• Nenhum resultado encontrado

3 Procedimento Metodológico

3.5 Exemplos da construção de algumas variáveis

Com relação às observações da amostra, são convenientes alguns esclarecimentos sobre o tratamento dado a cada uma das varáveis dependentes e a algumas das variáveis de controle, inclusive pelo detalhamento da aplicação prática dos algoritmos das seções 3.1.2 e subseções. Considerando o universo das companhias, a figura seguinte auxilia a compreensão dos subconjuntos de companhias (companhias em geral, controladas por famílias, controladas pela família fundadora e geridas pelo fundador) como descritos nesta seção (Figura 7):

19 Gretl é o acronismo de Gnu Regression, Econometrics and Time-series Library um software livre genérico para Econometria disponível em http://gretl.sourceforge.net/

universo das empresas controle familiar

controle da

família fundadora gerida

fundador

universo das empresas controle familiar

controle da

família fundadora gerida

fundador gerida fundador

Figura 7: Controle, fundação e gestão no universo das companhias

Fonte: Elaboração Própria

3.5.1 Controle familiar

Inicialmente, sobre as companhias cujo controle é familiar, como detalhado na seção 3.1.2, foram registradas na variável FAMC as companhias cujo IAN informava terem como controlador direto ou indireto indivíduos ou grupos de indivíduos. Estão enquadradas neste caso, por exemplo, as companhias Gerdau, Positivo Informática, Cyrela, Natura, JBS, TAM, Gol, Weg, CSN, Itaúsa, etc. Portanto, para todas elas, é atribuído o valor “1” para a variável

FAMC.

Existem as companhias cujos indivíduos apontados como controladores são acionistas não majoritários. Ou seja, somando-se as ações (ordinárias) dos controladores, elas não chegam a 50%, mas representam a maior parcela das ações com direito a voto, garantindo, portanto o controle. Isso ocorre, por exemplo, com a Bematech que é usada como exemplo e que possui a seguinte composição acionária, conforme IAN de 2008 (Tabela 10):

Tabela 10: Composição acionária da Bematech

Nome/Razão Social do Acionista Quantidade de Ações Ordinárias

Percentual Controlador da Empresa

Wolney Edirley Gonçalves Betiol 5.408 9,97 SIM

Marcel Martins Malczewscki 5.459 10,06 SIM

BNDES Participações S.A. – BNDESPAR 4.458 8,21 NÃO

Banco Opportunity S.A 3.731 6,88 NÃO

Newton Slaviero Adm e Participações Ltda 2.704 4,98 NÃO ARX Capital Management Ltda e ARX Gestão 3.548 6,54 NÃO HSBC Investments Gestão de Recursos Ltda 3.240 5,97 NÃO

IP - Gestã de Recursos Ltda. 2.773 5,11 NÃO

AÇÕES EM TESOURARIA 0 0

OUTROS 22.946 42,28 NÃO

TOTAL 54.267 100

Fonte: CVM

Neste exemplo, os acionistas controladores possuem 20,03% do controle. A empresa tem controle familiar (neste caso, controlada por dois indivíduos), então FAMC recebe o valor “1”, mas a variável que indica o controle familiar majoritário (FAMJ) recebe o valor “0”. Este é o mesmo caso é das companhias Companhia Hering, Cyrela Realty, Duratex e Saraiva. Cabe ressaltar que dentro desta definição de FAMC, não importa se os acionistas controladores (Gonçalves Betiol, Malczewscki) compõem uma, algumas ou nenhuma família. É relevante apenas que se trata de pessoas físicas e não do Governo, instituições financeiras ou fundos.

3.5.2 Controle familiar majoritário

Por sua vez, várias companhias têm não apenas o controle familiar ou individual, mas estes também são controladores majoritários (no sentido da soma das ações ordinárias dos indivíduos do bloco controlador), com os votos dos indivíduos somando ou superando 50%. Por exemplo, o caso da Positivo Informática, no ano de 2006, dados do IAN (Tabela 11) são:

Tabela 11: Composição acionária da Positivo Informática

Nome/Razão Social do Acionista Quantidade de Ações Ordinárias

Percentual Controlador da Empresa

Oriovisto Guimarães 12.419 14,14 SIM

Samuel Ramos Lago 11.500 13,10 SIM

Ruben Tadeu Coninck Formighieri 12.419 14,14 SIM

Cixares Libero Vargas 12.419 14,14 SIM

Hélio Bruck Rotenberg 12.419 14,14 SIM

Samuel Ferrari Lago 306 0,36 SIM

Paulo Fernando Ferrari Lago 306 0,35 SIM

Thais Susana Ferrari Lago 306 0,35 SIM

AÇÕES EM TESOURARIA 0 0

OUTROS 25.706 29,28 NÃO

TOTAL 87.800 100

Fonte: CVM

Seguindo os passos do algoritmo de classificação da seção 3.1.2, observa-se que os acionistas controladores individuais controlam conjuntamente 70,72% da empresa. Outros exemplos destas companhias são a JBS, Gerdau, Gol, Natura e TAM. Para este exemplo então FAMC = 1 e também FAMJ = 1

3.5.3 Controle pulverizado e controlador não identificável

Cabe ainda mencionar as companhias que possuem indivíduos detentores de uma parcela significativa das ações, mas estes não detêm formalmente – conforme apontado no IAN - o controle da empresa. Por exemplo, o caso da Lupatech (Tabela 12):

Tabela 12: Composição acionária da Lupatech

Nome/Razão Social do Acionista Quantidade de

Ações Ordinárias Percentual Controlador da Empresa

BNDESPAR PARTICIPAÇÕES S.A. 5.460.042 11,97 NÃO

LUPAPAR NEGÓCIOS E EMPREENDIMENTOS LTDA. 11.815.932 25,90 NÃO

(LUIZ FERNANDO PERINI )

(PAULO HENRIQUE PERINI )

(NESTOR PERINI)

AÇÕES EM TESOURARIA 0 0

OUTROS 28.349.336 62,13 NÃO

TOTAL 45.625.310 100 NÃO

Fonte: CVM

A Lupatech tem como maiores acionistas individuais a Lupapar Ltda, que por sua vez é propriedade de três indivíduos de uma mesma família. Entretanto, nem a Lupapar nem

nenhum outro acionista individual é controlador da empresa. Para esta observação então, ambas as variáveis FAMC e FAMJ recebem o valor “0”. São outros exemplos destas companhias a Localiza e a Totvs, representantes das companhias com controle disperso, onde a parcela “outros” é proporcionalmente grande e não há um controlador definido.

Existe também o caso de controladores individuais ou familiares que exercem o controle através de companhias estrangeiras, ora tratando-se de pessoas de outras nacionalidades ora por algum arranjo de estrutura de controle piramidal ou via offshores. Para estas observações, mesmo que este controle efetivo seja familiar, o IAN pode não chegar ao nível das pessoas físicas e a empresa não foi apontada como controlada por uma ou mais famílias. Um exemplo deste caso é a Embratel Participações, controlada por um grupo familiar Mexicano e que recebe o valor “0” em FAMC e FAMJ, já que o IAN aponta uma holding estrangeira como controladora.

Para todas estas observações, o algoritmo da seção 3.1.2 levará a uma decisão para as variáveis, mesmo esta decisão seja deixá-las em branco na base de dados.

3.5.4 Controle da família fundadora

Por sua vez, sobre a questão do controle pela família fundadora, existem companhias cujo controle (maior que 50% ou não) está nas mãos das famílias dos fundadores, independentemente de qual a geração atualmente no controle da empresa. São exemplos deste caso a Gerdau, JBS, VCP, Suzano, Weg, CSN, Itausa, Cyrela Realty, Rossi Residencial. A constatação é feita no histórico da empresa publicado no IAN ou no site da própria empresa. Nestes casos, a variável FAFO assume o valor “1”. Por outro lado, existem na amostra companhias cujo controle é familiar, mas estas foram adquiridas posteriormente por outras famílias e a atual família controladora não tem relação com os fundadores da companhia. Alguns exemplos destas são a Companhia Siderúrgica Nacional S.A., a Usina São Martinho S.A., a Metalfrio S.A.; a Fras-Le S.A. e a MPX Energia S.A. Nestes casos FAFO é igual a “0”.

3.5.5 CEO fundador

Com relação à gestão, existem situações “simples” onde o CEO fundou e controla a empresa, por exemplo, Positivo Informática, Cyrela, MMX, MRV, Bematech; e casos onde a empresa

não é considerada familiar por violar os critérios de classificação anteriores, mas que são geridas pelo CEO fundador, como por exemplo, a Iochpe-Maxion e a Localiza. Em ambos os casos CEOF assume o valor “1”.

Quando o fundador não pode ser identificado, o valor é deixado em branco. Um exemplo para este caso é a UOL S.A., cujo fundador não foi identificado a partir de dados públicos (CVM, site da empresa e site de busca Google). No processo de coleta desta informação, foram priorizados os dados do IAN, em seguida o histórico da companhias no seu site na Internet e por fim, foram utilizados sites de busca (Google).

Ainda no que tange a classificação, tanto referente ao controle quanto à administração, existem casos ambíguos cujos valores foram deixados em branco na base de dados. Exemplos: COSAN Indústria e Comércio, a Multiplan Empreendimentos Imobiliários e a Brasil Ecodiesel – Indústria e Comércio de Biocombustíveis e Óleos Vegetais, cuja análise do IAN não permite concluir se os controladores são individuais ou familiares.

3.5.6 Variáveis de controle

Outra variável que merece comentários é a idade da empresa (AGE). A idade é “medida” desde a constituição da companhia com o nome atual. Por exemplo, a Comgás manteve o mesmo nome desde fundação em 1872, mesmo que ao longo de sua história tenha os controladores alterados. Por outro lado, a Telemar, resultante da privatização e consolidação de várias operadoras de telefonia estaduais fundadas em diferentes datas tem o ano de fundação registrado em 1998, já que neste ano a nova empresa consolidada foi constituída e com o nome distinto de quaisquer das companhias que a esta deu origem. Para esta variável é dada preferência para a data registrada no IAN da CVM, ficha 1-1 (data de constituição da companhia). Caso a informação inexista, é indicado o ano de fundação segundo outras fontes, a saber: histórico da empresa registrado na ficha 9-1 do IAN e em seguida site da empresa na Internet. Caso nenhuma destas fontes traga resultado o valor é deixado em branco na base de dados.

No que se refere ao tempo de permanência do CEO no cargo (TEN), como o estudo trata do período 2006-2008 e os dados foram retirados do IAN, o tempo de permanência do CEO no cargo é truncado para 2006, e, por este critério, os CEOs podem estar no máximo há três anos no cargo (2009 menos 2006).