• Nenhum resultado encontrado

OU ACOLHIMENTO EFETIVAÇÃO DA CONSULTA,

4.4 Estratégias Desenvolvidas

Para que alcançássemos os objetivos propostos, foram traçados planos de ações desenvolvidos durante a prática educativa e assistencial. Tais ações desenvolveram-se sob a luz da teoria de Paulo Freire que, portanto, remete a metodologia problematizadora.

As atividades realizadas estão descritas neste relatório e seus planejamentos operativos constam nos apêndices. Para manter o anonimato dos participantes das oficinas, foram estabelecidas as letras T e G para nos referirmos respectivamente aos trabalhadores e as

44

gestantes, seguidas de um número que as diferenciassem. As falas e imagens utilizadas foram autorizas por intermédio da assinatura de dois termos de consentimento livre e esclarecido (apêndices C e D). Houve, por decisão dos acadêmicos, um revezamento no exercício das atividades propostas, envolvendo assim todos na contemplação dos objetivos, estimulando um maior aprendizado e oportunizando a todos o exercício do papel de facilitador nas oficinas dirigidas aos trabalhadores nos encontros com as gestantes.

Tínhamos, como primeiro objetivo específico, conhecer a realidade local e levantar os problemas-chave, junto aos trabalhadores da ULS. Para tal, nos inserimos nas atividades junto aos profissionais de saúde para que pudéssemos fazer o levantamento das necessidades por meio de observação. Além disso, realizamos uma oficina nos valendo da criatividade e do lúdico denominada I Encontro para o Diálogo (apêndice E), aplicando a primeira etapa do Arco da Problematização, com uma dinâmica de grupo que propiciou o contar da realidade vivida no trabalho, na qual os trabalhadores levantaram os problemas de seu cotidiano. Recorremos ao artifício da montagem de um painel, contendo os problemas chave levantados pelos trabalhadores e selecionados como sendo possíveis de serem solucionados ou modificados.

O segundo objetivo específico alcançado foi proporcionar fundamentação teórica aos trabalhadores, na intenção de construir estratégias que visassem equalizar os problemas detectados. Para isso, desenvolveram-se métodos para discussão e busca de construção de respostas para as necessidades, por meio de aula expositiva dialogada e debate com especialistas convidados. Com os trabalhadores, foi teorizado sobre Programa Docente Assistencial e comunicação nas relações interpessoais, já com as gestantes foram abordados parto, cuidados com o recém nascido, aleitamento materno, sexualidade na gestação e mecânica corporal.

Oportunizamos a busca de informações através de leitura de textos fornecidos por nós, sobre os temas geradores emergidos no I Encontro para o Diálogo , fomentando o debate e sistematização das idéias, provocando a construção de respostas para os problemas. Para a teorização e partilha de idéias, empregamos a técnica quem parte e reparte fica com a melhor parte , que se trata de uma dinâmica que utiliza pequenos fragmentos teóricos escritos colocados em um saco e retirados pelos participantes. Ocorreu a leitura em voz alta, repartindo com o outro o que entenderam, fazendo comentários, dando exemplos, motivando

45

o debate. Por fim, foram utilizados debates e, mais uma vez, o lúdico na construção de possíveis respostas para os problemas encontrados.

A intenção de promover ações na perspectiva de mudanças de atitudes na prática pessoal e profissional dos trabalhadores, contribuindo na melhoria da qualidade da assistência prestada, era o nosso terceiro objetivo especifico. Realizamos discussões com os trabalhadores sobre as ações que representam mudanças e possibilitam resolver os problemas existentes, nos valendo de métodos específicos para cada situação encontrada, dos quais utilizamos encontros dialogados e reflexões sobre a prática dos profissionais.

Com o propósito de alcançar nosso quarto objetivo, que foi de prestar assistência à gestante em todos os períodos de gestação, nos valemos de consultas de enfermagem, valorizando o momento vivido, incentivando a participação da família no processo gravídico, orientando sobre as modificações específicas do período gestacional, colocando-se a disposição para conversar sobre assuntos relacionados ao momento, registrando adequadamente em prontuário e encaminhando para serviços e exames quando necessário. As consultas foram agendadas seguindo o protocolo existente na ULS.

Também participamos como facilitadores dos grupos de gestante, contribuindo com as discussões, levando dinâmicas de grupo, recurso audiovisual e informações, nos integrando ao grupo, com a finalidade de proporcionar um ambiente de trocas de experiências e conhecimentos para todos. O grupo de gestantes reuniu-se quinzenalmente, período que utilizamos para executar as discussões.

O Sábado da Gestante foi um encontro desenvolvido a partir dos problemas-chave levantados pelas gestantes. Apesar de não ter sido planejado anteriormente, os acadêmicos perceberam a necessidade de uma atividade extra para complementar os demais objetivos educativos e assistenciais com as grávidas. Para tal, foram convidados especialistas de diferentes áreas de atuação, que ministraram palestras e trocaram conhecimentos com as mulheres, em um momento de integração entre acadêmicos, trabalhadores da ULS, gestantes e suas famílias.

Ainda confeccionamos, com auxílio das participantes do grupo de gestantes, um folder educativo com orientações e recomendações específicas de cada trimestre do processo gestacional, que foi entregue as grávidas no encontro Sábado da Gestante .

46

Nosso quinto e último objetivo específico foi desenvolver educação em saúde na sala de espera da unidade abordando temáticas de interesse da comunidade. Inicialmente afixamos um cartaz na sala de espera da ULS, no qual constava um convite à participação dos usuários, já informando a data e hora em que ocorriam. Junto ao cartaz, disponibilizamos uma caixa de sugestões, onde os usuários poderiam depositar idéias de assuntos a serem posteriormente discutidos.

A primeira atividade em sala de espera foi feita por intermédio de diálogo individual, para levantamento de temas a serem abordados nas atividades futuras. Posteriormente, a atividade foi direcionada às usuárias gestantes, ainda de acordo com os temas apontados por elas. Para a discussão da temática proposta, utilizamos vídeos educativos e debates, motivando troca de experiências.

47

5 RELATO, DISCUSSÃO E AVALIAÇÃO DA PRÁTICA EDUCATIVA E

Documentos relacionados