• Nenhum resultado encontrado

O PORTFÓLIO DE OPORTUNIDADES DE INOVAÇÃO POI

Nesta seção são apresentados os portfólios de oportunidades de inovação gerados pelas empresas participantes da aplicação do MERGE-OI, conforme Quadro 21, bem como, algumas características principais da sua composição.

A empresa A1, do segmento de bebidas, estabeleceu a sua estratégia principal com foco no crescimento de valor agregado por meio da abertura de novos mercados a partir da plataforma de produtos existentes, mas primordialmente para o desenvolvimento de novos produtos, insumos e soluções no segmento de bebidas.

Ao longo da aplicação do MERGE-OI, em específico na atividade de descrever portfólio, foram geradas 21 oportunidades, sendo que, após a consolidação reduziu-se para 10 oportunidades de interesse. Dentre estas, 80% das oportunidades foram de inovações de marketing, já que primordialmente provocariam mudanças na forma de consumo, e que, portanto, exigiriam adaptações na apresentação do produto e, consequentemente, a adoção de técnicas de design que evoluiriam a sua embalagem. As restantes foram direcionadas para a inclusão de insumos diferenciados na composição de seus produtos do portfólio atual, de caráter tradicional.

Como resultado obteve-se um portfólio concentrado na abertura de novos mercados.

Figura 24- Portfólio de Oportunidades de Inovação - Empresa A1 Fonte: Autoria própria

A empresa A2, do segmento de alimentos e panificação, estabeleceu como estratégia principal o atendimento em canais diferenciados, em especial o segmento corporativo. Também, a partir do entendimento de novos padrões individualizados de consumo, estabeleceu oportunidades de inovações na linha de produtos vendidos em porções fracionadas.

Ao longo da aplicação do MERGE-OI, foram geradas 14 oportunidades, sendo que, a aplicabilidade de 70% delas era imediata, pois exigiriam pequenas adaptações. Muitas delas foram de inovações para atendimento a mercados com segmentação em função do comportamento de compra e personalidade específica do grupo atendido, neste caso a cadeia de valor do turismo.

Como resultado, obteve-se um portfólio equilibrado entre produtos e processos novos e melhorados, atendendo tanto mercados atuais quanto novos mercados.

Figura 25 - Portfólio de Oportunidades de Inovação - Empresa A2 Fonte: Autoria própria

A empresa C1, do segmento de construção civil, estabeleceu como estratégia principal o aumento da produtividade de seus processos e a diminuição do custo em suas plantas de construção. Os mercados atendidos permaneceram os mesmos, bem como as suas linhas de negócio. Também, a partir de novos padrões de competitividade exigidos para o setor em geral, o seu portfólio foi estabelecido como meio de acesso a novos fornecedores e parceiros de negócio.

Ao longo da aplicação do MERGE-OI, foram geradas 22 oportunidades. As 3 (três) melhores classificadas foram concentradas em melhoria de processos.

Ao início da aplicação da atividade de avaliar portfólio, em função do excesso de foco em proposições de melhoria na gestão da empresa e, consequentemente, um número expressivo de oportunidades relacionadas a este foco, a empresa foi conduzida a realizar o descarte de algumas oportunidades. Ainda assim, as oportunidades de inovação geradas foram voltadas a estas preocupações de caráter imediatista da empresa, dentre elas o aprendizado e o uso de novas técnicas construtivas, sistemas de gestão, disponibilidade de financiamento e crédito, dentre outras.

Por outro lado, houve uma preocupação com o padrão de comportamento voltado a melhorias de gestão, e a empresa foi conduzida a repensar seu portfólio. Com isso, foram geradas oportunidades na linha de novas plataformas de serviço, da eco-eficiência e processos técnicos específicos.

Como resultado, obteve-se um portfólio concentrado em melhorias de processo para atendimento ao mercado atual.

Figura 26 - Portfólio de Oportunidades de Inovação - Empresa C1 Fonte: Autoria própria

A empresa C2, também do segmento de construção civil, mas com foco em obras de média e grande envergadura, estabeleceu como estratégia principal o aumento da eficiência na gestão das obras do segmento governamental, com

maximização na utilização dos recursos de equipamentos e redução da mão de obra.

Neste caso, as grandes necessidades de inovação são provenientes do próprio cliente, já que muitos dos contratos são estabelecidos por meio de licitações. Neste caso, as oportunidades de inovação geradas consideram sempre a capacidade de gestão de projetos para integrar parceiros e fornecedores na viabilização dos mesmos.

Ao longo da aplicação do MERGE-OI, foram geradas 15 oportunidades. As melhores classificadas foram concentradas em processos.

Como resultado obteve-se um portfólio distribuído entre inovações novas, de melhoria e substituas, conforme apresentado a seguir.

Figura 27 - Portfólio de Oportunidades de Inovação - Empresa C2 Fonte: Autoria própria

A empresa E1, do segmento eletroeletrônico, voltada a sistemas de automação veicular concentrou sua estratégia na ampliação do atendimento aos canais de distribuidores de seus produtos, diversificando produtos a partir da integração com componentes veiculares existentes em segmentos de mercado já atendidos e novos mercados, complementares a estes, como motos e veículos pesados.

As 35 oportunidades de inovação geradas concentraram-se em produtos e soluções de alto valor agregado com integração de tecnologias novas, assim como, a incorporação de tecnologias existentes, para atendimento ao mercado de veículos

leves. No entanto, as oportunidades de inovação que foram melhor classificadas concentraram-se no atendimento a novos mercados.

Como resultado obteve-se um portfólio de oportunidades de inovação concentrado em ofertar produtos novos e no atendimento de novos mercados.

Figura 28 - Portfólio de Oportunidades de Inovação - Empresa E1 Fonte: Autoria própria

A partir dos portfólios de oportunidades de inovação obtidos em função da aplicação do MERGE-OI nas empresas, permite-se afirmar que esta pesquisa cumpre ao seu objetivo primordial: um método de referência que permite que as empresas gerem e selecionem um portfólio de oportunidades de inovação de forma mais precisa.