• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 5: ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO PARCELAMENTO DO SOLO NOS

5.1 A implantação dos projetos de loteamento

5.1.6 Evolução morfológica e tipológica

Apesar de não fazer parte desta análise, torna-se relevante ilustrar a pesquisa com uma breve exposição da relação entre morfologia e tipos residenciais. A análise da evolução histórica no período enfocado para o estudo permitiu constatar que o processo de transformação da área ocorreu de modo mais significativo nos bairros do Pinheiro e Gruta de Lourdes, apenas na década de 1960, com a consolidação do Farol. Os tipos residenciais, predominantes em grande parte da área, caracterizam- se como edificações de pavimento térreo e poucos edifícios, mas em todos os bairros predomina o aspecto horizontal. As residências apresentaram evolução em relação ao modo de implantação no terreno, apesar de as dimensões dos lotes permanecerem, de modo geral, semelhantes àquelas projetadas nos anos de aprovação.

As casas construídas sobre o alinhamento da calçada, sem recuos laterais e com técnicas construtivas simplificadas, características do início do século, foram sendo substituídas pelas construções “soltas” com características modernas, em beneficio às questões de insolação, higiene e ventilação, tão discutidas no Brasil no início do século (REIS, 1978, p. 89). As mudanças possibilitadas pelas novas técnicas, como o uso do concreto armado, por exemplo, também foram responsáveis pela incorporação de novos itens no conteúdo programático dessas residências.

140

Seguindo essa tendência, muitas residências existentes na área de estudo, sobretudo nos locais ocupados pelas classes mais favorecidas, destacam-se pelas características modernas já citadas, por ocuparem grandes terrenos e possuírem mais de um pavimento, como no exemplo mostrado na imagem abaixo (Fig. 59).

Fig. 59: Residência unifamiliar na Gruta de Lourdes. Loteamento Jarsen Costa, n° 3. Fonte: Arquivo da autora, 2006.

Além disso, os aspectos evolutivos da tipologia existente atualmente seguem as tendências do mercado, que por sua vez, correspondem às mudanças de hábitos das camadas de alta renda que escolheram os bairros como locais de moradia. Um desses hábitos refere-se ao afastamento desses espaços em relação à rua através do uso de barreiras e de equipamentos de segurança. A imagem abaixo mostra um exemplo da crescente utilização de grandes muros e cercas elétricas, comuns em diversos pontos da área (Fig. 60).

Fig. 60: Rua Alcebíades Valente, Farol. Loteamento n° 37. Fonte: Arquivo da autora, 2006.

Porém, à medida em que se penetra em direção às regiões de topografia mais acidentada, a realidade existente torna-se diferente em relação aos tipos residenciais. Também devido à infra-estrutura mais precária, os tipos residenciais encontrados são simplificados, os lotes possuem menores dimensões e a forma de ocupação irregular restringe os espaços das construções a níveis inadequados (Fig. 61). Os edifícios residenciais são mais numerosos no bairro do Pinheiro, nos locais originalmente destinados a loteamentos de residências unifamiliares e o número de pavimentos normalmente corresponde a quatro.

Fig. 61: Ocupação irregular no bairro da Pitanguinha. Fonte: www.gazetaweb.globo.com/Canais/Maceio/

142

Durante todo o seu processo de ocupação a área foi densificando-se, tanto em relação à ocupação de faixas mais próximas à Fernandes Lima, quanto à implantação de grandes empreendimentos no interior dos bairros, atraídos pela importância da área e possibilitada por investimentos na malha viária. A área de caráter residencial passou a atender às necessidades comerciais e, com o passar do tempo foi atraindo novos usos. Em virtude dessa nova demanda, como já foi visto, ocorreram mudanças nos parcelamentos implantados em busca de formas adequadas para abrigar os novos usos. Particularmente nos trechos mais próximos à avenida esse fato é mais facilmente percebido.

Este fato gerou uma necessidade de mudança na configuração dos lotes para abrigar a nova tipologia, relacionada com a atividade comercial, como galpões e edifícios de diversos portes. Essas mudanças poderiam ocorrer de duas formas: através da união de dois ou mais lotes, ou através da transformação de um lote em várias parcelas menores, de acordo com a necessidade. A imagem abaixo mostra a mudança ocorrida no desenho do loteamento aprovado e a situação atual do lote, ocupado por este novo tipo de edificação (Fig. 62 e 63). Muitos casarões que ainda sobreviviam às margens da Avenida também acabaram sendo destruídos ou adaptados para dar lugar a esses novos edifícios.

Fig. 62: Mudanças ocorridas na divisão dos lotes: projeto aprovado, situação atual e imagem de satélite. Loteamento Lourival Pantaleão, n° 5, Gruta de Lourdes.

Fig. 63: Mudanças ocorridas na divisão dos lotes: projeto aprovado, situação atual e imagem de satélite. Loteamento Herdeiros de Pedro Rocha, n° 14, Pinheiro.

Fonte: Intervenção sobre base MAPLAN, 2000.

Em relação à tipologia construtiva atual, a área possui grande variedade, principalmente comparando-se as diversas características de localização existentes. Sobretudo na Avenida Fernandes Lima a tipologia construtiva conheceu grande evolução desde o início da sua ocupação. Caracterizada pela existência de imponentes casarões de propriedade das principais famílias de Maceió e com características ecléticas no início do século, a avenida presenciou a diversificação do uso de suas parcelas decorrente das mudanças sociais e econômicas da segunda metade do século. O trecho mais verticalizado da área encontra-se nessas proximidades (Fig. 64).

Fig. 64: Casarão antigo, edificações térreas e edifícios dividem o espaço às margens da Fernandes Lima, Farol.

144

No interior dos bairros a configuração das quadras e lotes, em muitos casos, permanece a mesma em relação àquela que foi prevista pelos projetistas. Quadras mais regulares implantadas ao longo do tempo e lotes com pouca variação de padrão são característicos das principais áreas residenciais destes bairros.