• Nenhum resultado encontrado

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.2. Validação da extensão do BMC como ferramenta de apoio à avaliação de desempenho

4.2.3. Facilidades e vantagens do uso do Canvas de Avaliação de Desempenho do

As respostas sobre se os especialistas usariam o BMC para avaliação do desempenho das organizações que estão desenvolvendo novos negócios ou reestruturando negócios existentes e quais são as facilidades e vantagens percebidas por eles, estão apresentadas a seguir.

Quanto à aplicação na fase do processo administrativo de controle, da mesma estrutura/ferramenta que pode ter sido usada na fase de planejamento, a maioria dos especialistas (88%) respondeu que utilizaria a ferramenta Canvas de Avaliação de Desempenho do Negócio para medir o desempenho de uma organização, nas respostas objetivas (sim/não). Todos os especialistas acadêmicos usariam e somente um especialista de mercado (EM3) não usaria porque não tornou mais clara a visualização do desempenho, na opinião dele.

Quando questionados objetivamente se seria mais fácil avaliar o desempenho utilizando a ferramenta Canvas de Avaliação de Desempenho do Negócio, a outras ferramentas e sistemas de avaliação de desempenho organizacional, 88% dos especialistas responderam afirmativamente.

Quando perguntados de forma objetiva, sobre se era mais fácil verificar a inter- relação entre os indicadores, 75% das respostas foram positivas.

O Quadro 25 traz sinteticamente as respostas objetivas dessas três questões do Roteiro de Entrevista com os Especialistas (Apêndice B), por cada especialista, as quais serão consideradas como contribuição do uso do Canvas de Avaliação de Desempenho do Negócio em relação às formas atuais de avaliação de desempenho:

Quadro 25 – Síntese das respostas objetivas sobre o uso do Canvas de Avaliação de Desempenho do

Negócio e respectivas frequências Questões

Frequência de citação pelos especialistas

entrevistados Total (%) EM 1 EM 2 EM 3 EM 4 EA 1 EA 2 EA 3 EA 4 Você utilizaria essa ferramenta para

avaliar o desempenho da organização? Sim Sim Não Sim Sim Sim Sim Sim 88% Utilizando esta ferramenta seria mais

fácil avaliar o desempenho? Sim Sim Não Sim Sim Sim Sim Sim 88% É mais fácil verificar a influência de um

indicador sobre o(s) outro(s)? Sim Sim Não Sim Sim Não Sim Sim 75%

Fonte: Elaborado pela autora

Além das respostas objetivas, essas três questões tinham também a parte discursiva, em que os especialistas puderam expressar livremente sua opinião.

Na análise de conteúdo qualitativo obtido em campo foram identificadas quatro categorias de vantagens do uso da ferramenta Canvas de Avaliação de Desempenho do Negócio em relação às formas atuais de avaliação de desempenho, apontadas pelos entrevistados nessas respostas abertas: 1) Visão sistêmica e das dimensões principais do negócio; 2) Forma de gestão do desempenho: mais organizada, visual, agrupada, facilitando a tomada de decisão; 3) Facilita

e deixa visualmente claro o inter-relacionamento entre as áreas (blocos) e entre os indicadores e as áreas, e 4) Auxilia na decisão de investimento em empresas terceiras.

Todos os especialistas, exceto EM3, apontaram a visão sistêmica e das dimensões principais do negócio, como vantagem do Canvas de Avaliação de Desempenho do Negócio em relação às formas atuais de avaliação de desempenho, quando perguntados por meio de questão aberta. A seguir alguns trechos das entrevistas com os especialistas que ilustram esta condição:

[...] (Usando o Canvas de Avaliação de Desempenho do Negócio), em uma reunião com os gerentes de cada área, se consegue ver não só a área dele e sim uma visão geral do processo todo, da organização como um todo, isso é o que falta. Porque se cada um olhar somente seu umbigo, puxar a corda para o seu lado, não vai adiantar. Melhor ainda usando o Canvas, porque você deixa de entregar produto e começa a entregar valor. Você vê todos os indicadores alinhados à valor. As empresas que só tiverem produto e não tiverem valor, não irão sobreviver (EM2).

[...] (É mais fácil avaliar o desempenho usando o Canvas de Avaliação de Desempenho do Negócio porque ele) fornece ideias de indicadores para cada dimensão ao empreendedor (EA2).

[...] (A vantagem do uso do Canvas de Avaliação de Desempenho do Negócio em relação às formas atuais de avaliação de desempenho é) a visão integrada (EA4).

Outra vantagem apontada por 5 dos 8 especialistas é a forma de gestão do desempenho: mais organizada, visual, agrupada, facilitando a tomada de decisão, conforme algumas afirmações a seguir:

[...] (É mais fácil avaliar o desempenho usando o Canvas de Avaliação de Desempenho do Negócio) porque os dados usados na avaliação ficam mais visuais. Pelos indicadores estarem inter-relacionados e agrupados todos em um lugar, fica mais fácil o controle, a gestão e mais rápida a solução de problemas (EM1).

[...] A principal vantagem (de usar o Canvas de Avaliação de Desempenho do Negócio para avaliar o desempenho) é olhar de uma só vez, mas de uma forma mais organizada, o conjunto de indicadores (EA1).

Um dos especialistas (EM1) também citou que o Canvas de Avaliação de Desempenho do Negócio, facilita e deixa visualmente claro o inter-relacionamento entre as áreas (blocos) e entre os indicadores e as áreas, vantagem decorrente da visão sistêmica. Neste sentido, ele afirma:

[...] (A vantagem do uso do Canvas de Avaliação de Desempenho do Negócio em relação às formas atuais de avaliação de desempenho) é a intercomunicação entre as áreas. Fica mais claro como o indicador pode afetar outro indicador e outra área. É visual como eles podem afetar (EM1).

[...] (É mais fácil verificar a influência de um indicador sobre o outro usando o Canvas de Avaliação de Desempenho do Negócio) pela divisão entre os blocos e atividades. Porque tem indicadores desde o começo, que é a entrega do fornecedor, desenvolvimento, retenção e satisfação do cliente e o desenvolvimento de novos produtos. É bem completo e os indicadores se intercomunicam. A forma como foi construído facilita a gestão e reduz tempo para a solução de problemas porque os indicadores estão agrupados. Um indicador que esteja afetado, pode-se ver que ele esteja afetando outro (EM1).

Dois dos especialistas (EM2 e EM4) citaram que o Canvas de Avaliação de Desempenho do Negócio auxilia na decisão de investimento em empresas terceiras:

[...] como investidor anjo, penso se vale a pena investir no negócio. Com esses indicadores (do Canvas de Avaliação de Desempenho do Negócio) eu consigo ver uma boa parte, sem entrar nos detalhes. É o primeiro passo para isso (EM2).

[...] para responder qualquer investidor, são necessários dados, demonstrar as informações por meio de indicadores. Os indicadores do Canvas (de Avaliação de Desempenho do Negócio) respondem a qualquer investidor (EM4).

O Quadro 26 apresenta as quatro categorias de vantagens do Canvas de Avaliação de Desempenho do Negócio em relação as formas atuais de avaliação de desempenho, apontadas pelos especialistas nas questões abertas da entrevista, e as respectivas frequências de citação.

Quadro 26 – Vantagens do Canvas de Avaliação de Desempenho do Negócio e respectivas frequências

Categorias (C)

Frequência de citação pelos especialistas

entrevistados Total EM 1 EM 2 EM 3 EM 4 EA 1 EA 2 EA 3 EA 4 C1: Visão sistêmica e das dimensões

principais do negócio 2 3 0 2 2 3 1 2 15

C2: Forma de gestão do desempenho: mais organizada, visual, agrupada, facilitando a tomada de decisão

4 1 0 3 4 0 2 0 14

C3: Facilita e deixa visualmente claro o inter-relacionamento entre as áreas (blocos) e entre os indicadores e as áreas

2 0 0 0 0 0 0 0 2

C4: Auxilia na decisão de investimento em

empresas terceiras 0 1 0 1 0 0 0 0 2

Dentre as vantagens apontadas pelos especialistas (Quadro 26), duas características não estavam previstas na literatura, que são a gestão do desempenho mais organizada e o auxílio na decisão de investimento em empresas terceiras, para investidores-anjo.

Nota-se no Quadro 26 que as categorias mais citadas nas questões abertas foram: C1) a visão sistêmica do desempenho e das dimensões principais do negócio e; C2) a forma de gestão do desempenho mais organizada, visual, agrupada em um único documento, facilitando a tomada de decisão, as quais serão consideradas como contribuições do Canvas.

Crispim e Lugoboni (2012) afirmam que com o tempo, aumentou a integração de requisitos multidisciplinares da avaliação de desempenho e a complexidade no gerenciamento, assim, pelos resultados explanados, o Canvas de Avaliação de Desempenho do Negócio pode agregar visão sistêmica, proporcionar a visão das principais dimensões do negócio e deixar a gestão do desempenho mais organizada, visual e agrupada, facilitando a tomada de decisão e sugestão de novos indicadores.

4.2.4. Compilação das contribuições do Canvas de Avaliação de Desempenho do

Documentos relacionados