• Nenhum resultado encontrado

5 ANÁLISE DE DADOS

5.1.6 Exploração e codificação dos documentos oriundos da dinâmica do

5.1.6. Exploração e codificação dos documentos oriundos da dinâmica do

Figura 41: Nuvem de palavras referentes aos termos mais frequentes nos documentos resultantes da dinâmica do Sujeito Hipotético

Fonte: Dados da pesquisa (2021)

Uma vez que o ambiente escolar se configura como um espaço de produção, troca de informações acerca das vivências e experiências, construção de novos saberes e desenvolvimento de pensamento crítico e libertador, Auler (2007) ressalta a urgência em modificar-se a de se desenvolver o conhecimento científico no interior das escolas, para fins de estimular o desenvolvimento de um pensamento crítico e independente intelectualmente. A abordagem de temas sociocientíficos a partir da perspectiva CTS/CTSA (Ciência-Tecnologia-Saúde-Ambiente), no que lhe concerne, permite integrar educação científico-tecnológica a aspectos inerentes à sociedade (SANTOS, 2008).

A reflexão acerca das dimensões socioeconômicas e ambientais relativas ao contexto das bacias hidrográficas no contexto escolar de forma interdisciplinar permite remeter à história, à cultura, política e à qualidade de vida das comunidades, conforme afirma Matheus e Sé (2003).

Na busca de analisar o corpus de narrativas coletadas, objetivando delimitar a sociocientificidade presente em seus extratos textuais, construiu-se 04 categorias com base nos pressupostos da Educação CTS/CTSA sob o prisma metodológico de Aikenhead (2009), a partir da identificação de unidades de registro e unidades de contexto a partir de termos-chave e extratos textuais que remetam às temáticas de Ciência (categoria 1), Tecnologia (categoria 2), Sociedade (categoria 3) e Ambiente (categoria 4). A análise dos conteúdos dos documentos foi realizada com auxílio do software Atlas.ti, a partir do qual utilizou-se a ferramenta “gerenciador de códigos”

para criar as categorias no software. Em seguida, utilizou-se a ferramenta de

“pesquisa de texto”, no campo “pesquisar e codificar”, para seleção das unidades de registro apresentadas na nuvem de palavras e das unidades de contexto relacionadas a essas palavras, e posterior inclusão nas categorias criadas (figura 42).

Figura 42: Etapa de criação das categorias no software Atlas.ti. para análise das narrativas do Sujeito Hipotético

Fonte: Dados da pesquisa (2021).

Na etapa inicial de análise do corpus de dados, foram evidenciadas 60 unidades de registro relevantes para a pesquisa, as quais foram manualmente analisadas e arroladas às 04 categorias suprarreferidas, através do agrupamento dos termos aderentes à temática da categoria (tabela 7).

Tabela 9: Categorização das unidades de registro identificadas no corpus de dados analisado

Ciência

poluída – doença – pele – atividades – escola – práticas – educação – saúde – pronto atendimento – erupções – manchas

Tecnologia

tanques – drenagem – esgoto – tratamento – industrial – calha – lixo – dejetos – navegação – pesca – agricultura – abastecimento - indústrias

Sociedade

rural – impactos – cidade – dessedentação – família – recreação – urbana - prefeitura – irrigação – municipal – comunidade – consumo – restaurante – concessionária – filhos – localidade – região – renda – residências – território – pai – peixaria – agricultor

Ambiente

d’água – água – nascente – terra – qualidade – rio – água – animais – bacia – baía – lagoa – ambiental – natureza – hídrico – foz – rios – naturais – choveu – desmatamento – chuva – maré – seca – enchente – tilápia – peixes – poluída - vegetação

Fonte: Dados da pesquisa (2021)

A partir da categorização, nota-se que houve uma prevalência das categorias

“sociedade” (37% de frequência) e “ambiente” (31% de frequência), ao passo que as categorias “ciência” e “tecnologia” foram as menos citadas, com frequências de 18%

e 14%, respectivamente. As frequências observadas ressaltam o forte apelo do grupo para a evocação do fator social atrelado às questões ambientais, fato este já identificado na análise dos extratos textuais obtidos nas transcrições das falas realizadas durante os encontros síncronos.

Auler et al. (2007) apresentam que os temas geradores a partir da pedagogia freiriana são, de fato, obtidos da prática cotidiana dos envolvidos. Assim, com os resultados obtidos, percebe-se que notadamente houve um destaque para as questões socioambientais nas narrativas construídas pelos participantes na atividade da dinâmica do sujeito hipotético.

Aikenhead (2014), por sua vez, salienta que o ensino de Ciências deve permear os contextos sociotecnológicos nos quais os estudantes estão inseridos. Assim, justifica-se a prevalência de falas que reprejustifica-sentem aproximações com o cotidiano dos envolvidos, a partir das quais emergem os saberes científicos.

Durante a etapa de construção das categorias a partir do levantamento das unidades de registro, notou-se que alguns termos apresentavam forte aderência com mais do que uma categoria, concorrendo entre elas. Deste modo, realizou-se uma análise semântica, para fins de pontuar as aproximações entre os campos da educação CTSA a partir das associações de termos afins.

Como resultado, obteve-se que os termos “esgoto”, “lixo” e “dejetos”, inicialmente arrolados na categoria “Sociedade”, em virtude dos problemas sociais atrelados a presença desses elementos no espaço construído, encontram-se também fortemente associados às categorias “Ambiente”, quando se pontua os passivos ambientais gerados por esses materiais no ambiente; e à categoria “Tecnologia”, em decorrência das formas de tratamento existentes para solucionar esses passivos ambientais.

Os termos “agricultura”, “navegação” e “pesca”, por sua vez, categorizados inicialmente como termos relacionados à “Tecnologia”, relacionam-se intimamente também à categoria “Sociedade”, dada a importância social de tais atividades. A água constitui-se em elemento primordial para o crescimento e desenvolvimento cultural e econômico das civilizações humanas. Acredita-se que as atividades agrossilvopastoris primitivas iniciaram-se às margens dos rios Tigres e Eufrates, Nilo e Indo desde os tempos bíblicos (PIZA, 2010).

As unidades de contexto associadas às categorias constituíram-se pelos parágrafos nos quais inseriam-se as unidades de registro categorizadas. Os extratos foram minuciosamente lidos, seus extratos textuais separados e organizados nos quadros 19, 20, 21 e 22, a seguir.

Quadro 25: Trechos das narrativas associadas à categoria “Ciência”

Como muitas famílias do interior, a água que abastece a casa de Seu José, provém de uma cacimba próxima ao rio, essa água não passava por nenhum tratamento, assim era comum o surgimento de doenças relacionadas ao saneamento ambiental.

A diversão dele é tomar banho na maré com os colegas da escola. Já falei com ele, inúmeras vezes, para que pare com esses banhos, pois, corriqueiramente ele vem apresentando muitas reações na pele, erupções e manchas.

Além disso, já o levei ao Pronto Atendimento do bairro pelo menos umas 5 vezes com sintomas de infecção intestinal e sempre sendo diagnosticado com disenteria, ficando com a saúde debilitada e impossibilitado de ir à escola por vários dias.

Fonte: Dados da pesquisa (2021)

Quadro 26: Trechos das narrativas associadas à categoria “Tecnologia”

As terras da região são muito produtivas, por isso, a agricultura familiar é intensa. Ainda há um benefício para a região um braço de rio que é favorável a irrigação das culturas agrícolas em tempos de seca e para a dessedentação de animais.

No entorno tem agricultura, pesca, recreação e residências, o que impacta diretamente na qualidade da água.

Mora em uma cidade interiorana de tamanho médio, onde tem algumas indústrias que causam graus diferentes de impacto ambiental.

Uma situação desagradável na região é a questão do esgotamento sanitário, não há tratamento do esgoto, que acaba de forma direta afetando a qualidade da água do braço de rio que abastece a localidade, e acaba afetando a saúde das famílias que residem próximas a esse braço de rio.

Por conta do despejo de dejetos e da poluição, os peixes são criados em tanques oriundos de outros locais.

Carlos e sua família (e suas gerações anteriores, inclusive) sempre viveram da agricultura.

Fonte: Dados da pesquisa (2021)

Quadro 27: Trechos das narrativas associadas à categoria “Sociedade”

Utiliza água para cultivo arvores frutíferas (venda de geleias) e vegetais (consumo próprio), dessedentação de animal de estimação e consumo doméstico.

O progresso então foi chegando com o tempo, muitas residências, restaurantes foram construídos a margem da lagoa.

Logo que se mudou, as margens da lagoa tinham poucas residências, as famílias utilizavam a água da lagoa para pescar, lavar roupa, lavar vasilhas e para tomar banho, pois a água era limpa e repleta de peixes.

A água para consumo vem da concessionária, pois a água do rio próxima da residência não é limpa e apropriada para o consumo.

No início, a lagoa serviu de renda para a família de Edna através da atividade de pesca.

Seu José, é um trabalhador rural, preocupado em plantar a terra e cuidar de seus animais, dessa atividade ele garante sua subsistência e de sua família.

Joana mora na antiga vila de pescadores, Jacaraípe, Lagoa Juara que impressiona pela beleza, extensão e volume d`água. Lá existe vários restaurantes e peixarias.

Meu sujeito chama-se Carlos. Ele é um agricultor que vive na Bacia do Curso d’água.

Fonte: Dados da pesquisa (2021)

Quadro 28: Trechos das narrativas associadas à categoria “Ambiente”

Minha casa fica em uma região onde há nascentes, rios. O grande problema da região são as construções próximas ao rio e o desmatamento.

Tem sido cada vez mais difícil de se obter boa água para a plantação.

É prazeroso viver próximo a foz do rio e a composição paisagística

Segundo a imprensa, isso aconteceu devido à baixa oxigenação da água por falta de chuva. Segundo os moradores, o fato aconteceu depois que aplicaram um veneno na vegetação, na cabeceira da lagoa, onde tinham interesse em plantar eucaliptos. Com a chuva, o veneno desceu para a lagoa e matou os peixes. Atualmente, a lagoa encontra-se totalmente poluída, imprópria para uso e banho e os tanques de tilápias foram extintos.

Fonte: Dados da pesquisa (2021)

6. AVALIAÇÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES “CURSO