• Nenhum resultado encontrado

1. INTRODUÇÃO

1.4. Estudos Empíricos da Tese

A tese compreende cinco ensaios relacionados com o mercado de habitação, para o conjunto dos países pertencentes à U.E..

O primeiro ensaio consiste na determinação endógena das quebras estruturais no mercado de habitação da U.E.-15 e na análise/confronto destas alterações de políticas ocorridas nos países. A determinação das datas de alteração do regime de preços no mercado de habitação tem por base a hipótese de que as quebras de estrutura no mercado de habitação são originadas por alterações de política macroeconómica, prudencial e estrutural, sendo que esta hipótese não surge rejeitada para a generalidade das alterações de política estimadas.

O segundo artigo tem por objectivo avaliar a importância das características institucionais associadas ao sistema de crédito hipotecário, mercado de arrendamento e habitação e ao sistema fiscal, nas dinâmicas dos preços das habitações e o seu contributo na explicação dos diferentes comportamentos dos preços da habitação nos países da U.E.-15. Apesar do processo de convergência para adesão à U.E. existem diferenças institucionais significativas ao nível do mercado de habitação e funcionamento das instituições financeiras entre os países da U.E.-15. A evidência empírica sugere a formação de 5 clusters. O cluster formado pela Espanha, Irlanda e Reino Unido, com um sistema de crédito menos conservador, um escasso mercado de arrendamento e um sistema fiscal generoso, apresenta as condições institucionais que potenciam uma elevada voltailidade nos preços da habitação no longo prazo. A análise de curto prazo revela ainda que os desequilíbrios dos preços da habitação face aos seus valores de equilíbrio tendem a ser mais persistentes neste grupo de países. Em situação oposta encontra-se o cluster formado pela Alemanha e Áustria.

Os três ensaios seguintes avaliam o impacto da forte exposição do sector bancário aos activos imobiliários no desempenho e comportamento dos bancos.

Dada a forte exposição do sector bancário aos activos imobiliários, no terceiro estudo empírico avaliamos se o risco do mercado imobiliário deve ser incluído conjuntamente com os riscos de mercado e taxa de juro nos modelos de avaliação dos activos dos bancos, ou seja, são estimadas as sensibilidades dos retornos das acções dos bancos aos retornos do sector imobiliário e como estas são função da dimensão e exposição dos bancos ao sector. Os resultados deste estudo indicam que o valor de

23 mercado dos bancos europeus é sensível a alterações dos retornos do sector imobiliário, verificando-se uma relação positiva entre os retornos dos bancos e os retornos do sector imobiliário, após controlo das condições gerais do mercado e da taxa de juro. Os bancos de menor dimensão e com maior exposição ao sector imobiliário mostram-se mais sensíveis a alterações dos retornos do sector imobiliário.

No quarto ensaio analisamos o impacto dos preços do imobiliário e da exposição dos bancos aos activos imobiliário no risco e rendibilidade dos bancos. O objectivo da análise é estudar de que forma os movimentos dos preços da habitação e a exposição ao sector imobiliário residencial afecta o desempenho dos bancos por via da qualidade dos empréstimos, e consequente impacto no risco e rendibilidade dos activos bancários. Os resultados sugerem que um maior peso dos activos de crédito para aquisição de habitação traduz-se numa diminuição do risco de crédito dos bancos. Os resultados revelam ainda a existência de uma relação não linear (efeito marginal em forma de U), em função do risco do banco, entre a rendibilidade e o peso do crédito para aquisição de habitação no balanço dos bancos. Para os bancos que apresentam um elevado risco de crédito, um aumento do peso do crédito para aquisição de habitação tende a aumentar a rendibilidade ajustada pelo risco do banco, na medida em que o crédito para aquisição de habitação atenua o seu risco de crédito global.

Finalmente, no último estudo, analisamos a existência de bolhas nos preços no mercado de habitação dos países da U.E.-15 e a sua relação com os comportamentos de herding entre os bancos. Os resultados revelam a existência de uma componente de bolha significativa nos preços da habitação do Reino Unido, Espanha, Dinamarca, Suécia e Irlanda. Para este grupo de países a medida de herding para a classe de activos de crédito à habitação, revela-se expressiva e estatisticamente significativa. Os resultados apontam ainda a existência de uma relação de causalidade unilateral da componente bolha dos preços da habitação para a medida de herding calculada para a classe de crédito à habitação.

Os estudos empíricos realizados evidenciam a importância das condições do mercado imobiliário como importante determinante do risco, rendibilidade e valor de mercado dos bancos europeus em resultado da sua elevada exposição ao sector. Por sua vez, o comportamento dos preços da habitação é determinado pelos seus fundamentais mas depende também pelas características institucionais do mercado criando, em alguns casos, condições para a formação de bolhas nos preços.

24 A evidência apresentada nesta tese tem implicações prácticas na regulação e na análise empírica do comportamento dos bancos. Em primeiro lugar, sugere a necessidade dos reguladores, gestores e investidores monitorizarem os valores de mercado do imobiliário, nomeadamente a exposição de cada banco ao mercado imobiliário, da mesma forma que monitorizam a exposição do banco à taxa de juro. Por outro lado, os resultados indicam que as respostas das autoridades monetárias às flutuações nos mercados de crédito e do activo habitação, em particular, no sentido de garantirem a estabilidade financeira e estabilidade dos preços no longo prazo, devem atender às diferentes características institucionais dos países da U.E. Os resultados encontrados sugerem ainda a necessidade de utilização de modelos de avaliação de activos que incorporem um factor de risco adicional – o risco do mercado imobiliário - no que respeita à condução de estudo de eventos no sector bancário.

25

Documentos relacionados