• Nenhum resultado encontrado

Fechamento da Cartilha: a cartilha é finalizada como Estomagrinho que agradece pela leitura do material e fortalece a ideia da busca da cartilha quando

DOS JUÍZES EM CIRURGIA BARIÁTRICA

11. Fechamento da Cartilha: a cartilha é finalizada como Estomagrinho que agradece pela leitura do material e fortalece a ideia da busca da cartilha quando

houver dúvidas e da importância do acompanhamento no pós-operatório com os profissionais de saúde.

A maior dificuldade foi compilar tanta informação e não deixar o material educativo extenso, pois o conteúdo a ser abordado é muito amplo, tendo em vista que a cartilha contém informações sobre o procedimento cirúrgico e os cuidados em todas as fases do

perioperatório. Assim, tentou-se apresentar o conteúdo de forma simples e objetiva para a leitura não ficar cansativa.

Em todo o processo de construção da cartilha, teve-se a atenção de abordar o conteúdo com uma linguagem adequada. A cartilha apresenta uma escrita simples e clara com os títulos destacados pelo aumento da fonte e diferentes cores para cada título. Sempre que foi possível, evitou-se textos longos, fazendo-se uso de mensagens curtas e objetivas, as quais facilitam a leitura e a compreensão das informações que estão sendo transmitidas. Além disso, foi feita uma leitura do material com o objetivo de identificar os termos técnicos e transformá-los em uma linguagem popular com o intuito de garantir a compreensão do texto pelo público-alvo.

Após a elaboração do conteúdo, contratou-se uma profissional especialista na área de

design para realizar a diagramação e as ilustrações. Com o auxílio de um roteiro que continha os tópicos presentes na cartilha, a pesquisadora juntamente com a designer definiram quais imagens iriam expressar adequadamente o conteúdo a ser abordado. Também disponibilizou- se para a ilustradora figuras retiradas da internet com o intuito de demonstrar todos os detalhes presentes nas imagens reais de modo que as ilustrações pudessem ficar mais próximas possíveis da realidade.

Foram realizados dois encontros presenciais para a discussão das ilustrações e, à medida que as mesmas eram produzidas, eram enviadas via email para a pesquisadora para aprovação ou realização de modificações com o intuito de tornar as imagens claras e adequadas com a realidade.

Observa-se que o uso de ilustrações serve para chamar atenção e facilitar a aprendizagem. Assim, optou-se pela criação de personagens que pudessem representar o público-alvo na cartilha. O leitor pode se identificar com as situações propostas nas ilustrações e se imaginar vivenciando os eventos relatados como a busca ao médico, a ida para o hospital para a internação e o pós-operatório em casa junto com os familiares.

Para contemplar ambos os sexos, a cartilha contém “João” e “Maria” como obesos que buscam a cirurgia bariátrica como tratamento. Para enfatizar a eficácia da cirurgia bariátrica na perda de peso e melhora da qualidade de vida, foi solicitado a desenhista que, ao fim da leitura, os personagens já aparecessem com um peso adequado e saudáveis.

Figura 4 – Ilustração representativa dos personagens, ainda obesos, João e Maria da cartilha “Cirurgia bariátrica – cuidados para uma vida saudável”. Fortaleza, 2015.

Fonte: Barros; Caetano (2015).

Além desses personagens, surge também o “Estomagrinho”, o qual interage com o leitor, motiva a leitura e chama atenção para as ideias-chave.

Figura 5 – Ilustração representativa do “Estomagrinho”, personagem da cartilha “Cirurgia bariátrica – cuidados para uma vida saudável”. Fortaleza, 2015.

Fonte: Barros; Caetano (2015).

Optou-se por apresentar uma ilustração antes do início de cada tópico da cartilha com o intuito de demonstrar ao leitor qual conteúdo seria abordado e facilitar a busca por um assunto específico. As ilustrações selecionadas para a abertura dos tópicos foram:

Quadro 23– Ilustrações representativas das aberturas dos tópicos da cartilha educativa sobre cirurgia bariátrica. Fortaleza, 2015.

TÓPICO DESCRIÇÃO ILUSTRAÇÃO

Informações sobre a cirurgia bariátrica

Os dois pacientes em uma sala de espera e o Estomagrinho do lado falando que eles dois estão procurando saber um pouco mais sobre cirurgia bariátrica.

Acompanhamento com a equipe multiprofissional e

preparo pré- operatório

João e Maria, ambos com um

membro familiar como

acompanhante, em um auditório vendo uma equipe multiprofissional (médico, enfermeiro, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, dentista e educador físico) no palco.

Internação no hospital

Os personagens chegando ao hospital junto com um familiar.

Pós-operatório hospitalar

Um dos pacientes com aparência positiva vestido com uma bata no hospital em pé do lado da cama no quarto com um acesso venoso no braço.

As outras ilustrações utilizadas ao longo da cartilha tinham o intuito, principalmente, de demonstrar os seguintes assuntos: técnicas cirúrgicas, função de cada profissional na equipe, paciente na sala de cirurgia conectado ao aparelho multiparâmetros e com as pernas enfaixadas, cicatrização das cirurgias plásticas, paciente grávida e alimentos saudáveis.

Em alguns detalhes da cartilha, como vestido da personagem Maria, página da dedicatória e das dúvidas frequentes, utilizou-se imagens de borboletas. Esse ícone foi retirado da pesquisa em blogs, pois os pacientes referem que, através da cirurgia bariátrica, eles passam por uma transformação.

Pós-operatório domiciliar

Paciente em casa junto com a família.

Hábitos saudáveis no pós-operatório

tardio

João e Maria agora com uma perda de peso evidente indo para uma consulta de retorno com o médico.

Figura 6 – Ilustração presente na dedicatória da cartilha “Cirurgia bariátrica – cuidados para uma vida saudável”. Fortaleza, 2015.

Fonte: Barros; Caetano (2015).

Foi elaborada uma capa com imagens, cores e texto atrativo que mostre a mensagem principal e o público-alvo. Solicitou-se a desenhista que representasse os dois personagens em frente à um espelho refletindo os mesmos já magros, pois essa ilustração representa o sonho de todo obeso: alcançar o peso adequado e um bem-estar.

Figura 7 – Ilustração representativa da capa da cartilha “Cirurgia bariátrica – cuidados para uma vida saudável”. Fortaleza, 2015.

Todas as ilustrações foram desenhadas manualmente, utilizando-se caneta nanquim para a sua finalização. Posteriormente, os desenhos foram fotografados e enviados à pesquisadora para avaliação. Após serem aprovados, eram finalizados no programa

Photoshop com a pintura digital.

A última etapa da construção da cartilha foi a diagramação, a qual corresponde à organização e formatação dos tópicos e páginas juntamente com o texto e as ilustrações, e, para tal atividade, foi utilizado o programa Adobe InDesign.

Foi escolhida a fonte “Nyala” por ser uma fonte simples e clara, a qual foi utilizada em dois tamanhos: em tamanho 16 para os títulos e subtítulos e em tamanho 14 para o corpo do texto. O contéudo textual foi apresentado em cores diferentes de acordo com destaque que se pretendia dar ao texto, utilizando-se o preto para o texto e lilás para títulos, subtítulos e marcadores com o intuito de facilitar a compreensão do leitor. As partes do texto que se buscava destacar aspectos-chave ou informações importantes foram ressaltadas em negrito e com o uso da cor verde.

Buscou-se o predomínio de cores frias, as quais transmitem tranquilidade e evitou-se a utilização de cores vibrantes, pois as mesmas deixam a leitura mais cansativa. Os recursos visuais utilizados foram ilustrações, cores diferentes no texto e caixas de texto para destacar mensagens importantes.

A diagramação da cartilha está ilustrada na figura 8:

Figura 8 – Diagramação representativa da cartilha educativa sobre cirurgia bariátrica. Fortaleza, 2015. Fonte: Barros (2015). Partes da Cartilha Parte Externa 1ª Capa: Título da Cartilha Contra-capa: Apoio, ISBN e código de barras Parte Interna Elementos pré- textuais Ficha técnica, 2ª capa, sumário e dedicatória Elementos textuais Apresentação e conteúdo Elementos pós- textuais Referências

A capa da cartilha apresenta o título e subtítulo “Cirurgia bariátrica: em busca de uma vida saudável” e, na contracapa, o “Estomagrinho” aparece informando do que se trata a cartilha com a seguinte mensagem: “A cartilha ‘Cirurgia bariátrica: em busca de uma vida saudável’ representa um material educativo construído para orientar pacientes sobre o período perioperatório da cirurgia bariátrica e esclarecer dúvidas, sendo elaborado e validado com a ajuda de profissionais de saúde e pacientes”. Foi impresso na contracapa o brasão da Universidade Federal do Ceará, instituição ao qual o material está vinculado (Programa de Pós-graduação em Enfermagem), e um código de barras simulando o futuro International Standard Book Number (ISBN) da cartilha.

Na ficha técnica, apresenta-se os nomes das autoras e suas respectivas titulações; créditos técnicos (ilustrações e diagramação) e o nome dos juízes que participaram da validação. Na parte final da cartilha, foram acrescentadas as referências e uma ficha para os pacientes anotarem o dia e o horário das consultas com a equipe multiprofissional.

A primeira versão da cartilha consistiu em um material com 94 folhas impressas em papel cochê, específico para impressão de ilustrações em alta qualidade, e no formato de página de meia folha A4 (150x210mm) configuradas no formato paisagem, presas a dois grampos.

A cartilha foi formatada de forma a conter um número de páginas múltiplo de quatro, visto que, em sua versão impressa, seria utilizado a frente e o verso das folhas. Todas as páginas da cartilha foram contadas sequencialmente, porém a numeração em algarismos arábicos foi utilizada a partir da primeira página textual, na sua margem inferior.

6) RESULTADOS DA VALIDAÇÃO COM JUÍZESEM CIRURGIA