• Nenhum resultado encontrado

2.1 Segurança contra incêndios em Centros Urbanos Antigos

2.1.2 Estudos desenvolvidos no Estrangeiro

Índice para o Risco de Incêndio em Edifícios Históricos

Os engenheiros de segurança contra incêndios e os arquitetos há muito que reconhecem a dificuldade de aplicação dos regulamentos de construção e de segurança contra incêndio em edifícios históricos. Os edifícios pequenos e antigos com valor histórico significativo necessitam de uma abordagem eficaz para uma avaliação com base no desempenho (performance - based evaluation).

Uma técnica que ganhou aceitação é a designada indexação do risco de incêndio. O Índice para o Risco de Incêndio Histórico (HFRI – Historic Fire Risk Index) descrito neste trabalho utiliza um modelo linear aditivo com a avaliação de múltiplos atributos para produzir uma medida de risco de incêndio relativo.

As ponderações são estabelecidas de acordo com a importância dos parâmetros do risco de incêndio. Depois, para cada estrutura histórica específica, as grelhas de parâmetros (i.e. a quantidade, ou o grau em que o parâmetro está presente) são determinadas a partir de informação recolhida através de um levantamento detalhado efetuado no local. O risco de incêndio é analisado através do produto entre ponderações e as grelhas de parâmetros, originando um valor único mínimo, que representa o nível de segurança contra incêndio oferecido pelo edifício.

Este é um método mais racional e mais transparente do que os atuais sistemas de indexação de risco publicados em Regulamentos e Normas.

A indexação do risco de incêndio é abertamente subjetiva e uma das maiores críticas é a sua validade perante tanta subjetividade. Tal criticismo não é mais garantido do que para qualquer outro sistema de avaliação, uma vez que todos se baseiam em elementos subjetivos. Na maior parte dos casos a validade é estabelecida através da longevidade, ou por defeito.

Uma abordagem para a validação neste trabalho foi a recolha de informação a partir de práticas de segurança contra incêndio reconhecidas.

Através dos parâmetros destes sistemas e da respetiva medida de importância implícita, foram extrapolados os atributos e as suas ponderações para criar um índice de risco de incêndio aplicável a museus em edifícios históricos. Este exemplo tem como objetivo fomentar o aparecimento de abordagens estruturais mais formais sobre o desenvolvimento da indexação do risco de incêndio. (Watts, 2001).

Código para a Proteção de Incêndio em Estruturas Históricas

A Associação Nacional de Segurança Contra Incêndios (NFPA – National Fire Protection Association) atualiza periodicamente cada código de segurança contra incêndios e as respetivas normas. Considerando a necessidade de um documento que enquadre a proteção contra incêndio em edifícios históricos foi efetuada uma revisão completa ao NFPA 914. A antecedente prática recomendada foi agora classificada como Código para Proteção de Incêndio em Estruturas Históricas. A edição de 2001 da NFPA 914 identifica um processo para analisar as necessidades de segurança contra incêndios em edifícios históricos, desenvolve abordagens genéricas para ultrapassar exigências específicas de outros códigos que possam pôr em risco a integridade histórica e inclui a possibilidade de desenvolvimento de estudos específicos para a aplicação das medidas de segurança contra incêndios em edifícios históricos. A edição de 2001 da NFPA 914, Código para Proteção de Incêndio em Estruturas Históricas, foi aprovada pelo grupo votante da NFPA em novembro de 2000. Juntamente com uma série substancial de revisões técnicas e editoriais, a NFPA 914 passou de prática recomendada a código. Esta alteração tem uma importância fundamental, uma vez que altera o estatuto da NFPA 914 para um documento com força de lei. Esta última edição da NFPA 914 pode ser aplicada e legalmente implementada em qualquer regime jurídico que deseje impor um nível mínimo de segurança contra incêndios em edifícios e estruturas históricas. (NFPA, 2001).

Medidas de Segurança Contra Incêndios em Edifícios Históricos para Uso Universitário

Este trabalho resume os resultados de uma investigação cujo objetivo é desenvolver linhas mestras para a implementação de medidas de segurança contra incêndios em edifícios históricos convertidos em uso universitário e que poderão ser utilizadas na tomada de decisão e na avaliação da viabilidade dos projetos. Em particular, o trabalho centra-se nas relações entre o tipo de edifício histórico, os regulamentos aplicáveis, os requisitos desejáveis para o fim que se pretende e as soluções técnicas que podem ser adotadas em determinada situação.

Uma das principais considerações na reutilização das construções existentes é a garantia das condições de segurança. Para um edifício histórico tal significa garantir a segurança e o bem-estar dos utilizadores, bem como respeitar a traça arquitetónica do edifício. Em Itália as atuais tendências da segurança contra incêndios estão a afastar-se da tradicional aplicação dos regulamentos, em favor de uma abordagem que encara o fogo como um risco a ser considerado em termos da sua probabilidade. Esta visão implica o desenvolvimento de

métodos alternativos para a prevenção e proteção contra incêndio, que sejam capazes de garantir um nível equivalente de segurança baseado nas estimativas dos riscos atuais, presentes em cada caso concreto.

Esta investigação considerou que as questões de projeto e de implementação deviam ser aplicadas às necessidades funcionais, à segurança contra incêndios e aos sistemas de acessibilidades e serviços em relação com as exigências regulamentares e os níveis de desempenho em relação às restrições específicas que afetam a transformação e reconversão de edifícios históricos.

A investigação abordou as relações entre:

 O tipo histórico do edifício envolvido (e as suas características próprias);  Os requisitos regulamentares e os níveis de desempenho;

 Opções de projeto que podem ser adotadas em diferentes situações construtivas.

O trabalho também aborda o desenvolvimento e a aplicação de um método para analisar os riscos de incêndio e estimar a sua extensão (em termos de frequência e estragos causados) de modo a avaliar o desempenho global das opções arquitetónicas, ou situações específicas de construção, mesmo em casos onde todos os regulamentos obrigatórios – que em geral são muito restritivos no que toca a edifícios existentes – foram aplicados. Deste modo, um nível de “risco aceitável” pode ser aplicado à variedade de situações específicas envolvidas. Um dos métodos desenvolvidos, que se baseia na utilização de check-lists, foi verificado através da sua aplicação a um caso estudo. (Aiello, et al, 2002).

Análise de Risco de Incêndio em Cidades Históricas Brasileiras – A Metodologia aplicada à cidade de Ouro Preto

A análise do risco global de incêndio baseada no Método de Gretener, cuja adaptação para cidades históricas foi realizada por António Maria Claret de Gouveia, foi aplicada no diagnóstico do Risco de Incêndio para a cidade de Ouro Preto, no Brasil, sendo composto tanto pelos fatores de risco das edificações, como pelas medidas de segurança existentes e as propostas, a fim de se reduzir o Risco de Incêndio.

Para a proposta das medidas que visam minimizar o risco de incêndio foram consideradas aquelas que atingem de uma forma geral as edificações, procurando-se evitar a descaracterização das mesmas e alertando para as condições precárias que muitas delas apresentam.

A partir da simulação da implementação de medidas de segurança contra incêndios pode-se ainda avaliar as intervenções pontuais a serem executadas. (Gouveia, 2006).

2.2 Legislação de Segurança Contra Incêndios em Edifícios