• Nenhum resultado encontrado

III. O Lar de Infância e Juventude

1. Espaços Institucionais

No que diz respeito aos espaços institucionais, a instituição dispõe de áreas destinadas às rotinas diárias e de áreas destinadas ao lazer. Esta funciona todo o ano, incluindo sábados, domingos e feriados, em regime de permanência.

A área residencial envolve um edifício antigo, devidamente remodelado garantido todas as condições de conforto e segurança, composto por três pisos, com um vasto espaço exterior que permite às crianças e jovens desenvolver atividades ao ar livre, como andar de patins, jogar à bola, correr, uso do parque-infantil, uso da piscina durante o verão, entre muitas outras atividades de lazer, sempre com supervisão de modo a estar garantida a segurança de todos os menores. No espaço exterior, encontramos, ainda, diversos armazéns, a lavandaria/costura, salas de atividades (música e artes) e oficinas de manutenção.

No rés-chão, à entrada, encontramos a receção e uma pequena sala-de-estar. É também neste piso que encontramos todos os gabinetes de serviço: os gabinetes conselho de administração e serviços administrativos; o gabinete da equipa técnica; o gabinete/sala da equipa educativa onde se procede a passagem de turno dos profissionais e se realiza a entrega da medicação de todos os menores, dada pelos respetivos profissionais. Todas as crianças e jovens têm liberdade para usufruir do gabinete da equipa educativa, com supervisão, pois aí encontram os profissionais com a participação mais regular e ativa na vida das crianças e jovens. Para além disso, também podem utilizar a sala de reuniões que, para além de se destinar às reuniões entre equipas, com familiares e com outros técnicos externo, funciona, igualmente, como sala de visitas.

Neste piso encontramos, também, o espaço destinado ao estudo e ao lazer. Ambos os espaços estão decorados com desenhos alusivos à temática de cada sala – por exemplo nas salas de estudo existem desenhos alusivos à leitura e nas salas de lazer existem desenhos alusivos ao entretenimento – de modo a dar vida aos dias na instituição. Os espaços dispõem de tudo aquilo de que as crianças e jovens necessitam para desenvolver o estudo – material escolar, livros, mesas de estudo e estantes para colocarem os materiais pessoais de estudo – e de lazer - televisões, sofás, brinquedos. No que concerne ao estudo, existem três professoras exteriores (matemática, português e inglês) que desenvolvem a função de “apoio ao estudo” à segunda-feira (das 19h às 19h50), à quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira (das 17h00 às

41 19h50). Ao sábado também existe um período de tempo dedicado ao estudo – das 14h às 16h – dirigido pelos profissionais da equipa educativa desse turno. Ou seja, podemos constatar que existe uma grande preocupação por parte da instituição para que todas as crianças e jovens desenvolvam um percurso escolar o mais possível marcado pelo sucesso. No entanto, e no caso do apoio prestado pelos professores, embora haja a preocupação em dividir as crianças mais novas dos jovens mais velhos, todos estão em diferentes níveis de escolaridade o que faz com que a atenção dada pelos docentes seja muito dispersa e que com muita facilidade as crianças e os jovens se distraiam.

Neste piso encontramos, ainda: quatro casas-de-banho de serviço (uma para os rapazes, uma para as raparigas, uma para a direção técnica e uma para a equipa técnica e equipa educativa) com as devidas condições de higiene e de privacidade; diversas salas de arrumação (calçado, higiene e materiais diversos); uma biblioteca, o vestiário e casa-de-banho da equipa de apoio; uma cozinha industrial e o refeitório. É no refeitório que, na hora das refeições, todos se juntam proporcionando um momento de interação entre todas as idades, incluindo tanto os profissionais da equipa técnica como o Presidente do LIJ, uma vez que não existem lugares marcados e todas as crianças e jovens podem sentar-se livremente sem se preocuparem com a distribuição das diferentes idades. Todas as crianças e jovens, sem exceção, ajudam nas tarefas domésticas nos vários espaços como salas de lazer, salas de estudo, refeitório, cozinha e lavandaria, cumprindo o “quadro das tarefas” que define o que cada um deve fazer e que é rotativo quinzenalmente.

Quanto aos dois restantes pisos, são compostos pelos dormitórios das crianças e jovens. O primeiro piso, denominado de “piso dos rapazes”, é constituído por dez quatros triplos, uma sala de monitores, diversos roupeiros e sapateiras no corredor, uma casa de banho partilhada e um quarto de roupeiros onde se guarda a roupa que é dada à instituição. O segundo piso, apelidado de “piso das raparigas”, é composto por nove quartos (dois duplos e sete triplos), uma sala de monitores, uma casa de banho partilhada, dois quartos de hóspedes com casa de banho privativa, diversos roupeiros e sapateiras no corredor e um quarto de roupeiros onde se guarda a roupa que é dada à instituição. Os quartos das crianças e dos jovens dispõem de cama, mesa-de-cabeceira e armário individual, pelo que cada um tem a possibilidade de ter em sua posse os seus objetos pessoais, à exceção de objetos que coloquem em perigo a sua própria vida e a dos seus pares. Os quartos são muito airosos, transmitindo uma sensação de conforto: cada um tem uma cor diferente – rosa, vermelho, azul, laranja, lilás… - e todas as crianças e jovens decoram-nos à sua maneira, de modo a torná-los “no seu espaço” – colocando fotografias, peluches, telas, etc..

42 A limpeza dos dormitórios é do compromisso da equipa de apoio. No entanto, dependendo da idade, grau de autonomia e maturidade, alguns jovens ficam responsáveis pela manutenção do seu espaço, principalmente no que diz respeito à sua higiene, de modo a desenvolver a sua responsabilidade e participação nas rotinas diárias da instituição.