• Nenhum resultado encontrado

2.1 Segurança contra incêndios em Centros Urbanos Antigos

2.1.1 Estudos desenvolvidos no País

A preocupação da segurança contra risco de incêndios em edifícios e recintos começou a ter uma grande relevância após o Incêndio do Chiado no centro histórico de Lisboa, em agosto de 1988. A dimensão e os prejuízos causados criaram um grande impacto social que desencadeou um conjunto de estudos e medidas preventivas a nível nacional.

Dos vários estudos consultados destacam-se os seguintes:

Estudos efetuados após o grande incêndio do Chiado de 1981

Os efeitos do incêndio do Chiado foram idênticos a quase todos os edifícios atingidos com constituição estrutural similar, verificando-se que todos os elementos de madeira foram destruídos, muitos dos elementos metálicos sofreram deformações significativas e as paredes de alvenaria apresentaram graus aleatórios de danos.

Foi desenvolvida uma simulação do incêndio no edifício Grandella para analisar a evolução das temperaturas e a propagação do incêndio. Serviu, também, para entender as características do incêndio e concluir sobre o nível de danos dos materiais. Foram analisados vários elementos metálicos e as argamassas para estimar a sua degradação durante o incêndio e estudar a sua utilização em reabilitação.

Foi ainda realizado um outro estudo, relativo à análise de risco de incêndio dos edifícios confinantes onde ocorreu o incêndio, utilizando o método de Gretener. Os resultados encontrados apontavam para um elevado risco de incêndio, pelo que foram propostas várias medidas de correção e prevenção para a redução desse risco, como por exemplo, a verificação das instalações elétricas e de gás, a desobstrução, sinalização e iluminação dos caminhos de evacuação, bem como o reforço e implementação de medidas ativas de segurança.

Incêndios em núcleos urbanos antigos - Verificação da segurança contra incêndios na Mouraria

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da dissertação de mestrado do Engº José Manuel Felizardo Gonçalves, elaborado no Instituto Superior Técnico, no ano 1994. No trabalho foi efetuada a análise de risco de incêndio do bairro da Mouraria, em Lisboa, recorrendo ao método de Gretener. (Gonçalves, 1994).

Centro histórico de Évora

A Câmara Municipal de Évora elaborou um estudo aprofundado das condições de segurança contra riscos de incêndio do seu centro histórico, ou seja, cidade intramuros (Património Mundial). Este estudo, chamado de Plano de Segurança, incluiu o levantamento generalizado do edificado, seguido de uma análise de riscos quantificada com base no método de Gretener para propor um conjunto de medidas corretivas. (Oliveira, 1995).

Bairros históricos de Lisboa - Mouraria/Encosta do Castelo, Alfama, Bairro Alto e Madragoa

A Direção Municipal de Reabilitação Urbana da Câmara Municipal de Lisboa solicitou um estudo ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil intitulado “Segurança Contra Riscos de Incêndio em Centros Urbanos Antigos – Bairros Históricos de Lisboa”, tendo sido concluído em 1997.

Este estudo aborda a questão da segurança contra incêndio nas áreas urbanas mais antigas de Lisboa, na dupla vertente edifício/área envolvente, apresentando recomendações resultantes de uma análise sumária a quatro bairros históricos – Mouraria/Encosta do Castelo, Alfama, Bairro Alto e Madragoa.

O estudo é composto por dois relatórios LNEC (Volume I e Volume II):

No Volume I – Implicações na segurança das características físicas e funcionais – é definida a filosofia de intervenção que ditou as medidas propostas, assim como uma caracterização sob os diferentes aspetos relacionados com a segurança contra incêndio dos edifícios e das áreas urbanas antigas em estudo.

No Volume II – Recomendações técnicas sobre medidas de segurança – concretizam-se as principais medidas de segurança propostas tendo em conta o diagnóstico previamente elaborado no Volume I sobre a realidade física existente, nas áreas urbanas antigas de Lisboa.

Importa referir que as medidas aqui contidas não aparecem de uma forma esquemática, mas sim inseridas normalmente no decurso de uma exposição em que se procura definir os diversos fatores em jogo, começando por apontar as medidas mais aconselháveis e, de seguida, as alternativas quando não é possível implementar as primeiras. Na realidade, existem medidas que, sob o ponto de vista da segurança ao incêndio, seriam as melhores mas, por razões diversas, não são exequíveis, tornando-se necessário apresentar soluções alternativas que, embora menos eficazes, permitem melhorar as condições de segurança. (Coelho, 1997) (Coelho, 2006).

Centro histórico de Guimarães

Foi elaborado no âmbito do Projeto ATLANTE - "Melhorar as Cidades Atlânticas Património Mundial da UNESCO", um plano piloto de combate aos incêndios e de segurança nos centros históricos tendo por base a cidade de Guimarães, cujo autor foi o Eng.º Manuel Figueiredo.

Este estudo teve por objetivo uma avaliação do risco de incêndio e a proposta de medidas com vista à melhoria das suas condições de segurança, cujo âmbito físico de aplicação foi constituído pela zona classificada de Património Mundial (zona central) e por uma envolvente a esta, designada no estudo por Área de Análise.

O estudo desenvolvido colocou-se na dupla vertente edifício/área envolvente, detendo-se sobre vários níveis físicos como os edifícios, os espaços exteriores e as próprias morfologias urbanas. Foram ainda objeto de estudo as instalações técnicas e as infraestruturas deste centro histórico. (Figueiredo, 2005).

Segurança ao incêndio em centros urbanos antigos

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da dissertação de mestrado em Engenharia Civil, na especialização em Ciências da Construção, pela Eng.ª Ana Margarida Sequeira Fernandes, elaborado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, no ano 2006. Neste trabalho são abordadas diversas matérias relacionadas com a segurança ao incêndio nos centros históricos, desde a caracterização do edificado em termos de arquitetura, construção e materiais utilizados, até ao diagnóstico dos principais problemas existentes, passando pelo enunciado de um conjunto de princípios gerais que devem orientar as intervenções. Neste trabalho foi ainda desenvolvida uma metodologia de análise de risco de incêndio vocacionada para a aplicação aos edifícios antigos. (Fernandes, 2006).

Avaliação de risco de incêndio em centros históricos. O caso de Montemor - o - Velho

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da dissertação de mestrado de Segurança contra Incêndios Urbanos pela Eng.ª Maria Leal Andrade Santana, elaborado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, no ano 2007. Neste trabalho foram identificadas as particularidades dos centros históricos e o estudo da aplicabilidade dos métodos de análise de risco de incêndios a estas zonas. Foram aplicados os métodos de Gretener e de Frame ao Centro Histórico de Montemor-o-Velho e, depois de analisados os resultados, foram propostas melhorias para esta zona ao nível de segurança contra incêndios (SCI). Foi ainda aplicado um método de análise de risco desenvolvido pelo Eng.º Leça Coelho e pela Engª Ana Margarida Fernandes em 2006. (Santana, 2007).

Medidas de segurança contra incêndio para Angra do Heroísmo

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da dissertação de mestrado de Segurança contra Incêndios Urbanos pela Eng.ª Irene Mealha, elaborado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, no ano 2008.

Este trabalho consistiu no estudo do risco de incêndio da Zona Classificada de Angra do Heroísmo, Cidade Património Mundial. Neste estudo foi utilizado o método de Gretener para verificar o risco de incêndio na cidade. Para o efeito, foram estudados 487 edifícios da Zona Classificada, abrangendo uma área aproximada de 112 000 m2. Foi ainda avaliado o desenvolvimento do incêndio num dos edifícios de Angra, recorrendo a

dois modelos de simulação de desenvolvimento do incêndio (CFAST e ARGOS). Contudo, da aplicação desses dois modelos não resultaram conclusões assinaláveis para a definição de medidas de segurança ao incêndio a propor para os edifícios em geral. (Mealha, 2008).

A segurança ao incêndio no centro histórico do Funchal

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da dissertação de mestrado de Segurança contra Incêndios Urbanos pelo Eng.º Rui Figueira, elaborado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, no ano 2008.

Neste trabalho foi apresentada a metodologia desenvolvida ao nível do licenciamento em Portugal e algumas medidas adotadas pelo município do Funchal, com o intuito de combater o abandono do edificado no seu centro histórico. Foram ainda aplicados os métodos de análise de risco de incêndio de Gretener e ARICA a alguns edifícios do Centro Histórico do Funchal. Procedeu-se a uma apresentação e análise crítica a

estes métodos que resultou na apresentação de várias propostas de alteração. Com base no ARICA,

procedeu-se à criação de um software em linguagem C#, resultando este numa simplificação da aplicação

deste método de análise de risco de incêndio. (Figueira, 2008).

Análise estatística dos incêndios em edifícios no Porto, 1996-2006

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da dissertação de mestrado de Segurança contra Incêndios Urbanos pelo Eng.º Vítor Martins Primo, elaborado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, no ano 2008.

Este trabalho teve como objetivo a recolha, análise e tratamento da informação disponível sobre incêndios urbanos na cidade do Porto no período de 1996 até 2006, procurando assim contribuir para um melhor conhecimento de vários aspetos relacionados com este tipo de ocorrência. (Primo, 2008).

Análise de risco de incêndio na baixa de Coimbra

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da dissertação de mestrado de Segurança contra Incêndios Urbanos pelo Eng.º Paulo Sérgio Dias de Figueiredo, elaborado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, no ano 2008.

Neste trabalho foi caracterizada a baixa de Coimbra onde foram analisados 592 edifícios. Foram aplicados os métodos de FRIM (Fire Risk Index Method) e o método de Gretener ao conjunto destes edifícios, tendo sido propostas, melhorias preventivas para esta zona ao nível de SCI. (Figueiredo, 2008).

Segurança contra incêndio em edifícios no centro histórico do Porto

Este trabalho foi desenvolvido pelo Eng.º Luís Manuel Pais Rodrigues, no âmbito da dissertação de mestrado em Construções Civis, elaborado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, no ano de 2009.

Nesta dissertação de mestrado foram abordadas diversas matérias relacionadas com a segurança ao incêndio no Centro Histórico do Porto (CHP), desde os riscos naturais e tecnológicos associados a esta zona da cidade, à caracterização do edificado, sua morfologia e ao tipo de construção e materiais utilizados, até ao diagnóstico dos principais problemas existentes, passando pelo enunciado de um conjunto de princípios gerais que devem orientar as intervenções.

A aplicação da legislação de segurança contra risco de incêndios em edifícios existentes e em particular nos centros históricos foi outra parte deste trabalho onde foram elencados os princípios gerais de licenciamento dos projetos e planos de SCI com a legislação em vigor, os problemas na sua aplicação, e a apresentação de algumas medidas cautelares para a resolução de não conformidades, bem como a proposta de medidas compensatórias, complementadas com medidas de autoproteção.

Foi ainda desenvolvida uma metodologia simplificada para avaliação do Risco de Incêndio Urbano no CHP, tendo em consideração três fatores: a acessibilidade ao local, a disponibilidade de água para combate a incêndios e o estado geral de conservação do edificado, instrumento de trabalho que permitiu avaliar a maior ou menor dificuldade de combate ao um incêndio que os Corpos de Bombeiros podem vir a ter nos arruamentos do CHP. (Rodrigues, 2009).

Análise do Risco de Incêndio de um Quarteirão do Centro Histórico da Cidade do Porto (Quarteirão 14052 – Aldas, Sé do Porto)

Este trabalho foi desenvolvido pelo Eng.º Diogo Vaz da Fonseca e Cunha, no âmbito da dissertação de mestrado em Engenharia Civil - Especialização em Construções, elaborado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, no ano de 2010.

Neste trabalho faz-se a análise do risco de incêndio, com base no método de Gretener, de um edificado bastante antigo do Centro Histórico do Porto e tiram-se as devidas ilações no que se refere às medidas possíveis a serem implementadas de forma a tornar aceitável esse risco. Dada a importância em serem avaliados os imóveis quanto ao seu risco de incêndio, reforçada com a implementação da nova regulamentação de segurança contra incêndio em edifícios e, particularmente, aqueles que se localizam nos centros históricos das cidades, este estudo vem dar um pequeno contributo nessa avaliação.

Após a realização deste estudo e conhecendo todos os valores referentes ao risco de incêndio, o trabalho teve igualmente como objetivo o de apontar medidas de intervenção e segurança contra incêndio a serem implementadas. (Cunha, 2010).