• Nenhum resultado encontrado

6 FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EAD: SABERES EM

7.6 ANÁLISE DOS DADOS

7.6.2 Entrevistas semiestruturadas

Com base na teoria de Bardin (2010), nesta pesquisa, inicialmente, transcrevemos os dados das entrevistas de forma literal, depois, realizamos a leitura flutuante, selecionando, em cada questão, os aspectos que consideramos importantes para responder ao problema e atender aos objetivos da pesquisa. Em seguida, elaboramos um quadro de análise, para cada professor, com as perguntas e os dados coletados, já selecionados através da leitura flutuante. Esses dados foram organizados em “Aspectos Objetivos/Descritivos” e “Aspectos

Subjetivos/Pessoais”, a fim de facilitar o trabalho de análise, identificando aspectos que dizem mais respeito a questões objetivas e aspectos que dizem respeito à subjetividade do

professor, uma vez que, na análise qualitativa, esse aspecto se reveste de significativa relevância. Após, realizamos uma síntese parcial de cada questão, em forma de tópicos, e, abaixo, procedemos a uma análise parcial, nesse momento, ainda sem as inferências.

Cabe destacar que, considerando que o trabalho do pesquisador é reunir e analisar os dados, foi necessário nominar determinados saberes apresentados pelos professores, pois estavam sempre constantes em suas falas e, nesse sentido, autorizamo-nos a estabelecer as relações pertinentes, com vistas a identificar os saberes mobilizados em suas práticas pedagógicas na educação a distância.

Assim, após a análise parcial dos quadros relativos aos depoimentos dos professores A, B, C e D, elaboramos um quadro-resumo com os saberes expressos, a fim de chegarmos às categorias e subcategorias.

Quadro 8 - Sistematização dos saberes expressos pelos professores entrevistados15

Saberes Professor A Saberes Professor B Saberes Professor C Saberes Professor D Conteúdo Conhecimento,

conteúdo

Conteúdo, conhecimento de coisas atuais da área

da disciplina Teoria, informação, conteúdo Comunicação, linguagem, relação, interação, retorno/feedback Relação, interação, retorno/feedback, comunicação, mediação, linguagem

Relação com aluno virtual, retorno, comunicação, interação, linguagem, mediação Relação, retorno/ feedback, interação, comunicação, linguagem Organização do conteúdo, metodologia de adaptação para EaD

Planejamento, variação das atividades

Planejamento, roteiro de

estudos Planejamento

Tecnológicos Conhecimentos de informática Tecnologia, mídias, ambiente virtual de aprendizagem

Tecnologia, objetivo pedagógico de cada

ferramenta Reflexão sobre a prática

docente Flexibilização dos procedimentos gerenciamento do tempo Senso de organização e Disponibilidade do professor Afeto, vínculo Experiência - Experiência profissional e de vida Saberes pedagógicos,

concepção e modelo pedagógico de EaD

Relação teoria e prática Aspectos pedagógicos Relação teoria e prática, aspectos pedagógicos

- Avaliação Avaliação Avaliação

Fonte: elaborado pela pesquisadora.

15 Neste quadro, mencionamos os saberes que emergiram das entrevistas com os professores pesquisados,

Cabe destacar que, mesmo não sendo verbalizada a reflexão sobre a prática docente por todos os professores pesquisados, ela se fez presente, de forma implícita, durante todas as entrevistas no momento em que dialogavam com a pesquisadora. A partir dos resultados acima, emergiram as categorias e as subcategorias de análise que seguem.

Quadro 9 - Categorias e subcategorias para análise

Categorias Subcategorias

Saberes mobilizados na EaD através de práticas mediadas pela tecnologia

Saberes do conteúdo, da relação teoria e prática e da experiência

Saberes relacionais

Saberes epistemológicos e didático-pedagógicos Saberes tecnológicos

Processo formativo na EaD: trajetórias, saberes mobilizados e necessários à qualificação da ação docente

Trajetórias e desafios na docência em EaD Formação pedagógica e tecnológica Fonte: elaborado pela pesquisadora.

Chegamos às referidas categorias e subcategorias a partir da análise das falas dos professores entrevistados e que vão ao encontro dos objetivos propostos para este estudo, o qual, de maneira geral, buscou analisar quais saberes são mobilizados pelos docentes ao desenvolverem práticas pedagógicas mediadas pelas TIC, a fim de compreender as demandas em relação ao processo formativo dos professores que atuam na EaD no contexto investigado. Para isso, identificamos, em um primeiro momento, os saberes presentes nas referidas práticas pedagógicas, a fim de que, na discussão a ser apresentada, possamos analisá-los.

Tentaremos, ao longo da discussão, expor aproximações e distanciamentos entre esses saberes e os apresentados no referencial teórico. Isso poderá nos levar também a verificar se existe algum saber mobilizado, nas práticas docentes, que é específico da educação a distância.

Nessa perspectiva, buscando responder ao problema de pesquisa sobre quais saberes são mobilizados pelos docentes ao desenvolverem práticas pedagógicas mediadas pelas TIC na educação a distância, observamos a pluralidade dos saberes que emergiram.

Cabe destacar que as categorias aqui elaboradas/emergentes poderiam ser agrupadas de tal forma que, em vez de quatro subcategorias para a primeira categoria, poderíamos ter duas, tal a aproximação que existe entre elas. No entanto, para fins didáticos, optamos por

apresentá-las e organizá-las em quatro subcategorias, objetivando uma melhor exposição e a discussão de cada uma delas.

Assim, na segunda categoria – Processo formativo na EaD: trajetória, saberes mobilizados e necessários à qualificação da ação docente –, já inserimos a formação referente aos saberes relacionais na subcategoria Formação pedagógica e tecnológica, por entendermos que tais saberes também compõem o saber pedagógico, uma vez que estão presentes no espaço em que se constitui a prática docente.

Diante desse contexto, passamos para o capítulo “Saberes docentes mobilizados na Educação a Distância”, no qual apresentamos a discussão e a análise dos dados, que se configuram como resultados efetivos desta pesquisa.

8 SABERES DOCENTES MOBILIZADOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

8.1 SABERES MOBILIZADOS NA EAD ATRAVÉS DE PRÁTICAS MEDIADAS PELA