• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III ESTUDO DE CAMPO

3. Estudo de Campo

3.7. Estudo Experimental

Este subcapítulo apresenta o estudo experimental desenvolvido com estudantes do ensino superior (Politécnico) e militares da Força Aérea Portuguesa e tem como Objetivo geral “Avaliar se existe relação entre o comportamento postural durante o período do sono e a

qualidade de vida em populações jovens.”

Esta análise será realizada com a aplicação do método e do Software iSEE de suporte adaptado no âmbito desta tese, para avaliação dos comportamentos de interação com o equipamento do quarto em contexto real de dormitórios.

Este estudo pretende analisar esta influência através de depoimentos sobre a qualidade de vida de um grupo de voluntários, através de técnicas de inquirição, e através da observação dos comportamentos durante o sono.

Como objetivos específicos este estudo pretende:

I. Verificar se houve um aumento significativo da quantidade de registos observáveis

dos bons hábitos de comportamentos posturais durante o período de sono após um período de treino.

II. Avaliar a influência do treino de boas práticas de comportamento postural durante o

período de sono nos índices de qualidade de vida;

III. Avaliar a influência do treino de boas práticas de comportamento postural durante o

Efeitos de uma intervenção postural durante o sono na perceção da dor na coluna vertebral, na qualidade de vida e na qualidade do sono

CAPÍTULO III - ESTUDO DE CAMPO – Estudo experimental

134

IV. Avaliar a influência do treino de boas práticas de comportamento postural durante o

período de sono nos índices de qualidade do sono.

3.7.1. Confidencialidade dos dados, riscos e desconforto

Todos os dados recolhidos são confidenciais, sendo analisados de forma coletiva e não individual. Cada participante será identificado por um código, atribuído pelo pesquisador responsável que não revelará a identificação pessoal ou opinião individual de nenhum dos participantes. Também serão reservados os direitos de imagem e dissimulados todos os registos de imagem e vídeos. Os resultados obtidos serão utilizados apenas para fins académicos (dissertação de Doutoramento) e publicações científicas, no entanto, estes resultados nunca farão referência à identidade dos participantes, devendo ser inutilizados, ao fim de 5 anos. Este estudo não possui métodos invasivos, consumo de substâncias químicas ou naturais, ou representa quaisquer riscos para a saúde dos seus participantes. Entretanto, e somente durante os 3 dias de análise, pode ocorrer algum distúrbio do sono nas pessoas mais sensíveis, que é naturalmente provocado pela ansiedade ou pela alteração dos hábitos e dinâmica do sono. Contudo, este desconforto pode ser minimizado pela habituação com os procedimentos do estudo e benefícios de bem-estar dos participantes.

3.7.2. Tipo de Estudo

O presente estudo enquadra-se nos conceitos de investigação transversal, investigação ação e investigação descritiva correlacional.

Segundo Fortin (2009), um estudo transversal consiste em observar as características da amostra num determinado tempo. Ou seja, pretende-se observar, registar, analisar e correlacionar fatos (variáveis) sem os manipular, num dado momento, de forma quantitativa, sendo os objetivos deste tipo de investigação quantitativa, realizar descrições recorrendo ao tratamento estatístico de dados recolhidos, encontrar relações entre variáveis e testar teorias. Para a realização da metodologia quantitativa, aplicaremos um inquérito por questionário, pois as suas características revelam-se como particularmente adequadas para a investigação que se propõe a realizar, em face de "todo" o contexto de realização do estudo.

Efeitos de uma intervenção postural durante o sono na perceção da dor na coluna vertebral, na qualidade de vida e na qualidade do sono

CAPÍTULO III - ESTUDO DE CAMPO – Estudo experimental

135 Em relação à investigação ação, será adotada indicação da posição ideal de dormir com a quantidade, altura e local ideal de colocação das almofadas a um grupo dos participantes (Grupo 1) em comparação com os restantes participantes que receberam indicação de uma técnica de relaxamento (Grupo 2), ou que não as receberam (grupo 3).

A Investigação ação é utilizada como uma modalidade de investigação qualitativa, com objetivo de promover mudanças sociais e, pode ser descrita como uma família de metodologias de investigação que incluem ação (ou mudança) e investigação (ou compreensão) ao mesmo tempo, utilizando um processo cíclico ou em espiral, que alterna entre ação e reflexão crítica (Chagas & Oliveira, 2006; Dick, 2005).

No que se refere à investigação descritiva, num estudo descritivo correlacional descrevem-se variáveis e exploram-se relações entre elas a fim de determinar as que estão associadas e qual o seu grau de associação. Este tipo de estudo compreende a recolha de informação sobre opiniões, atitudes e condições e englobam as mesmas etapas dos outros tipos de investigação, entre elas a definição do problema, a revisão da literatura, a formulação de hipóteses, entre outras (Fortin, 2009; Carmo & Ferreira, 1998).

Pretendemos com este estudo, obter dados sobre questões pouco analisadas anteriormente, exigindo por isso um instrumento apropriado para recolha dessa informação. Neste estudo, os instrumentos de recolha de informação são baseados em instrumentos já existentes, tendo sido elaborado um questionário informal pelo investigador para determinar a posição de dormir escolhida pelos participantes.

3.7.3. Hipóteses

Em conformidade com o exposto anteriormente, espera-se que os resultados desta tese confirmem a seguinte hipótese principal (H1):

É possível melhorar a qualidade de vida de populações jovens através da adoção de boas práticas posturais durante o período de sono?

Para clarificar a hipótese principal do estudo, levantamos algumas questões que se podem traduzir em novas hipóteses (acessórias) para serem confirmadas no resultado desta tese:

Efeitos de uma intervenção postural durante o sono na perceção da dor na coluna vertebral, na qualidade de vida e na qualidade do sono

CAPÍTULO III - ESTUDO DE CAMPO – Estudo experimental

136

H2 – É possível verificar se as pessoas conseguem assumir um novo comportamento

postural durante o período de sono após um período de treino consciente deste

comportamento?

H3 – É possível melhorar a perceção dos níveis de qualidade de vida de populações

jovens através da adoção durante o período de sono de práticas posturais ideais?

H4 – É possível diminuir os níveis de dor na região da coluna vertebral de

populações jovens através da adoção durante o período de sono de práticas posturais ideais?

H5 – É possível melhorar os níveis de qualidade do sono de populações jovens

através da adoção durante o período de sono de práticas posturais ideais?

3.7.4. Variáveis

Um estudo de investigação implica estabelecer relações de causa-efeito através da

manipulação de variáveis. Num estudo a variável manipulada será a independente, por sua vez, a variável em que se observa o efeito será a dependente. Existem ainda variáveis de controlo que são definidas a priori, assim sendo, o presente estudo apresenta as seguintes variáveis:

- Variável Independente: Comportamentos posturais durante o período de sono. - Variável Dependente: Dor na região da coluna vertebral, índices de qualidade de

vida, índices de qualidade do sono.

- Variáveis de Controlo: Idade, estatuto profissional (estudantes - IPL, militares -

BA5), ambiente de estudo (mesmo tipo de quarto, cama, colchão, almofada e climatização) e Comportamentos posturais durante o período de sono na 2ª fase.

Efeitos de uma intervenção postural durante o sono na perceção da dor na coluna vertebral, na qualidade de vida e na qualidade do sono