• Nenhum resultado encontrado

O Euro como símbolo da UE junto da opinião pública Europeia

Capitulo II O processo de integração económica e monetária na UE

3.4. O Euro como símbolo da UE junto da opinião pública Europeia

Se a materialidade e circularidade do Euro contribuiu para a introdução de um maior realismo e presença da UE no quotidiano dos cidadãos Europeus e por esta via para uma maior percepção e identificação dos cidadãos com o projecto Europeu, também o facto de a moeda única ser emitida por uma entidade independente e supranacional, contribui, em nosso entender, para um maior enraizamento das representações colectivas dos cidadãos Europeus na UE e nas suas instituições, associando de forma mais ou menos consciente a sua ligação e o sentimento de pertença à Comunidade que ultrapassa o próprio carácter simbólico da moeda.

Também no contexto internacional o Euro, enquanto moeda associada ao principal espaço económico mundial253, assume, na nossa interpretação, uma expressão identitária ao representar a Europa como unidade politico-económica ao nível das trocas comerciais e no plano económico e financeiro, distinguindo-se colectivamente por oposição a outras unidades politico-económicas representadas simbolicamente por outras moedas, contribuindo para o desenvolvimento de um sentido de identificação e de identização, que como afirmámos atrás, constitui um elemento fundamental na construção de identidades colectivas.

Esta ligação e maior identificação com a Europa e em particular com a UE enquanto entidade político-económica, que a introdução do Euro veio a estimular, encontra na nossa interpretação, acolhimento nos estudos de opinião realizados pelo Eurobarómetro no sentido de aferir o significado da UE junto da opinião pública Europeia e em particular a evolução das atitudes relativamente ao Euro enquanto marcador e elemento fundamental para a formação de uma identidade colectiva Europeia.

252 Cf. Risse, Thomas – The Euro and Identity Politics in Europe - Op. Cit.

253 Considerando a UE27 e tendo como pressuposto que o Euro, apesar de não ser ainda a moeda comum a todos os Estados-membros da UE, ser a unidade monetária a que todos eles estão vinculados a participar (à excepção da Grã Bretanha e Dinamarca que beneficiam da opção de não participação) assumindo-se desta forma como unidade monetária representativa da UE.

109

Neste sentido e analisando os dados do Eurobarómetro, nomeadamente o indicador que mede o significado da UE para a opinião pública Europeia254, podemos observar que entre os vários significados possíveis o Euro assume uma posição de grande destaque ao ser historicamente identificado como o segundo significado com o qual os cidadãos Europeus associam a UE. De facto analisando este indicador no período compreendido entre a Primavera de 2002 (EB 57) e Outono de 2009 (EB 72) a

liberdade de viajar, estudar e trabalhar em qualquer local da UE surge como o significado mais associado à percepção da UE, logo seguido pelo Euro e pela Paz como segundo e terceiro significados mais importantes, respectivamente.

No que concerne especificamente ao Euro observamos que nos primeiros anos da introdução do Euro fiduciário, entre a Primavera de 2002 (EB 57) e Primavera de 2004 (EB 61), a moeda única Europeia é identificada como principal símbolo da UE por um numero de opiniões entre 48% e 50% discutindo mesmo a liderança deste indicador com a liberdade de viajar, estudar e trabalhar na UE que atinge valores no período apenas 1% superiores (excepto Primavera de 2003 - EB 59 - em que o Euro atingiu 43% de opiniões que o reconheciam como principal significado da UE contra 49% relativos à

liberdade de viajar, estudar e trabalhar na UE), mantendo-se a Paz como o terceiro significado mais reconhecido a uma distancia muito significativa, entre 29% e 33%.

Numa UE formada então ainda por quinze Estados-membros que apresentavam um nível de desenvolvimento político, económico e social relativamente homogéneo e em que doze desses Estados-membros partilham a mesma moeda comum, a forte identificação da opinião pública com o Euro enquanto elemento que simboliza e define a própria UE é na nossa interpretação um indicador muito expressivo da percepção que a opinião pública Europeia, à época, manifestava relativamente ao papel do Euro no processo de construção Europeia e no desenvolvimento de um sentimento de ligação e de identificação com a UE.

A partir do Eurobarómetro de Outono de 2004 (EB 62) e tendo a base de análise passado de 15 para 25 Estados-membros na sequência do quinto alargamento na UE

254

Formulada através da questão: What does the European Union mean to you personally? Os significados possíveis eram os seguintes: Liberdade de viajar, estudar e trabalhar em qualquer local da UE; o Euro; a Paz; uma voz mais forte no mundo; a Democracia; desperdício de dinheiro; diversidade cultural; burocracia; prosperidade económica; desemprego; ausência de controlo nas fronteiras; maior criminalidade; perda de identidade cultural; protecção social.

110

ocorrida a 1 de Maio de 2004, o Euro inicia uma trajectória de perda enquanto significado da UE para a opinião publica Europeia, à qual não é alheia, na nossa interpretação, a falta de ligação a nível material e a menor ligação simbólica à moeda única para grande parte da opinião pública dos novos Estados-membros que então aderiam à UE.

Esta trajectória de perda de importância do Euro no âmbito do significado da UE para a opinião publica Europeia viria a estabilizar na Primavera de 2005 (EB 63) altura em que atinge 37% de opiniões que identificam a UE com o Euro (valor igual ao atingido pela Paz que neste EB consegue o seu valor mais elevado), mantendo-se a partir desse momento e até ao Outono de 2009 (EB72) relativamente estável com valores a oscilar entre um mínimo de 33% na Primavera de 2009 (EB 71) e 39% nas Primaveras de 2006 e 2007 (EB 65 e EB 67) e voltando a descolar da Paz que irá atingir no mesmo período valores entre 25% e 37%. A liberdade de viajar, estudar e trabalhar

na UE mantém-se durante todo o período em análise, entre 2002 e 2009, não só como o

elemento com que a opinião pública Europeia mais identifica a UE como também aquele que apresenta maior estabilidade nessa identificação.

Na Primavera de 2009 (EB 71) o indicador representativo do significado da UE para a opinião pública Europeia atinge nos três significados que temos analisado o seu valor mais baixo com a liberdade de viajar, estudar e trabalhar na UE a atingir 42%, o

Euro a atingir 33% e a Paz 25%, reflectindo, na nossa interpretação, o sentimento de menor entusiasmo com a UE numa altura em que é percepcionada pelo cidadão Europeu a verdadeira dimensão da crise económica e financeira que atinge a área do Euro e a UE em geral. No Outono de 2009 (EB 72) e ainda num contexto de crise económica particularmente severa a opinião pública Europeia volta a manifestar uma maior identificação com a moeda única, registando-se uma subida de 33% para 37% nas opiniões que elegem o Euro como principal significado da UE. A identificação da opinião publica Europeia com liberdade de viajar, estudar e trabalhar na UE e a Paz enquanto também significados da UE, acompanham também esta evolução positiva com uma subida de 42% para 46% e de 25% para 28% respectivamente.

Ainda conforme o Eurobarómetro de Outono de 2009 (EB 72) o numero de opiniões na área do Euro que elegem o Euro como principal significado da UE atinge um valor médio muito expressivo de 48%, muito próximo da liberdade de viajar,

111

estudar e trabalhar na UE que atinge um valor médio de 50%. A Paz atinge um valor

médio de 29% em linha com a média obtida nos 27 Estados-membros da UE. De entre os 16 Estados-membros que constituiam a área do Euro em 2009 a Eslováquia, Austria, Bélgica, Grécia, Eslovénia e Espanha elegem o Euro como o principal significado da UE à frente da liberdade de viajar, estudar e trabalhar na UE e em Itália a opinião publica identica-se em igual numero com estes dois significados da UE. Portugal é o país da área do Euro onde a opinião publica menos se identifica com os três significados que temos analisado obtendo o Euro o valor mais baixo do indicador com 31%, acompanhado pela liberdade de viajar, estudar e trabalhar na UE com 34% e a Paz com 17%.

Nos Estados-membros da UE que não partilham a moeda única o Euro colhe apenas 26% de opiniões que o identificam como significado da UE contra 56% de opiniões que elegem a liberdade de viajar, estudar e trabalhar como o principal significado da UE. A Paz atinge neste grupo de 11 países 27% de opiniões que identificam este elemento como significado da UE. Neste grupo de países é na Dinamarca que o Euro obtém o valor mais elevado de identificação como simbolo da UE com 39% seguido da Roménia e Republica Checa com 34% e 32% respectivamente. O Reino Unido a Letónia e a Lituania com 16%, 15% e 14% respectivamente, são entre os países que não partinham a moeda única aqueles em que o Euro é menos identificado como significado da UE junto das respectivas opiniões públicas.

A nivel etário o Euro enquanto significado da UE é mais representativo no escalão 15-24 anos com 40% de opiniões expressas, diminindo para 39% e 37% nos escalões 25- 39 anos e 40-54 anos respectivamente e atingindo um minimo de 35% no escalão mais 55 anos. Por nivel académico e ocupação profissional o Euro é percebido como significado da UE de forma mais expressiva entre a população com maiores habilitações académicas atingindo valores máximos de 43% entre os estudantes e de 42% entre a população que ocupa funções de direcção. Por oposição é entre os desempregados com 32% e pensionistas com 34% que o Euro atinge valores menos expressivos.

Por último e em termos sociais o Euro enquanto significado representativo da UE apresenta uma grande transversalidade ao nível do estatuto social com variações pouco significativas entre a população de classe social baixa (37%), média (38%) e alta

112

(39%), confirmando, na nossa interpretação, a importância do Eurona identificação dos cidadãos com a Comunidade e enquanto factor simbólico de formação de um sentimento de pertença e de identificação entre os cidadãos e entre eles e a UE.