• Nenhum resultado encontrado

É importante ressaltar, ao apresentar a organização deste trabalho, que, embora eu tenha assumido simultaneamente o papel de professora e pesquisadora, o presente estudo seguiu um percurso que talvez fuja do modelo das pesquisas empíricas tradicionais. Porém, esta estrutura certamente reflete, de forma mais próxima, como os conflitos entre teoria e prática ocorrem na atividade docente cotidiana.

No meu caso específico, meu estudo de mestrado e minha experiência buscando explorar as TICs levaram-me a ter o desejo de mudar e ampliar o uso da web, utilizando-a para explorar o fórum digital em uma atividade extraclasse. Vê-se nesse esforço o interesse de motivar meus alunos e, também, propiciar situações reais de comunicação, tidas como essenciais nas propostas sobre o ensino comunicativo, que fortemente embasou minha formação docente. Além disso, o interesse por questões culturais também foi oriundo dessa formação tradicional, já que uma das principais razões que justificam o ensino de línguas nas propostas e orientações pedagógicas é que “aprender uma língua é adquirir uma nova cultura”. Esse princípio tem sido acatado de forma axiomática, pouco questionado e problematizado por teóricos e docentes.

Quando iniciei minha experiência pedagógica, como a grande maioria dos professores, tinha um conhecimento geral sobre o uso de tecnologias em práticas de ensino e um grande otimismo em relação a resultados, alimentado pelas promessas de mudanças apontadas na literatura. No meu caso, havia também a experiência prévia do estudo de

mestrado que focou o uso de um material digital já construído, que tinha por meta estudo automonitorado de leitura em língua inglesa, que me fizeram acreditar no uso das TICs como uma alternativa bastante promissora. A prática pedagógica que compôs o corpus na presente pesquisa foi realizada concomitantemente ao aprofundamento das reflexões teóricas que fiz, levando em consideração minhas orientações teórico-metodológicas iniciais.

É possível ponderar que, quando a coleta de dados foi realizada, a intersecção entre a teoria e a prática não eram tão próximas como eu supunha e desejava. Concluída a análise dos dados, procurei “olhar para trás” e refletir sobre os caminhos percorridos. Distanciei- me da posição de professora-pesquisadora e assumi o lugar de leitora de mim mesma. Esse olhar retrospectivo e crítico permitiu flagrar meus movimentos no corpo deste estudo e trazer à tona alguns tópicos que não havia sido possível perceber enquanto submersa na pesquisa. Esta revisão crítica foi útil para avaliar a natureza dos resultados positivos dessa experiência, assim como os problemas inesperados que identifiquei. Isso me permitiu rever minhas crenças teóricas e sugerir caminhos mais promissores.

Sintetizando, o relato geral da pesquisa que constitui essa tese de doutorado busca registrar de forma honesta o percurso de uma professora em suas iniciativas de trazer as TICs para a prática de ensino e aprendizagem de língua espanhola. Optei por essa estrutura de relato acreditando que ela pode ser útil para professores de línguas entenderem com mais clareza os desafios colocados no uso das tecnologias digitais como apoio ou meio na aula de LE. Colocando-me no lugar de professora, sei que muitas vezes desanimamos por perceber que, na prática, as coisas nem sempre acontecem como é descrito em contextos empíricos mais controlados. Tendemos a atribuir as dificuldades e falhas à nossos limites

pessoais em relação ao domínio das tecnologias e mesmo teórico-metodológico. Tais limites podem de fato existir, mas na vida real de sala de aula muitos problemas ficam mais evidentes porque essa é uma situação extremamente complexa, diversificada e, muitas vezes, imprevisível. Acredito que evoluímos como professores quando aprendemos estabelecer uma relação dialética entre nossas orientações teóricas e os resultados concretos de nossas iniciativas pedagógicas. Esse foi o meu percurso.

O estudo foi subdividido em seis capítulos. O primeiro capítulo, composto desta introdução, busca situar o leitor no contexto geral da pesquisa. O segundo capítulo apresenta uma síntese da literatura pertinente ao tema escolhido. Sendo meu interesse explorar a experiência intercultural através do fórum digital, entre alunos brasileiros e interlocutores argentinos, dividi o capítulo dois em duas partes principais: (1) o ensino de línguas e sua dimensão cultural; e (2) a natureza das interações no ambiente digital.

Na primeira parte do capítulo apresento, inicialmente, o desenvolvimento da perspectiva cultural dentro do ensino de LE nas últimas décadas até o presente momento. Em seguida, discuto a definição de cultura e a posição de alguns autores sobre a relação entre língua e cultura. Finalmente, saliento os diferentes usos da web para a aprendizagem da língua e da cultura dentro de contextos formais de ensino, assim como modelos para avaliar o contato intercultural dos alunos com falantes nativos. Na segunda parte do capítulo dois, privilegio, primeiramente, o conceito de interação sob uma perspectiva de aprendizagem no ambiente digital. Após essa discussão, focalizo estudos que fornecem subsídios teóricos para classificar as mensagens inseridas no fórum digital analisado neste trabalho, a fim de compreender a dinâmica e a natureza das interações desta pesquisa. Por último, examino um modelo teórico para a análise qualitativa das interações, assim como

resultados de algumas pesquisas realizadas que utilizaram esse modelo em seu processo de análise de interações on-line.

No terceiro capítulo, busco explicitar em detalhes os procedimentos metodológicos desta pesquisa. Após a discussão da escolha da metodologia, apresento o contexto de pesquisa, a descrição dos participantes e os instrumentos de coleta de dados. No capítulo quatro, contemplo a análise dos dados obtidos, buscando responder detidamente as perguntas propostas neste trabalho. Em seguida, no capítulo cinco, retomo os principais resultados da análise, procurando apresentar uma síntese das respostas das perguntas de pesquisa e as possíveis implicações desses resultados para o ensino de línguas.

Finalmente, no capítulo seis, revejo meu percurso como professora e investigadora. Entendo que a função social de pesquisas acadêmicas, preocupadas com o ensino, seja não somente salientar caminhos promissores, mas igualmente indicar problemas que precisam ser levados em consideração em iniciativas futuras. Abrimos e fechamos portas teóricas e, nessa relação entre teoria, investigação empírica e prática cotidiana de sala de aula, mudamos nossas crenças e, com isso, nossa própria natureza como pesquisadores e professores. Esse capítulo final reflete de maneira crítica o que hoje eu penso e faria diferente. Ou seja, tendo a possibilidade de organizar esse relato dentro de moldes ideais, fiz a opção por registrá-lo tal qual ocorreu na minha história pessoal de amadurecimento acadêmico e pedagógico.

 

2.  FUNDAMENTOS  TEÓRICOS  

Como mencionado na seção introdutória desta tese, a experiência empírica prevista no presente estudo visa explorar interações entre aprendizes principiantes e falantes nativos de língua espanhola, através do fórum digital, com o propósito de aprofundar o contato cultural com a L-alvo. Essa investigação levou-me a aprofundar meus conhecimentos em dois eixos teóricos, necessários para analisar a experiência em questão: Primeiro, a inserção de questões culturais no ensino de LE e, segundo, a dinâmica das interações que podem ocorrer em fóruns virtuais. As seções que seguem registram as questões já exploradas e algumas conclusões oferecidas pela literatura.