• Nenhum resultado encontrado

Exemplo de ficha de análise das estratégias na narrativa publicitária

PRODUTO ANUNCIADO: Creme dermocosmético antirrugas | CATEGORIA: Cosméticos ROTEIRO

PUBLICITÁRIO

ESTRUTURA

BÁSICA SINOPSE-RESUMO OBSERVAÇÕES SOBRE AS ESTRATÉGIAS

Apresentação

Situação inicial

O anúncio inicia com a imagem de uma mulher maquiada com a pele bonita, dizendo que não é milagre, é tecnologia Avon. O logotipo da anunciante também está na tela, como se fosse o título de revista sobre a modelo da capa.

Muda a cena e inicia uma animação com fundo preto com luzes azuis, com o produto em destaque, então o plano vai se abrindo até que o produto seja completamente enquadrado junto ao texto que tem sua denominação.

Podemos considerar que a personagem que inicia o anúncio representa um padrão de beleza de modelos, sua fala reforça que não é por acaso, é tecnologia, sem especificar ao que ela se refere, possibilitando pensarmos que sua beleza, inclusive, é resultado do desenvolvimento tecnológico.

Logo em seguida, com a animação que apresenta o produto, temos a sua apresentação do creme antirrugas anunciado, vinculado à estética da pele. A animação possui traços brilhosos azuis girando em torno do produto.

Perturbação

A locução feminina em off diz que está sendo apresentado o Renew Clinical dermocosmético antirrugas. Logo após, há imagens de instrumentos de laboratório com um texto mostrando o nome de uma molécula exclusiva (A-F33). A locutora informa que essa é a descoberta anti-idade da década da Avon.

A molécula exclusiva da marca é tratada como sua descoberta e para reforçar essa noção experimental são exibidas imagens de tubos de ensaio e uma pipeta. Os mesmos traços brilhosos azuis que apareceram na apresentação do produto, agora aparecem em torno do líquido que está sendo manipulado com instrumentos de laboratório.

Argumentação Transformação

Voltamos a imagens do rosto da mulher que iniciou o anúncio, e enquanto ela toca em seu rosto surgem informações textuais de que os resultados do produto têm como base resultados clínicos e previsão de onze semanas para serem alcançados.

Porém, a locução diz que o produto provoca uma explosão de colágeno em apenas três dias. Durante essa afirmação é feito um zoom no rosto da personagem e lá, novamente com fundo preto e luzes azuis, há a animação de uma explosão de formas abstratas.

A personagem agora reaparece com um aspecto diferente, em um ambiente mais higienizado, com o cabelo penteado como personagens femininas de ficção científica, por exemplo Trinity da trilogia Matrix. Enquanto ela toca no seu rosto, pequenos pontos cintilantes e azulados surgem em sua pele, este é o local onde será feito o zoom. O enquadramento privilegia a visualização da pele. Após o zoom, como se tivéssemos penetrado na pele da personagem que utilizou o produto anunciado, visualizamos uma animação, uma esfera rodeada pelos mesmos traços brilhosos e azuis que estavam em torno do produto e do líquido manipulado em laboratório. Então a esfera explode, espelhando pequenas luzes azuis, representando a explosão de colágeno que é resultado do produto. Os efeitos luminosos vinculam o produto, ao seu processo de descoberta e ao resultado apresentado.

Resolução

agora com pequenas telas que mostram a pele antes do uso de Renew Clinical na testa e ao redor da boca. Nas imagens das telas, a pele possui rugas e marcas de expressão. A locutora completa o argumento que iniciou na animação dizendo que o resultado do produto é a redução garantida das rugas.

Depois é exibida a imagem de outra mulher, vestida com jaleco e manipulando papéis em um local que parece um laboratório. Então os elementos textuais reafirmam que o que está sendo apresentado tem como base estudos clínicos e que 100% das mulheres aprovaram os resultados.

próximo e sendo comparado com a situação anterior, reforçando o seu resultado. Apesar da animação representar uma ação mais imediata, há a ressalva de que estudos clínicos preveem resultados em 11 semanas. Esse é um ponto que reforça o contrato da publicidade com a necessidade de mostrar o resultado como possível e imediato, mesmo que se tenham algumas condições para alcançá-lo.

Dando continuidade ao embasamento em estudos clínicos, enfatizando o produto como tecnologia desenvolvida e testada, é mostrada uma mulher de jaleco, mais velha, mas ainda com a pele de aparência jovem, em um laboratório analisando papéis. Ao lado, em texto, surge a informação de que 100% das mulheres mostram resultados nas rugas finais. Como nota, com menos destaque, é esclarecido que este número se refere às mulheres que participaram dos testes dos produtos. Percebemos um jogo que busca dar destaque aos 100% como qualquer consumidora pudesse alcançar o mesmo resultado.

Cumplicidade Situação final

A locução informa sobre a aprovação e, durante uma nova exibição da personagem, nos convida a deixar as rugas para trás e que comecemos a amar nossa pele.

O produto é exibido novamente sobre um fundo preto com luzes azuis e a locução cita seu nome. Na tela seguinte a anunciante assina com seu logotipo, telefone e e-mail para contato, com a locução nos convidando a ser revendedora da marca.

O anúncio é finalizado no mesmo plano que iniciou, com a mulher de pele jovem e bela fazendo mais um convite a experimentar e comprovar os resultados do produto anunciado.

Após a aprovação e comprovação de que o produto funciona, somos convidados a deixar as rugas e amarmos nossa pele. Aqui é apresentado uma apela emocional, de cuidado consigo para se sentir melhor.

Neste anúncio, além do convite ao consumo do produto, somos convidados a nos tornar revendedoras da marca. Para isso, a Avon disponibiliza formas de fazer contato.

Mais um convite é feito. Desta vez por quem nos disse que sua beleza não era milagre, era um resultado das tecnologias da Avon, conforme vimos durante a explicação dos resultados e dos estudos clínicos. Assim, percebemos que toda a narrativa se constrói para que ao final sejamos convidados a experimentar e comprovar. Mesmo que todos os estudos demonstrem que seu resultado é efetivo, desde que se cumpra algumas condições, nós mesmos temos como verificar esses resultados.

Outras observações:

- Personagens: a) A personagem que possui um padrão de beleza de modelos afirma que sua beleza é resultado de desenvolvimento tecnológico presente no produto anunciado. Sua função é demonstrar que é possível melhorar as rugas e, mesmo que de forma idealizada, se aproximar da jovialidade da sua pele e da sua beleza; b) A personagem com mais idade ilustra os cientistas/especialistas que realizaram os estudos clínicos do produto. Porém, mesmo como “criadora”, ela também possui a pele jovial, mesmo com mais idade; c) Ambas personagens são mulheres adultas. Podemos considerar que elas visam representar outras mulheres que percebem em si as marcas da idade e podem vir a ter o desejo de mudar essa condição. Assim, sua função é gerar reconhecimento e ao mesmo tempo propor idealizações de jovialidade e beleza. - Metanarrativa: A ciência é posta como uma solução para situações cotidianas; ela pode ser vista também como um atributo (componente científico) e como processo de desenvolvimento (ambiente científico e experimentos) do produto; isso reforça a noção de inovação tecnológica e exclusividade da ciência; e propõe que o conhecimento científico pode estar a serviço da beleza, trazendo os benefícios psicológicos e sociais que podem ocorrer a partir do cuidado consigo.

- Plano expressivo: a) Os traços brilhosos e azuis estão presentes em diversos momentos, nos permitindo fazer conexão entre o produto, sua ação no organismo e o seu resultado; b) Prata, preto e azul são as cores que marcam os efeitos e detalhes do anúncio. O logotipo da Avon não possui cores específicas, mas essas são as cores presente na embalagem do produto, o que justifica o seu uso e reforço durante todo o anúncio; c) As imagens privilegiam o rosto e a pele das personagens, para enfatizar os locais de uso do produto e seu resultado.