• Nenhum resultado encontrado

3. METODOLOGIA DA AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA

3.2. Elementos metodológicos

Os principais elementos metodológicos do estudo são definidos na Tabela 3.1. As fronteiras para a avaliação do Ciclo de Vida do VE e o veículo flex são ilustradas nos diagramas de fluxo das Figuras 3.2 e 3.3. Esses diagramas de fluxo buscam ilustrar os processos requeridos para rodar o carro. Cada caixa representa uma unidade de processo.

Tabela 3.1. Elementos metodológicos do estudo.

Sistemas considerados Transporte de passageiros em veículos, mediante modelo Kangoo com motor flex abastecido com gasolina C, abastecido com etanol e elétrico com bateria íon-Lítio.

Fronteira do sistema Abordagem do poço à roda, contemplando a exploração e produção, processamento, transporte e distribuição dos combustíveis, a eletricidade e os veículos convencionais flex e elétrico. Os parâmetros incorporados à infraestrutura presente nas unidades de processo também foram considerados. As mudanças diretas do uso da terra não foram contempladas.

Escopo geográfico Etanol: Perfil de produção da região centro-sul do Brasil, uso em Campinas, em perfil misto (estrada e meio urbano);

Gasolina: Perfil de produção misto, considerando a porção nacional e importada, refino na REDUC e na REPLAN, uso em Campinas, em perfil misto (estrada e meio urbano);

Eletricidade: perfil de geração nacional de operação média do sistema e em horário de maior demanda (ponta);

Veículo à combustão interna: Manufatura em Córdoba, Argentina, uso em Campinas, em perfil misto (estrada e meio urbano);

Veículo elétrico: Manufatura em Maubeuge França, uso em Campinas, em perfil misto (estrada e meio urbano).

Escopo temporal 2014 e 2030

Unidade funcional 1 km rodado Tratamento dos

coprodutos

Alocação em base energética Modelagem do inventário Abordagem atribucional

Método de AICV CML 2000 Baseline

Categorias de impacto ambiental

Depleção de recursos abióticos; depleção de combustíveis fósseis; aquecimento global; acidificação; eutrofização; toxicidade humana; ecotoxicidade; depleção de ozônio estratosférico; oxidação fotoquímica.

Fonte de dados Levantamento de dados primários (CPFL, CPqD), bases de dados Ecoinvent e literatura científica.

Ferramenta computacional

Nove categorias de impacto ambiental foram analisadas nesse estudo, a ecotoxicidade de agua doce e marina não foram incluidas na análise. A Depleção de Recursos Abióticos corresponde ao consumo de recursos naturais, finitos. A Depleção de Combustíveis Fósseis esta baseada no mesmo conceito que a Depleção de Recursos Abióticos, mas aplicado exclusivamente ao consumo de combustíveis fósseis, que também são recursos finitos. O indicador para a Depleção abiótica é o Antimônio equivalente e para a Depleção Fóssil é o MJ equivalente.

O Aquecimento Global diz respeito da propensão ao aumento da radiação térmica junto à superfície do globo, elevando a sua temperatura e causando desequilíbrios ecológicos, como o derretimento das calotas polares. Esse aumento de temperatura provém principalmente da crescente concentração de dióxido de carbono (CO2), óxido nitroso (N2O), metano (CH4), e outros gases na atmosfera terrestre, os quais impedem a passagem pela atmosfera da energia refletida pela superfície criando um processo de aquecimento do planeta. O indicador nessa categoria é o CO2 equivalente.

A Acidificação representa um aumento da acidez do solo ou dos corpos de água, devido à liberação de óxidos de nitrogênio e enxofre, podendo causar efeitos nocivos em plantas, seres humanos, animais e inclusive em edificações. O indicador é o SO2 equivalente.

A Eutrofização é caracterizada pelo aumento desmesurado de nutrientes, principalmente em meios aquáticos, suscitando o crescimento populacional de alguns organismos, e.g. algas. O espalhamento desses microrganismos traz a diminuição da disponibilidade do oxigênio necessário para os peixes e outros organismos. O indicador é o PO4 equivalente.

A Toxicidade Humana envolve a contaminação por exposição a substâncias tóxicas liberadas em atividades antrópicas. O valor potencial de toxicidade humana (PHT) para uma dada substância é expresso pela massa do corpo humano que estaria exposta ao limite toxicológico aceitável de 1kg de substância. Já a Ecotoxicidade se refere à poluição causada por substâncias tóxicas, em meio aquático ou terrestre. O indicador é o 1,4 diclorobenzeno equivalente.

A Depleção da Camada de Ozônio se refere à menor concentração de ozônio nas partes mais altas da atmosfera devido ao uso de aerossóis à base de haletos orgânicos, como o clorofluorcarbono e seus derivados. A elevação da quantidade de raios ultravioletas que atingem à superfície da Terra, pode provocar danos diversos. O indicador é o CFC-11 equivalente.

E, por fim, a Oxidação Fotoquímica ocorre por meio de óxidos de nitrogênio que reagem com substâncias voláteis pela ação de raios ultravioleta, gerando oxidantes fotoquímicos. Por sua vez, esses criam nevoeiros, reduzindo a taxa de luminescência solar e dificultando a fotossíntese. O indicador é o etileno equivalente.

A Figura 3.2 ilustra de modo geral o esquema da ACV para o VE, enquanto que a Figura 3.3 ilustra o esquema para o veículo flex. O esquema inclui as entradas tanto de energia, quanto de

materiais, e as saidas de produtos/subprodutos e emissões de cada etapa do ciclo. Lembra-se que, embora o esquema desenvolvido não inclui a disposição final do veículo após o fim da sua vida útil ,inclui sim, os processos de disposição final que existem como parte dos processos já contidos no Ecoinvent V3.1 (SWISS CENTRE FOR LIFE CYCLE INVENTORIES, 2014). Cada um dos processos contidos no Ecoinvent pode conter sub-processos secundarios que modelam o fim da vida util de alguma parte ou do total do processo principal. Na fase de AICV vai se considerar que os processos de infraestrutura fazem parte da nossa fronteira do mesmo jeito às emissões classsificadas como “longo prazo” pelo Simapro são incluidas.

Figura 3.2. Diagrama de Fluxo para o transporte de 1km mediante um VE. Fonte: Elaboração própria

Figura 3.3. Diagrama de Fluxo para o veículo flex. Fonte: Elaboração própria