• Nenhum resultado encontrado

Equipamentos e soluções tecnológicas de gestão ou aplicáveis a diversos segmentos da cadeia.

5. Da roda d’água à nanotecnologia: Trajetória evolutiva da tecnologia no setor têxtil-confecções

5.7 Equipamentos e soluções tecnológicas de gestão ou aplicáveis a diversos segmentos da cadeia.

Segundo o estudo realizado pelo SENAI/DN (2004) existe uma gama de soluções tecnológicas que podem ser empregadas em mais de um segmento de produção da cadeia têxtil- confecções. O Quadro 5.6 sintetiza este conjunto de soluções tecnológicas e de equipamentos apontando quais são as suas funções e as vantagens da adoção destas tecnologias e/ou equipamentos.

Equipamentos/Tecnologias Funções Sistemas informatizados que

interligam os processos de vendas e produção

Permitem a diminuição do lead time das empresas, possibilitando a implantação do processo quick response. Otimizam o planejamento de produção, melhorando a logística de distribuição e gerando ganhos de produtividade para as empresas.

Utilização do e-business para a seleção de fornecedores

Possibilita a busca de fornecedores em outros países, permitindo que as empresas aumentem a qualidade e variedade das tecnologias incorporadas ao artigo têxtil.

Sistemas informatizados para a aquisição de materiais

Otimizam a pesquisa de novas matérias-primas para o desenvolvimento de novos produtos.

Sistemas informatizados que interligam o setor de Planejamento e Controle de Processos (PCP) e o sistema de produção

Aumentam a produtividade, flexibilidade e qualidade, além de melhorar a logística das empresas.

Sistemas automatizados para controle de estoque – código de barras ou similar

Eliminam problemas relacionados à eficiência da distribuição do produto. Reduzem os custos de

processamento de pedidos, pois eliminam os erros gerados pela interferência humana na colocação

dos pedidos. Equipamentos para o

desenvolvimento de protótipos e de testes específicos

Auxiliam no processo de concepção e desenvolvimento de produtos com alto valor agregado,

garantindo a sua qualidade. Sistemas Informatizados para

pesquisa e monitoramento de mercado

Aumentam a capacidade de inovação das empresas e melhoram sua logística de distribuição.

Sistemas informatizados para o desenvolvimento de produtos

Aumentam o grau de inovação das empresas, gerando novos produtos de alto valor agregado.

Computador e software específico de gerenciamento

O software efetua controle de vendas, compras, cotações, clientes, estoque, expedição, produção,

representantes, custos, fichas técnicas, explosão de materiais, faturamento, contas a pagar e a

receber, fluxo de caixa, formação de preços, contabilidade gerencial, produtividade, balanceamento,

células, lojas de varejo, comunicação bancária, comissionamento, expedição em código de barras e

royalties. Fonte: SENAI/DN (2004).

Quadro 5.6: Principais tecnologias e equipamentos que podem ser utilizados em diversos segmentos da cadeia têxtil-confecções.

É importante destacar que várias das soluções tecnológicas apresentadas no quadro não são de uso exclusivo do setor têxtil-confecções, porém, apresentam resultados positivos quando adotados pelas empresas do setor. Também não é demais lembrar que dentre as soluções apontadas diversas são fruto do aprimoramento dos instrumentos de controle organizacional utilizados nos mais diversos setores produtivos, de maneira que sua adoção por parte das empresas do setor têxtil-confecções constitui uma importante ferramenta de gestão para os padrões atuais.

5.8 Síntese Conclusiva

A dinâmica tecnológica do setor têxtil no início de suas atividades esteve em grande medida relacionada com a gênese tecnológica da indústria de transformação de modo geral. Na medida em que a atividade têxtil vai assimilando os avanços percebidos por toda a indústria e suas atividades vão se difundindo ao redor do globo, as características marcantes da dinâmica tecnológica deste setor vão se tornando mais evidentes. Este setor é principalmente movimentado tecnologicamente pela elaboração de novos filamentos têxteis, que em seguida são acompanhados pela capacitação dos equipamentos em manufaturá-los.

Desta maneira, o que se pôde verificar ao longo da trajetória de desenvolvimento do setor é que sempre os fios trouxeram inovações que refletiram na necessidade de equipamentos mais modernos para fazer face a essa nova tecnologia. Porém, o desenvolvimento dos equipamentos sempre acabou superando a capacidade dos fios que deram origem ao processo, imprimindo novamente a necessidade de avanços neste insumo. Este padrão da mudança tecnológica mostra-se bastante evidente até os dias de hoje, já que a partir do surto de mudança no padrão tecnológico dos filatórios e nos teares, os fios encontraram na nanotecnologia, as condições de darem um passo a frente na corrida tecnológica do setor.

Pode-se dizer hoje que a nanotecnologia empregada na produção dos fios é um fator estratégico para a competitividade do setor em termos mundiais, já que os países que dominarem primeiro esta tecnologia com maior segurança terão maiores condições de competitividade no setor nos próximos anos.

Por outro lado, o setor também tem no design dos produtos e nas estratégias de mercado, importantes ferramentas de competitividade. A maneira como as empresas do setor articulam o processo de desenvolvimento dos produtos e a incorporação de valor por meio de estratégias mercadológicas são armas de competitividade em termos inter-empresariais e em termos internacionais, surtindo efeitos relevantes na cadeia produtiva global. De forma geral, os países mais desenvolvidos agregam as etapas mais intensivas em tecnologia, controlando desta maneira, as etapas que arrecadam maior volume de recursos.

Identificou-se também que para que uma empresa do segmento têxtil possa estabelecer uma estratégia ousada de desenvolvimento tecnológico, esta deve levar em consideração não somente a adoção de máquinas e equipamentos de última geração, com elevada capacidade de automação; o emprego das matérias-primas mais avanças; elaboração de estratégias de mercado das mais sofisticas e emprego de design em conformidade com os anseios da moda; mais sobretudo uma postura pró-ativa em relação aos efeitos de sua produção em relação ao meio ambiente, já que as normas ambientais tem se constituído uma importante barreira não tarifaria para controlar o mercado internacional.

Finalmente, verifica-se que o setor têxtil, ainda que possa ser considerado um setor maduro, vem ao longo de sua história acompanhando o processo de evolução da indústria, até mesmo porque, o vestuário, que é um dos principais destinos da produção têxtil é um produto de uso indispensável pelo ser humano, caracterizando relevância indiscutível para a produção do setor.

6. Radiografia do desempenho inovativo das