• Nenhum resultado encontrado

3.2 ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO MÉTODO DE REFERÊNCIA

3.2.11 Etapa 6a Coleta de Dados Pesquisa de Campo

Nesta etapa foi realizada a simulação do MERGE-OI em campo, a partir da aplicação organizada da sequência estruturada nos diagramas de atividades. Segundo Oliveira (2007), é na pesquisa de campo que se consegue observar fatos, tais como ocorrem, espontaneamente, realizada no local de ocorrência do evento.

Nesta etapa, aproveitou-se da participação no projeto de Gestão Estratégica de Tecnologia e Inovação (GIT) no Paraná (FAYET, 2010, p. 65), composto de diagnósticos, cursos e capacitações visando promover a inovação nas empresas, onde foi ministrado o módulo de auditoria e avaliação tecnológica com a participação de uma empresa de médio porte do segmento farmacêutico. O evento de capacitação se mostrou como uma oportunidade adequada para a inserção de atividades práticas do MERGE-OI no plano de aulas então elaborado para um dos

tópicos do módulo denominado "gestão do portfólio de inovação". O conteúdo acadêmico já desenvolvido para a capacitação mostrou-se alinhado e pertinente as atividades práticas de aplicação do MERGE-OI, o que contribuiu para a simulação em um ambiente empresarial real. Nesta etapa, portanto, a pesquisadora assume o papel de facilitadora.

Portanto, neste caso específico, a amostragem foi intencional, sendo que o MERGE-OI foi aplicado em seis grupos compostos por sete a oito colaboradores em uma participação total de 45 pessoas. O uso desta amostra é justificado pelo fato de se simular um método em ambiente empresarial controlado, já que a sua aplicação foi realizada dentro da iniciativa privada do segmento industrial em um setor em que inovações são imperativas para a competitividade: o setor de produtos farmacêuticos genéricos.

Sediada no Paraná, a empresa piloto é uma empresa jovem, embora extremamente rígida com relação a segurança da informação, bem como uma baixa interatividade com atores externos. Na etapa de coleta de dados ocorrida em abril de 2009, a empresa tinha 2.294 colaboradores, um portfólio de 125 produtos comercializados, aproximadamente 300 pesquisadores entre farmacêuticos e químicos e com a capacidade média de produção de 350 mil unidades por dia.

O instrumento de pesquisa desenvolvido foi com base em um roteiro de atividades pré-estabelecido (LAKATOS; MARCONI, 2010) e de acordo com o formulário elaborado (Apêndice F2), bem como seguindo, uma estratégia de distribuição de tarefas, ora individuais ora em grupos de trabalho, respeitando um plano inicial de formação de equipes. A vantagem da aplicação dos formulários em campo, dentro de um ambiente real, foi que a amostragem é muito melhor do que a população em geral e há maior flexibilidade, podendo se repetir ou esclarecer as perguntas e significados como garantia de que o trabalho esteja sendo bem compreendido. Adicionalmente, a pesquisa de campo com o uso de formulários permitiu obter dados que não se encontram em fontes documentais ou bibliográficas e que, portanto, se mostraram significativos, confirmando as constatações de Lakatos e Marconi (2010).

_____________

2

O instrumento de pesquisa foi estruturado, considerando que para cada atividade (graficamente representada pelos diagramas de atividades) foram elaboradas perguntas abertas (não estruturadas) em conjunto com quadros e métodos de gestão (estruturados) que melhor representassem os objetivos expressos pelas definições que foram designadas para cada atividade, conforme apresentado no Quadro 11.

Foram elaboradas algumas dicas de preenchimento em algumas etapas mais subjetivas do formulário, sendo que, as perguntas, quadros e métodos foram divididos entre as quatro (4) atividades. Os estudos bibliográficos, cujas referências foram apresentadas anteriormente no Quadro 10, juntamente com o cuidado na elaboração de questões e inserções de quadros e métodos e ainda a pertinência dos mesmos aos objetivos de pesquisa é que nortearam a definição do conteúdo principal do formulário.

Antes de ser realizar o lay-out final do formulário, foi realizado um pré-teste em conjunto com dois pesquisadores de gestão da inovação, em formato de workshop, onde a partir de sugestões apontadas, foi criada uma versão definitiva considerando principalmente a necessidade de se utilizar uma linguagem mais próxima da realidade da empresa. O pré-teste foi de extrema importância, pois, permitiu uma análise crítica isenta por parte de pesquisadores externos, o que permitiu o aperfeiçoamento do instrumento de aplicação em campo.

É importante destacar que nem sempre foi estabelecida uma relação direta entre as subatividades representadas nos diagramas com aquelas representadas no Apêndice F, uma vez que optou-se por traduzir as mesmas em uma linguagem acessível ao grupo de colaboradores da empresa. Independente do estabelecimento destas relações, o mais importante foi manter a consistência entre as definições das atividades propostas (objetivos a serem alcançados em cada atividade) com os resultados esperados ao final da aplicação do MERGE-OI: um portfólio mais preciso de oportunidades de inovação para a empresa.

Atividades (propostas)

Definições Atividades - Pesquisa de Campo

(adaptadas no APÊNDICE F - Instrumento de Pesquisa 6a - Formulário MERGE-OI (V1) –

Apêndice F)

Sintetizar Estratégia Sintetizar estratégias de longo prazo, estabelecer cenários de negócio e antecipar oportunidades.

Atividade 1 - Sintetizar Estratégia: Atividade individual e interativa para

compreender a importância do alinhamento do portfólio com a estratégia de negócio, utilizando etapas de revisão da estratégia.

Descrever Portfólio Avaliar o posicionamento atual do portfólio de produtos e serviços.

Atividade 2 - Descrever e Avaliar Portfólio: Atividade em grupo de avaliação de produtos do portfólio da empresa segundo o seu ciclo de vida e atratividade de mercado para um posicionamento adequado dos produtos. Avaliar Portfólio Avaliar o posicionamento

futuro para melhorar a precisão na escolha do

portfólio de produtos e serviços. Analisar Produto Propor ações de

melhoria, substituição ou novos produtos e serviços sob a ótica da

estratégia, portfólio e observância, selecionando os mais

adequados.

Atividade 3 – Analisar Produto:

Atividade em grupo para levantamento de demandas dos clientes.Atividade em grupo para priorização dos produtos avaliados

anteriormente utilizando métodos de seleção de portfólio.

Recomendar Mudanças

Propor diagnóstico de recomendações.

Atividade 4 – Plano de Desenvolvimento Atividade em grupo para o início da elaboração de plano de desenvolvimento do produto.

Quadro 11 - Lógica de Estruturação da Aplicação do MERGE-OI Fonte: Autoria própria

De acordo com o quadro anterior, a atividade 1 (sintetizar estratégia) pressupõe um entendimento preliminar da empresa no que tange as suas características setoriais, mercadológicas, estratégicas e de definição do negócio e portanto, concomitante a preparação da aplicação do Instrumento de Pesquisa 6ª – Formulário MERGE-OI (V1) (Apêndice F) em campo, elaborou-se e aplicou-se um questionário para prospecção de informações estratégicas com base no Instrumento de Pesquisa 6ª – Questionário de Variáveis para a Síntese Estratégica da Empresa (Apêndice G).

A atividade 2 (descrever e avaliar portfólio) e atividade 3 (analisar produto) foram inseridas conforme definições previstas nas atividades originais.

A atividade 4 (plano de desenvolvimento) foi inserida como substituta da atividade original (recomendar mudanças) e, portanto, teve o maior desvio conceitual em relação as demais, devido as condições de aplicação da pesquisa, em que era

necessária a aplicação em um período pré-determinado (aproximadamente 08 horas), e não haveria tempo posterior de análise pela equipe de pesquisadores para se recomendar mudanças no portfólio. Com isso, foi proposta a atividade substituta de elaboração de plano de desenvolvimento (atividade 4 do Quadro 11) com maior exeqüibilidade considerando as características da amostra.

Primeiramente, foi solicitado o preenchimento das informações estratégicas para um dos sócios-proprietários da empresa conforme Apêndice G.

Com base no resultado, o material foi interpretado pela equipe de pesquisadores para a preparação e condução da aplicação do Instrumento de Pesquisa 6ª – Formulário MERGE-OI (V1) em campo (Apêndice F).

Para a aplicação do formulário em campo, foram definidos seis (6) grupos procurando atender aos critérios pré-estabelecidos a seguir para a sua composição:

• 1 representante de nível gerencial ou próximo; • 1 representante da área financeira;

• 1 ou mais representantes da área de produção;

• 1 ou mais representantes da área de desenvolvimento de produto; • 1 ou mais representantes de marketing e/ou comercial e/ou vendas; • 1 representante de tecnologia da informação (TI) ou áreas afins; • 1 ou mais representantes de recursos humanos (RH) / treinamento.

Estabelecidos os grupos, os formulários foram aplicados passo a passo de acordo com as instruções para cada atividade, sendo que, os colaboradores foram informados para que as reflexões prévias a elaboração das respostas referentes às perguntas abertas fossem realizadas individualmente mas com a consolidação da atividade finalizada em grupo.

Ao final de um período de aproximadamente nove horas de interações entre facilitador e grupos de trabalho, prosseguiu-se para a exploração do material produzido.

3.2.12 Etapa 6b - Exploração do Material - Análise de Respostas a Questões