• Nenhum resultado encontrado

3 MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

3.2 ESTUDO 1 – CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA

3.2.1 Etapa 1: grupos focais

A presente seção apresenta os participantes, instrumentos utilizados e procedimentos de coleta e análise relativos à primeira etapa do estudo 1 – grupos focais.

3.2.1.1 Participantes

Os participantes do primeiro grupo focal eram todas do sexo feminino, com idade entre 19 e 32 anos, possuíam entre 1 e 5 filhos, com renda familiar de até 1,5 salários mínimos.

O segundo grupo focal também foi composto integralmente mulheres, com idade entre 26 e 44 anos, que possuíam entre 1 e 4 filhos e renda familiar média entre 1 e 2,5 salários mínimos.

3.2.1.2 Instrumentos utilizados

Os grupos focais foram orientados por um roteiro inicial, disponível no apêndice A. O mesmo foi criado a partir das boas práticas recomendadas pela literatura na utilização de MEC e laddering, passou pela revisão de três especialistas e então foi aplicado nos grupos focais (etapa 1).

Como forma de registro das entrevistas foi utilizada a gravação de áudio. Optou-se por não utilizar a gravação de vídeo, pois, já no primeiro grupo focal, os participantes mostraram resistência à mesma. Quando informados sobre o intuito de utilizar a câmera, questionaram o entrevistador se seria mesmo necessário realizar tal tipo de gravação e expressaram sua preferência por não fazê-lo. Assim, no intuito de se evitar distanciamento e constrangimento, a gravação de vídeo foi eliminada da coleta.

Antes de cada grupo focal foram fornecidos todos os esclarecimentos necessários aos entrevistados. Foi comunicado sobre o sigilo e o anonimato das respostas, sobre a impossibilidade de identificação posterior (por inexistência de dados) e sobre a gravação do conteúdo. Os mesmos foram informados que a participação era voluntária, que poderiam interromper o processo a qualquer tempo se desejassem e que poderiam não responder a qualquer das perguntas se não se sentissem a vontade.

As informações mencionadas no parágrafo anterior foram compiladas em um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), elaborado em linguagem cidadã - escrito em linguagem simples e coloquial, de forma que pudesse ser mais bem compreendido pelos entrevistados. O TCLE foi coletado para todos os participantes. Cada participante recebeu uma cópia do TCLE, na qual constava o contato do pesquisador para caso de esclarecimento de qualquer dúvida futura.

Quanto às anotações de campo, foram utilizadas notas em papel e gravações de áudio para registrar situações consideradas relevantes – notas descritivas (dos participantes, diálogos, cenário físico, relatos de eventos ou atividades) e notas reflexivas (considerações pessoais do pesquisador) - o mais próximo possível do momento em que aconteceram.

3.2.1.3 Procedimentos de coleta

Os grupos focais foram realizados no mês de setembro de 2019. As características gerais (duração, quantidade de participantes etc) e as técnicas de condução dos grupos focais

se basearam nas recomendações de Grønkjær, Curtis, Crespigny e Delmar (2011), Krueger (2014), Oliveira e Freitas (1998) e Ressel et al. (2008).

O primeiro grupo focal teve duração de 1h20 e contou com a participação de sete pessoas e um pesquisador observador. A seleção do observador se deu por conveniência. O grupo focal foi realizado na sede da ONG Casa de apoio artes e sonhos, localizada no bairro Santa Luzia, na Cidade estrutural. O local funciona como creche para que as catadoras de resíduos sólidos possam deixar seus filhos enquanto trabalham no lixão da cidade estrutural e, também, como ponto de apoio para todas as necessidades urgentes da vizinhança.

O segundo grupo focal teve duração de 1h05, contou com a presença de cinco pessoas e não contou com observador (por indisponibilidade de observadores na data). Foi realizado na sede ABRACE - ONG que apoia crianças com câncer e suas famílias, com as mães de baixa renda que participam de um projeto de empreendedorismo e geração de renda através do artesanato. O mesmo se destina às mães que tiveram que largar seus empregos para se dedicar ao tratamento de saúde dos filhos.

Os locais de realização dos grupos focais foram selecionados de forma intencional e os participantes por um equilíbrio entre intencionalidade e conveniência.

Os grupos focais proporcionaram uma visão ampla dos produtos e arranjos financeiros utilizados pelo público alvo e dos principais motivos para sua utilização. Permitiram também fazer ajustes em determinados termos e abordagens utilizadas pelo pesquisador, melhorando a proximidade com os pesquisados e proporcionaram valiosos indícios sobre as formas pelas quais os pesquisados percebem os atributos dos produtos e as relações financeiras entre pares e entre consumidores e instituições. Dessa forma, suscitaram questões importantes e subsidiaram o processo de entrevistas conduzido na etapa seguinte do estudo.

3.2.1.4 Procedimentos de análise

A avaliação dos grupos focais se deu por meio da análise de conteúdo apenas. Os mesmos não foram utilizados nas cadeias hierárquicas de valor. Dessa forma, os dados dos grupos focais compõem o conjunto de citações diretas dos pesquisados utilizadas ao longo dos resultados e da discussão, uma vez que ilustram de forma contundente algumas situações de consumo. Contudo, não se avançou para a construção de cadeias hierárquicas de valor a partir dos grupos focais.

Então, inicialmente, realizou-se a transcrição dos áudios. Em seguida a leitura detalhada da transcrição, destacando situações de consumo, produtos, atributos,

consequências e valores revelados, bem como quaisquer pontos de atenção julgados importantes pelo pesquisador.

A cada grupo focal foi compilada uma lista com todos esses elementos, iniciando-se um esforço de categorização dos mesmos.

Também foi alvo de análise a postura, desempenho, expressões utilizadas e formas de condução do entrevistador. Após o primeiro grupo focal, foi realizada uma reunião com o pesquisador observador, na qual tais fatores foram discutidos de forma extensiva, avaliando- se o que poderia ser feito para aprimorá-los. Por não ter contado com observador, após o segundo grupo focal foi realizada uma autoavaliação sobre os aspectos anteriormente mencionados.

Após a análise dos resultados do segundo grupo focal, verificou-se que já havia dados e condições suficientes para início das entrevistas. Dessa forma, foi compilada uma lista única de situações de consumo, produtos, atributos, consequências, valores e pontos de interesse. O passo seguinte foi o ajuste do roteiro de entrevista utilizado nos grupos focais, com base nos resultados obtidos, encerrando-se assim a primeira etapa do estudo 1.