• Nenhum resultado encontrado

Exposição Imagem e palavra: as publicações da Sociedade dos Cem Bibliófilos do

Fonte: BIBLIOTECA NACIONAL Mariano Moreno (Argentina) 53

4.3 Terceira fase: exposição e consulta dos livros da Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil do acervo de Obras Raras da BCE

4.3.2 Exposição Imagem e palavra: as publicações da Sociedade dos Cem Bibliófilos do

Brasil

A exposição Imagem e palavra: as publicações da Sociedade dos Cem Bibliófilos do

Brasil foi montada na galeria da Casa de Cultura da América Latina – CAL e ficou aberta à

visitação de 15 de setembro a 13 de outubro de 2005. Vicente Martinez Barrios (professor do Instituto de Artes – IDA/ UnB e então coordenador das galerias da CAL) foi o curador dessa exposição.

109 O convite dessa mostra (Fig. 25) apresenta a reprodução de um fragmento da gravura de Isabel Pons que ilustrou a publicação da SCBB de Hino nacional brasileiro, 1968.

Figura 25 – Convite da exposição Imagem e palavra: as publicações da Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil, Casa de Cultura da América Latina – CAL/UnB, 2005.

Fonte: Acervo Casa de Cultura da América Latina – CAL/UnB.

No dossiê correspondente à organização dessa mostra, apenas um documento faz a relação das obras expostas, e ainda assim de forma incompleta. Trata-se, provavelmente, do fragmento de uma listagem das peças em exibição, ordenadas cronologicamente de 1963 a 1969, com ressalva para a obra Pelo Sertão, que encerra a lista, apesar de não ter sido a última a ser publicada pela SCBB (Fig. 26).

110

Figura 26 – Lista de obras selecionadas para a exposição Imagem e palavra: as publicações da Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil, Casa de Cultura da América Latina – CAL/UnB, 2005.

Fonte: Arquivo do Acervo Casa de Cultura da América Latina – CAL/UnB.

Quanto ao desenho de montagem dessa exposição, alguns exemplares foram desmembrados e expostos nas paredes, outros foram colocados em cubos e mostrados em formato de livro encadernado. A coleção de livros da Sociedade dos Cem Bibliófilos da BCE, como já mencionado, apresenta livros encadernados e inconsúteis, o que possibilitou o tipo de montagem dessa mostra. O documento da Figura 26 indicou a forma com que algumas obras

111 foram dispostas na galeria da CAL, há menção, por exemplo, de exemplares que foram expostos nas paredes. Nesse mesmo sentido, a documentação imagética dessa exposição mostra obras dispostas em paredes e livros encadernados expostos nos cubos. (Fig. 27 e 28).

Figura 27 – Exposição Imagem e palavra: as publicações da Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil, Casa de Cultura da América Latina – CAL/UnB, 2005.

Fonte: Arquivo do Acervo Casa de Cultura da América Latina – CAL/UnB.

Figura 28 - Exposição Imagem e palavra: as publicações da Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil, Casa de Cultura da América Latina – CAL/UnB, 2005.

112 Para compor a exposição Imagem e palavra: as publicações da Sociedade dos Cem

Bibliófilos do Brasil foram organizados três seminários a fim de discutir tópicos da literatura

brasileira. O primeiro seminário teve por título Malandragem e volubilidade na literatura

brasilera: Manuel Antônio de Almeida e Machado de Assis, ocorreu em 05 de dezembro de

2005 e contou com a participação dos debatedores Hermenegildo de Bastos (Professor do departamento de teoria literária e literaturas – UnB) e André Matias Nepomuceno (Doutor em literatura – UnB). O segundo seminário intitulado Regionalismo: Do pitoresco à consciência

do atraso, Jorge Amado e Losé Lins do Rego, ocorreu em 06 de outubro de 2005 e foi

apresentado por Luis Bueno (Professor do Departamento de Letras – UFPR) e Tatiana Rossela (Doutoranda em Literatura – UnB). O terceiro seminário, Classe e cultura na

literatura brasileira: Lima Barreto e Mário de Andrade, passou-se em 07 de outubro de 2005

e os debatedores foram Manoel de Souza Silva (Professor da Faculdade de Letras – UFGO) e Lunde Braghini Júnior (Mestre em comunicação – UnB).

Esses Seminários foram organizados pela CAL com a finalidade de divulgar o acervo da Universidade de Brasília e fomentar a discussão sobre a literatura brasileira a partir dos autores publicados pela Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil. A justificativa para a organização desses seminário foi a seguinte:

Este debate também é uma forma de apresentar novas possibilidades de interpretar o conteúdo das obras dos escritores escolhidos e discutir momentos específicos da produção intelectual brasileira. Também a oportunidade de discutir o ambiente cultural brasileiro à época que a Associação dos Cem Bibliófilos68 decidiram editar estes autores, momento que o país

começava a discutir os rumos do desenvolvimento industrial e a reconhecer a sua marginalidade.

Por último, trata-se de divulgar e tornar mais acessíveis a um público heterogêneo o patrimônio cultural da UnB (PROJETO/EVENTO Seminário sobre Literatura brasileira: obras editadas pela ―Associação dos Cem Bibliófilos Brasileiros‖, 2005, p. 2; ANEXO AQ).

O foco de discussão desses Seminários foi no aspecto literário da coleção da SCBB, uma vez que todos os autores convidados estavam ligados aos estudos literários. O aspecto artístico da coleção não foi abordado em profundidade, pois não havia entre os debatedores nenhum especialista das artes ou das áreas afins. O projeto desses Seminários também mencionou que o objetivo principal era fomentar a discussão sobre os autores brasileiros editados pela SCBB.

A exposição Imagem e palavra: as publicações da Sociedade dos Cem Bibliófilos do

Brasil foi divulgada em jornais de grande circulação no Distrito Federal como o Correio Braziliense e o Jornal de Brasília e também pelo informativo da UnB, UnBHoje. A matéria

68 O Projeto do Seminário em questão fez referência à Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil como

113 do Correio Braziliense foi publicada em 15 de setembro de 2005 e é a mais extensa. Essa reportagem destacou alguns artistas renomados que ilustraram os exemplares, ressaltou alguns aspectos dos livro da SCBB e relatou uma breve história de sua fundação. Em depoimento ao

Correio Braziliense, Vicente Martinez Barrios afirmou:

Além de mostrar como o texto e imagem criam uma nova linguagem, o público também perceberá a autonomia de cada uma dessas artes. Os livros são lúdicos e imprimem repertório modernista (BARRIOS, 15 set. 2005; ANEXO AR).

Em outro trecho dessa reportagem, Barrios afirmou que um dos principais objetivos da exposição foi divulgar as publicações da SCBB para um público mais vasto:

Para o curador, esta é uma obra-prima brasileira, apreciada por público pequeno e em poucos lugares do Brasil. ―Essa coleção é uma raridade, aberta agora para toda a comunidade‖ (BARRIOS, 15 set. 2005; ANEXO AR).

A matéria publicada pelo Correio Braziliense foi intitulada de Artes Plásticas

encontram literatura no século 19, acabou se equivocando acerca do período em que as obras

da SCBB foram publicadas, já que todas são do século XX e não do século XIX. Mesmo que o título estivesse se referindo ao momento em que as obras foram escritas, ainda assim o Jornal estaria incorrendo em erro, uma vez que a SCBB publicou obras de períodos históricos variados, a mais antiga data do século XVI, outras do século XIX e XX.

A matéria do Jornal de Brasília foi publicada em 16 de setembro de 2005 e foi entitulada de Edições raras e peças insólitas. Essa reportagem tratou da mostra Imagem e

palavra: as publicações da Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil e de outras três

exposições que estavam acontecendo nas galerias da Casa de Cultura da América Latina. Na divulgação promovida pela UnB, UnBHoje, há somente uma pequena nota que se ocupou em informar acerca dos seminários que ocorreram ao longo da exposição.