• Nenhum resultado encontrado

4 METODOLOGIA DE PESQUISA

4.4 ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO PARA COLETA DAS PERCEPÇÕES DOS

Esta seção apresenta o instrumento de coleta de dados desenvolvido para a pesquisa. Segundo Marconi e Lakatos (2003), a coleta de dados “é tarefa cansativa e toma, quase sempre, mais tempo do que se espera. Exige do pesquisador paciência, perseverança e esforço pessoal, além do cuidadoso registro dos dados”.

4.4.1 Processo de Elaboração

Após a proposta do conjunto de critérios para a avaliação, foi elaborado o questionário para a coleta das percepções dos especialistas (Apêndices 9.12 e 9.13).

Conforme Marconi e Lakatos (2003), o questionário é “constituído por uma série ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do entrevistador”. Deve ser objetivo, limitado em extensão e estar acompanhado de instruções. As instruções devem esclarecer o objetivo da pesquisa, ressaltar a importância da colaboração do respondente e auxiliar seu preenchimento (SILVA & MENEZES, 2005).

Para a elaboração do questionário da presente pesquisa, foram utilizados o editor de texto Microsoft Word 2010 (versão impressa) e a ferramenta Qualtrics Research Suite (http://qualtrics.com/), para a versão eletrônica.

O questionário foi dividido em 3 blocos. O primeiro bloco, composto por 5 questões abertas, tem o objetivo de realizar a caracterização do respondente. O segundo bloco contém 10 questões de múltipla escolha com a finalidade de coletar as percepções dos especialistas quanto ao grau de importância e o desempenho da Instituição de Ensino Superior para os critérios classificados como variáveis internas, segundo a Análise SWOT (seção 4.3.3.1). Já no terceiro bloco, as 14 questões com o mesmo formato do segundo bloco têm o objetivo de coletar as percepções dos especialistas quanto ao grau de importância e o nível de influência dos critérios classificados como variáveis externas.

O Quadro 4.15 apresenta o resumo das características das questões do questionário.

Bloco Descrição Nº de questões Tipo de questão

1 Caracterização do Respondente 5 Aberta

2 Variáveis Internas 10 Múltipla escolha

3 Variáveis Externas 14 Múltipla escolha

Quadro 4.15 Características das questões do questionário Fonte: Elaborado durante a pesquisa

4.4.1.1 Especificação das escalas de julgamento

De acordo com Alexandre et al. (2003), a definição do tipo de escala a ser utilizada possui um papel fundamental na pesquisa e está diretamente associada ao tipo de análise e ao objetivo desejado.

As escalas de julgamento para a presente pesquisa são baseadas no estudo de Likert (1932) e de Miller (1954). Segundo Mattar (1996), essas escalas destacam-se pela simplicidade nas medições ordinais e por associar valores nominais a valores numéricos. Ou seja, a escala verbal tem correspondência com a escala numérica.

A escala do tipo Likert pode ser considerada verbal e é muito utilizada em cinco níveis por ser compatível com a capacidade humana de fazer distinção entre níveis diferentes de avaliação. Esta escala de cinco níveis é bipolar e mede o desempenho superior ou inferior em relação a um valor ou posição central ou intermediário (ALMEIDA, 2011).

O Quadro 4.16 apresenta a escala utilizada para captar as percepções do grau de importância dos critérios. Esta escala baseia-se no estudo de Likert (1932).

Nada Importante Pouco Importante Importância Média Importante Muito Importante Não sei opinar/Não se aplica 0 1 2 3 4 N

Quadro 4.16 Escala utilizada para captar as percepções do grau de importância dos critérios Fonte: Elaborado durante a pesquisa

O Quadro 4.17 traz a escala para o julgamento do desempenho da Instituição de Ensino Superior para os critérios classificados como fator interno. Esta escala baseia-se no estudo de Miller (1954).

FATOR INTERNO

PONTO FRACO PONTO NEUTRO PONTO FORTE Não sei

opinar/Não se aplica

Muito Fraco Fraco Neutro Forte Muito Forte

Muito Ruim Ruim Regular Bom Muito Bom

-2 -1 0 1 2 N

Quadro 4.17 Escala para o julgamento quanto ao Desempenho em cada critério classificado como fator interno Fonte: Elaborado durante a pesquisa

O Quadro 4.18 apresenta a escala para o julgamento quanto ao nível de influência dos critérios classificados como fator externo. Esta escala baseia-se no estudo de Miller (1954).

FATOR EXTERNO

AMEAÇA SITUAÇÃO NEUTRA OPORTUNIDADE

Não sei opinar/Não se

aplica

Ameaça Alta Ameaça

Baixa Neutra Oportunidade Baixa Oportunidade Alta Muito

Desfavorável Desfavorável Indiferente Favorável

Muito Favorável

-2 -1 0 1 2 N

Quadro 4.18 Escala para o julgamento quanto ao Nível de Influência de cada critério classificado como fator externo

Fonte: Elaborado durante a pesquisa

4.4.2 Pré-teste

Após as etapas de elaboração das perguntas e de definição da escala a ser utilizada, Marconi e Lakatos (2003) recomendam um pré-teste, antes do envio do questionário, aplicando o instrumento a um pequeno grupo com características semelhantes ao público- alvo.

O pré-teste tem o objetivo de verificar se o questionário apresenta (MARCONI & LAKATOS, 2003):

 Fidedignidade: os resultados serão sempre os mesmos, independente de quem estiver aplicando o questionário;

 Validade: os dados coletados são necessários à pesquisa; e

 Operatividade: possui vocabulário acessível e significado claro.

Para validação do questionário da presente pesquisa, após a elaboração do instrumento, foi realizado o pré-teste em 2 momentos.

No primeiro momento, o questionário possuía 2 partes. A primeira tinha o objetivo de caracterizar o respondente e o segundo bloco abordava as questões para a coleta da

percepção dos especialistas, onde as questões eram divididas de acordo com as dimensões dos critérios apresentadas no Quadro 4.13 (seção 4.3.3). O dois respondentes selecionados para colaborar com esta etapa, sentiram dificuldades em utilizar a escala desenvolvida, uma vez que só existia a medição da avaliação de desempenho da Instituição de Ensino Superior.

O questionário foi, portanto, dividido em 3 partes. A primeira parte com o mesmo objetivo da versão anterior: caracterização do respondente. A segunda e a terceira partes abordavam as questões para a coleta da percepção, onde os critérios foram classificados em variável interna e variável externa, conforme a Análise SWOT. Para a medição das variáveis externas, foi desenvolvida a escala de nível de influência.

No segundo momento, os dois colaboradores finalizaram a resposta ao questionário, sem quaisquer dificuldades, em um tempo médio de 9 minutos.

4.4.3 Tabulação

Conforme Marconi e Lakatos (2003), as questões de múltipla escolha são facilmente tabuláveis. Após o recebimento das respostas ao questionário, os dados coletados serão tabulados conforme apresentado no Quadro 4.19.

DESEMPENHO / NIVEL DE INFLUÊNCIA / GRAU DE IMPORTÂNCIA C1 C2 C3 ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... Cj E S P E CIA L IS T A S 1 2 3 ... ... ... ... ... ... n

Quadro 4.19 Tabela para tabulação dos dados coletados com o questionário Fonte: Elaborado durante a pesquisa