• Nenhum resultado encontrado

DISTRITO FEDERAL GOIÁS MT MS DF

Total

PROGRAMAS UFG UCG UFMT UFMS UCDB UNB UCB

EDUCAÇÃO 16 10 13 9 7 10 1 66

CIÊNCIAS DA SAÚDE 1 - - - - 7 - 8

PSICOLOGIA - 1 - - 1 1 - 3

SAÚDE E DESENV. NA REGIÃO CENTRO-

OESTE - - - 1 - - - 1 SAUDE COLETIVA - - 1 - - 1 - 2 FILOSOFIA - - - NUTRIÇÃO HUMANA - - - 1 - 1 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - - - 1 - 1 GERONTOLOGIA - - - 1 1 HISTÓRIA - - - 1 - - - 1 CULTURA VISUAL 1 - - - 1 SOCIOLOGIA 1 - - - 1 TOTAL 19 11 14 11 8 21 2 86

Fonte: Banco de dados da Capes (2010)

De acordo com a Tabela 1, podemos confirmar que os Programas da área da Educação foram aqueles que apresentaram o maior número de pesquisas produzidas com temáticas relacionadas à área de Educação Física, e isso foi decisivo para definirmos nosso critério de escolha por esses programas. Esclarecemos ainda que o número de pesquisas produzidas nos programas da Educação por professores/pesquisadores da área de formação em Educação Física são bem mais do que aqueles que selecionamos, no entanto, são estudos que não tomaram como objeto propriamente a área da Educação Física. Assim, esses estudos, com seus respectivos autores, não foram selecionados, pois outro critério do nosso estudo foi investigar somente aquelas pesquisas cujo objeto de estudo fosse a Educação Física.

A coleta das dissertações e teses desses Programas de Pós-Graduação foi realizada a partir das listagens disponibilizadas nas bibliotecas online de cada Programa e na base de dados da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior) que disponibiliza um banco de dados com toda a listagem atualizada da produção científica dos Mestrados e Doutorados desses Programas.

Estabelecemos como critério para identificação e seleção das dissertações e teses, a leitura dos títulos e resumos constantes dos trabalhos, a partir da expressão

Educação Física. Além dessa, foram consideradas para a identificação temáticas

relacionadas à área que expressavam especificamente: Dança, Corpo, jogos, atividade física e saúde, treinamento, esportes. Outro critério que definimos para a seleção dos trabalhos foi confirmar a formação inicial dos autores em Educação Física, sendo que,

diante de dúvida quanto à identificação desses estudos, recorremos ao currículo lattes dos autores para confirmar se sua formação inicial foi ou não realizada nessa área.

A partir disso, foi organizada uma listagem (Banco de dados) contendo as informações disponíveis tanto nas listagens disponíveis pelos Programas como no banco de teses e dissertações da Capes. As informações foram: Autor, título, orientador, IES, PPG, área de conhecimento, linha de pesquisa, resumo e palavras-chave.

Até 2010,defendeu-se um total de 294 pesquisas em Educação Física, se somadas às pesquisas identificadas tanto nos Programas de Pós-Graduação em Educação nos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal,quanto nos Programas de Pós-Graduação em Educação Física do Distrito Federal.

Na área de Educação, por sua vez, conforme se observa na Tabela 2, produziu-se um total de 2.393 dissertações e 73 teses distribuídos nos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFMS, UCDB, UFMT, UFG/GO, PUC/GO e UNB, desde o início de criação desses cursos. A partir dessa busca foi possível identificar um total de 70 trabalhos que possuem temáticas relacionadas à área da Educação Física.

Tabela 2 – Demonstrativo da Instituição, conceito/CAPES, inicio dos programas de Pós-Graduação emEducação e total de dissertações defendidas, identificadas e disponíveis

Instituição/ Programas

Conceito/ Inicio do curso

Dissertações e teses até 2010

D e T identificadas - Educação

Física como objeto de estudo Disponíveis CAPES

Estado (M) (D) M D Diss. Teses D* T* D* T*

UFMS MS 4 4 1988 2004 292 1 9 - 2 - UCDB MS 5 - 1994 - 231 - 7 - 6 UFMT MT 4 4 1988 2008 613 - 13 - 5 - UFG/GO GO 5 5 1985 2002 395 51 16 1 14 1 PUC/GO GO 4 4 2001 2006 135 9 10 1 5 1 UNB DF 4 4 1975 2001 727 12 13 - 2 - Total 2393 73 68 2 34 2 2466 70 36 D* - Dissertações; T* - Tese. Fonte: SACARDO (2012)

Podemos observar que do total de 70 dissertações e teses identificado, apenas 34 dissertações e 2 teses estavam disponíveis com o texto completo.

Já no Programa de Pós-Graduação em Educação Física foi produzido até 2010 um total de 221 dissertações e 4 teses, como se verá na Tabela 3, a seguir.

Tabela 3 – Demonstrativo da Instituição, conceito/CAPES, inicio dos programas de Pós-Graduação em Educação Física e total de dissertações defendidas.

Instituição Conceito/CAPES Início do curso No. dissertações e teses defendidas até 2010

Disponíveis 25% das D/T disponíveis

M D Mestrado Doutorado Mestrado Doutorado D* T* D* T*

UCB/DF 4 4 1999 2005 183 11 78 11 19 3 UNB/DF 3 - 2006 - 38 - 32 - 8 - Total 221 11 110 11 27 3 232 121 30 D* - Dissertações; T* - Tese. Fonte: SACARDO (2012)

Vê-se que até o ano de 2010,defendeu-se um total de 221 dissertações e 11 teses nos Programas de Pós-Graduação em Educação Física em toda a região. No entanto, para compor o estudo, localizamos disponível um total de 110 dissertações e 11 teses. Nesse caso, diante da impossibilidade técnica da leitura de todas as dissertações e teses defendidas nesses Programas (UCB e UNB), adotamos como procedimento a retirada de uma amostra de 25% do total dos estudos disponíveis. Essa amostra foi tomada por meio da técnica de seleção estratificada e sistemática. As pesquisas foram distribuídas pela área de concentração do Programa, linhas de pesquisa e datas de defesa. Foi dado um número para cada uma delas, da mais antiga a mais recente.

Como os Programas de Pós-Graduação em Educação Física da UCB e da UNB possuem uma única área de concentração, a distribuição das pesquisas foi organizada em estratos, por linhas de pesquisa, em sequência numérica e, a partir daí, selecionados 25% de cada estrato, segundo a técnica de fila. Os 25 % corresponderam a um elemento da amostra para cada quatro da população. O primeiro elemento de um a quatro foi escolhido por sorteio aleatório. e os demais, segundo o intervalo n+4 até cobrir o total da população. Assim, a amostra foi composta por um total de 27 dissertações e 3 teses, 19 dissertações e 3 teses da UCB/DF e 8 dissertações UNB/DF. Com a intenção de ilustrar mais especificamente essa amostra, a Figura 2 permite visualizar como ficou distribuída por linha de pesquisa a amostra de 25% das dissertações e teses disponíveis da UCB/DF.

Figura 2 – Demonstrativo da distribuição da amostra de 25% das dissertações e teses

disponíveis por linhas de pesquisa no PPGEF da UCB/DF.

Pode-se observar que distribuímos as dissertações e teses por linhas de pesquisa, e adotamos a sigla NC (não consta) para o montante delas sem indicaçãoda linha de pesquisa pertencente que, nesse caso, contou com 4 dissertações distribuídas para compor a amostra. Já a linha 3 – Exercício físico, reabilitação, doenças crônicas não- transmissíveis e envelhecimento – foi a amostra composta pelo maior número de trabalhos: 8, distribuídos em 7 dissertações e 1 tese. Em seguida, aparece a linha 1- Aspectos biológicos relacionados à atividade física e saúde - com 6 dissertações e 1 tese; e por fim, a linha 2 – Aspectos socioculturais e pedagógicos relacionados à atividade física e saúde - com 2 dissertações 1 tese, de forma a totalizar19 dissertações e 3 teses, distribuídas por linhas de pesquisa que compuseram a amostra.

Por sua vez, a Figura 3 permite visualizar como ficou distribuída, por linha de pesquisa, a amostra de 25% das dissertações e teses disponíveis da UnB/DF.

6 1 2 1 7 1 4

UCB (diss.) UCB (teses)

L 1. Aspectos biológicos relacionados à atividade física e saúde

L 2 . Aspectos Sócios-culturais e pedagógicos relacionados à atividade física e saúde

L 3. Exercício físico, reabilitação, doenças crônicas não-transmissíveis e envelhecimento

Figura3– Demonstrativo da distribuição da amostra de 25% das dissertações e teses disponíveis por

linhas de pesquisa no PPGEF da UNB/DF.

Visualiza-se, pois, que a distribuição das 8 dissertações que compôs a amostra nesse programa ficou da seguinte maneira: 2 dissertações distribuídas na linha 1 e 2, respectivamente, Aspectos biológicos relacionados ao desempenho e saúde / Exercício físico e reabilitação para populações especiais, e4 dissertações para a linha 3 – Estudos sociais e pedagógicos da E.F., esporte e lazer.

Assim, a amostra total selecionada nos Programas de Pós-Graduação em Educação Física (UCB/DF e UNB) corresponde a 30 estudos: 27 dissertações e 3 teses, como se viu na Tabela 2.

Após a identificação e seleção das pesquisas, partimos à coleta dos dados. Para desenvolvimento dessa coleta,foram elaborados dois formulários com o auxílio da planilha MS Excel,denominados: 1-Formulário para Coleta

Bibliométrica/Epistemológica e 2 – Formulário para Coletadas Referências. Esse

segundo foi construído no intuito de auxiliar a coleta das referências listadas ao final das teses e dissertações dos principais autores citados no referencial teórico destes estudos,visando à análise de citações. Já o primeiro formulário foi composto por indicadores bibliométricos (autor, ano, orientador, bolsa, área de concentração, linha de pesquisa, titulo do trabalho, instituição, programa de pós-graduação, palavras-chave, resumo, entre outros) e por elementos que fundamentam a análise epistemológica, os quais foram adaptados e incluídos tomando por base o instrumental de análise denominado “Matriz Epistemológica” (cf. ANEXO A) (SILVA e SANCHEZ GAMBOA, 2011).

2 2 3

1

UNB

L 1 . Aspectos biológicos relacionados ao desempenho e saúde L 2. Exercício físico e reabilitação para populações especiais L 3. Estudos sociais e pedagógicos da E.F., esportes e lazer. NC

De fato, essa Matriz é um instrumento de análise para subsidiar análises epistemológicas da produção científica, tendo ela sofrido algumas alterações nos últimos anos, no intuito de ampliar suas perspectivas de análises. Primeiramente, ela foi denominada de “Esquema Paradigmático” (BENGOECHEA et al. 1978; SANCHEZ GAMBOA, 1987) para localizar e articular os elementos técnicos, teóricos, metodológicos e epistemológico na produção do conhecimento.

Posteriormente, aparece o conceito de “Matriz Paradigmática” (SANCHEZ GAMBOA, 1996) que amplia seus elementos para uma perspectiva lógico-gnosiológica e recupera pressupostos que envolvem a compreensão de sujeito e objeto (gnosiologia) e as visões de mundo (ontologia) dominantes na produção da ciência.Recentemente, desdobra-se a “Matriz Epistemológica”(cf. ANEXO A), um instrumento de análise que tem buscado inovar-se constantemente com perspectivas ampliadas,considerando não apenas os elementos lógicos (técnicos, metodologias, teorias e epistemologias) e os pressupostos gnosiológicos e ontológicos – visões de mundo, mas incorpora e articula nessa mesma matriz elementos internos de análise (lógico-gnosiológicos e metodológicos) com elementos externos (sócio-históricos) da produção científica (SILVA e SANCHEZ GAMBOA, 2011).

Essa Matriz recupera a lógica essencial da pesquisa científica: a relação básica entre uma pergunta (P) e uma resposta (R), além dos elementos articulados que se encontram implícitos em toda produção científica. Segundo Sanchez Gamboa (2007, p.69-70), esses elementos organizam-se em diferentes níveis ou grupos de pressupostos, sendo considerados os mais importantes pelo autor

“O primeiro nível, o básico, se refere à lógica reconstituída entre a pergunta (P) e a resposta (R). O ponto de partida de todo processo de pesquisa está na elaboração da pergunta. A pergunta (P) se processa a partir do mundo da necessidade que se traduz em indagações e questões que se qualificam claras, distintas e concretas. Na elaboração da resposta (R) se integram diversos níveis de complexidade, que indicamos assim: a) Nível técnico: refere-se aos instrumentos e passos operacionais com que são coletados e sistematizados os registros, os documentos e as informações sobre o rela; b)

nível metodológico: refere-se às maneiras como são organizados os

processos do conhecimento; c) nível teórico: refere-se aos referenciais explicativos ou compreensivos utilizados na abordagem dos fenômenos estudados; esse nível se refere, também, ao núcleo conceitual básico utilizado ou desenvolvido, aos autores privilegiados, às críticas ou polêmicas com relação a outras teorias, aos grupos de explicitação e articulação de categorias com correntes e tendências de pensamento ou doutrinas científico-filosóficas e suas relações com interesses ou ideologias predominantes; d) Nível epistemológico: refere-se às concepções de causalidade, de ciência e critérios de validação dos requisitos da prova científica; e) pressupostos gnosiológicos; refere-se às maneiras de abstrair,

generalizar, conceituar, classificar, formalizar ou, em termos gerais, às maneiras de conceber o objeto e de relacioná-lo com o sujeito no processo cognitivo; f) pressupostos ontológicos: fazem referência a categorias gerais que abrangem, dentre outras, as concepções de homem, de sociedade, de história e de realidade (espaço, tempo e movimento), isto é, categorias que exprimem a cosmovisão que o pesquisador, o grupo de pesquisa ou comunidade científica tecem no momento de realizar o processo de formular e procurar respostas para os problemas ou fenômenos abordados”.

A partir da construção dos formulários, desenvolvemos a coleta dos dados empíricos e suas informações foram inseridas neles (cf. APÊNDICE A e B). Para coletar os dados contidos nos textos das dissertações e teses e inseri-los nos formulários, foi realizada na íntegra a leitura das dissertações e teses selecionadas até 2010, e,a partir daí, perguntas específicas sobre o texto de cada uma delas, identificando os indicadores técnicos, teóricos, as categorias, os pressupostos epistemológicos e gnosiológicos que foram registrados nos itens correspondentes, constituintes da planilha/formulário. Para o tratamento dos dados, foi utilizado o software para análise bibliométrica: Vantage Point (Search Technology, Inc. - versão 7). Após tal tratamento, os dados dos registros foram agrupados, buscando seu processo de síntese por meio dos elementos explícitos nos textos das teses e dissertações referentes aos temas, tratamento de fontes e informações, sequências lógicas (SILVA e SANCHEZ GAMBOA, 2011).A partir disso, são retomados os elementos “implícitos” – os pressupostos epistemológicos - nos textos científicos, sinalizando para os significados, interesses e compromissos envolvidos por determinada comunidade científica.

Para a análise do contexto das condições de produção (sócio-histórico), foram desenvolvidas discussões que dizem respeito às políticas de Ciência e Tecnologia, mais especificamente, as políticas de Pós-Graduação, bem como o processo de criação e desenvolvimento dos Programas de Pós-Graduação selecionados. Tais informações têm sido buscadas e obtidas via consulta nos sites do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), no Ibict, na Capes e nas publicações que dizem respeito à Pós-Graduação em geral, e como também àquelas que tratam das áreas de conhecimento (Educação e Saúde), específicas deste estudo.

Para análise dos indicadores bibliométricos, pautamo-nos também na análise bibliométrica dos principais autores citados no referencial teórico desses estudos,visando à análise de citações que permitiam identificar a frente de pesquisa de uma determinada área do conhecimento “por meio de um conjunto de autores que se citam na literatura recente, revelando um estreito padrão de relações múltiplas, na

literatura sobre o assunto” (GUEDES e BORSCHIVER, s/d).Após, estabelecemos um mapeamento e caracterização da área da Educação Física no cenário acadêmico via análise do referencial teórico dos autores que poderá inclusive apontar se há concentração deles – aqueles que constituem a “Frente de Pesquisa” (MOSTAFA, 2002), como já mencionado anteriormente – os quais seriam considerados os mais influentes de uma área.

No capítulo 5, explicitaremos os resultados da análise dos indicadores bibliométricos da produção científica em Educação Física tanto nos Programas de Pós- Graduação em Educação como naqueles da Educação Física propriamente dita.

5 INDICADORES BIBLIOMÉTRICOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO