaçu, Bonfim, Caioca, Caracará, Jaibaras, Jordão, Patriarca, Rafael Arruda, São José do Torto e Taperuaba. Porém, a bacia leiteira de Sobral é composta pelos seguintes municípios: Cariré, Coreaú, Forquilha, Groaíras, Irauçuba, Itapajé, Itapipoca, Santana do Acaraú, Santa Quitéria e Sobral (ANEXO A).

A escolha do Município de Sobral como objeto de estudo deu-se a partir da observação de uma considerável retração da atividade leiteira, visto que em 1990 o Município registrou uma produção de 8,5 milhões de litros de leite e representava a maior produção da bacia; em 2001, a produção apresentou um valor de cerca de 4,37 milhões de litros. Este comportamento pode ser explicado, em grande parte, pelo processo de industrialização por que vem passando o Município, afetando diretamente o perfil do mercado de trabalho de toda região. Refletindo-se, também, no fluxo migratório no sentido campo-cidade mais acelerado, alterando sobremaneira o mercado de mão-de-obra da região pela sua sobrevalorização.

4.3 Período do Estudo

Em um primeiro momento foram coletados os dados referentes ao perfil dos produtores, através do formulário da pesquisa da Secretaria de Agricultura, explicitado no tópico seguinte, entre os meses de março e abril. Após identificada a população do estudo, deu-se a aplicação do formulário referente às informações econômicas, para os fins desta pesquisa, entre os meses de abril e julho. Ressalta-se que os dados se referem ao exercício do ano produtivo de 2003.

4.4 População e Amostra

A amostra utilizada neste estudo foi obtida a partir da população de produtores que fizeram parte da pesquisa intitulada: “Perfil da Cadeia Produtiva do Leite do Ceará”, abrangendo todo o Estado do Ceará e realizada pela Secretaria de Agricultura do Estado do Ceará – SEAGRI, OCEC, SESCOOP, EMATER e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; compôs-se por, aproximadamente, 4.000 produtores distribuídos de acordo com a representação das respectivas bacias na produção total de leite do Estado. Dessa forma, no Município de Sobral foram aplicados 69 formulários, o que corresponde a uma participação de 1,7% do Município na produção total do Estado. Contudo, neste estudo foram considerados somente os produtores com produção mínima de 15 litros/dia, visto que produções inferiores a este volume podem ser consideradas apenas para autoconsumo; isso levou a uma amostra de 40 produtores.

4.5 Instrumentos e Procedimentos para Coleta dos Dados

Para a caracterização do perfil socioeconômico dos produtores em estudo utilizaram-se as informações da pesquisa realizada pela SEAGRI, caracterizada anteriormente, e obtidas através de um formulário aplicados pelas equipes dos escritórios regionais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER (ANEXO B).

Para coleta de informações necessárias à análise econômica e avaliação da eficiência técnica foram realizadas visitas às propriedades rurais dos 40 produtores em estudo, onde se aplicaram formulários previamente testados e elaborados para esta finalidade, que incluem o levantamento dos inventários das propriedades (APÊNDICE A).

4.6 Métodos de Análise

A análise dos resultados foi desenvolvida em diferentes etapas. Na primeira etapa foram determinadas as medidas de eficiência para cada DMU através da análise envoltória de dados (DEA), utilizando o software DEAP v. 2.1, desenvolvido por Coelli (1996). Na etapa seguinte, os produtores foram separados de acordo com o grau de eficiência técnica e comparados segundo algumas variáveis socioeconômicas e alguns indicadores financeiros e técnicos, com a finalidade de determinar o perfil dos eficientes e ineficientes, identificando as melhores práticas, como também aquelas que devem ser redirecionadas. Por fim, os produtores ineficientes foram analisados através de alguns estudos de caso e quanto ao grupo como um todo, considerando-se as possíveis reduções no uso de insumos e, a partir daí, comparados quanto aos benchmarks, recalculando-se os indicadores de desempenho após eliminadas as ineficiências.

Documentos relacionados