• Nenhum resultado encontrado

TRAJETÓRIA METODOLÓGICA

4.1 TIPO DE ESTUDO

Estudo de desenvolvimento metodológico, o qual visa, mediante o uso sistemático dos conhecimentos existentes, a elaboração de estratégias tecnológicas implementadas e avaliadas em ambiente educacional ou assistencial, tendo como objetivo a criação de produtos ou serviços (POLIT; BECK, 2011; RODRIGUES, 2007). Assim, para este estudo, a cartilha educativa construída é acessível aos candidatos à cirurgia bariátrica e aos indivíduos já submetidos ao procedimento e os assuntos abordados são relativos à cirurgia bariátrica e as orientações sobre o período perioperatório.

O referencial metodológico para a construção da cartilha educativa seguiu os preceitos de Echer (2005). A sequência de eventos compreende quatro etapas: submissão do projeto na Plataforma Brasil para obtenção da aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição em estudo; levantamento bibliográfico sobre os assuntos a serem abordados na pesquisa; elaboração da tecnologia educativa e validação do material construído (FIGURA 1).

Figura 1 - Diagrama das Etapas Metodológicas para a Construção da Cartilha. Fortaleza, 2015.

Adaptado de Echer (2005). Fonte: Barros (2015).

O primeiro passo foi a submissão do projeto ao Comitê de Ética da Universidade Federal do Ceará e ao Comitê de Ética da instituição em estudo, a qual participou como instituição coparticipante, por meio da Plataforma Brasil. Posteriormente, foi feito o

•Submissão do projeto à plataforma Brasil. Comitê de Ética • Revisão da literatura sobre as evidências disponíveis em artigos científicos. Levantamento

Bibliográfico • Análise de Blogs. • Grupos Focais. • Opinião dos Juízes em

Cirurgia bariátrica.

Elaboração da Cartilha

• Validação com juízes

de conteúdo e técnicos.

• Validação com pacientes.

Validação do Material

levantamento bibliográfico que contemplou a revisão integrativa das evidências disponíveis na literatura científica sobre cirurgia bariátrica e os cuidados no perioperatório.

A terceira etapa do referencial metodológico refere-se à elaboração da cartilha educativa. Dessa forma, para um melhor norteamento do conteúdo a ser abordado na construção da cartilha, foram avaliadas a troca de informações e dúvidas contidas em blogs de pacientes que se submeteram à cirurgia bariátrica sobre os cuidados no perioperatório, as necessidades de conhecimento da população-alvo sobre a cirurgia bariátrica por intermédio de grupos focais e a opinião dos profissionais da equipe multiprofissional sobre as orientações que devem ser repassadas ao paciente.

Na última etapa, o material construído foi validado por juízes em cirurgia bariátrica e em designer gráfico e, após os ajustes e correções indicados, a cartilha também foi validada por pacientes do pré e pós-operatório da cirurgia bariátrica.

4.2 LOCAL DO ESTUDO

As etapas que envolveram a participação da população-alvo como grupos focais e validação de aparência da cartilha educativa ocorreram em um hospital referência na realização de cirurgias bariátricas no Estado do Ceará pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o qual é uma unidade de assistência em alta complexidade ao paciente portador de obesidade mórbida.

Essa instituição realiza a cirurgia bariátrica desde 2002, totalizando um número de 696 cirurgias bariátricas até novembro de 2014, com realização mensal, em média, de oito cirurgias. O hospital também proporciona o acompanhamento do paciente pela equipe multiprofissional antes da cirurgia e até 5 anos após o procedimento. É reconhecido no cenário nacional e internacional por seu apoio à pesquisa científica, tendo vários prêmios acadêmicos.

4.3 FASE 1: SUBMISSÃO AO COMITÊ DE ÉTICA

A pesquisa foi submetida à apreciação do Comitê de Ética e Pesquisa da instituição em estudo, conforme aprovação de número CAAE 22473713.2.3001.5041. A coleta com os sujeitos foi realizada após aprovação por escrito, procurando atender aos preceitos ético-legais (autonomia, não maleficência, beneficência e justiça) recomendados na Resolução nº

466/2012 sobre pesquisas envolvendo seres humanos do Conselho Nacional de Saúde (BRASIL, 2012b).

4.4 FASE 2: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

Foi realizada uma Revisão Integrativa (RI) para obtenção de artigos científicos com objetivo de analisar o conhecimento disponível na literatura sobre os cuidados no perioperatório da cirurgia bariátrica. A elaboração de um material educativo embasado no conhecimento científico existente sobre o assunto a partir da definição de conceitos e cuidados importantes que, se seguidos, podem ajudar o paciente na sua recuperação e proporcionar segurança e confiança ao usuário e reconhecimento do valor da equipe multiprofissional (ECHER, 2005).

Esse tipo de pesquisa permite a construção de uma análise ampla sobre a temática em estudo, contribuindo para discussões sobre métodos e resultados da pesquisa (SCORSOLINI- COMIN; SANTOS, 2010). Na condução da RI, as seguintes etapas foram percorridas: identificação do tema ou formulação da questão norteadora, amostragem ou busca na literatura dos estudos, categorização dos mesmos, avaliação dos estudos incluídos na revisão, discussão e interpretação dos resultados e síntese do conhecimento ou apresentação das evidências da revisão integrativa (MENDES, SILVEIRA, GALVÃO, 2008).

A pergunta norteadora para a elaboração da revisão integrativa foi: "Quais são as evidências disponíveis na literatura sobre as informações necessárias para a orientação do paciente sobre cirurgia bariátrica e os cuidados no perioperatório?”.

O levantamento bibliográfico ocorreu no mês de agosto de 2013 a partir das seguintes bases de dados: Cinahl (Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature); Scopus; Pubmed-Medline (Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem online); Web of Science; Scielo (Scientific Electronic Library Online); Science Direct; Cochrane e Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). A busca nessas diversas bases de dados teve como propósito ampliar o âmbito da pesquisa e minimizar possíveis vieses.

Foi utilizado o cruzamento dos descritores “obesidade mórbida/morbid, obesity”, “cirurgia bariátrica/bariatric surgery” e “assistência perioperatória/perioperative care” extraídos do DECS (Descritor em Ciências da Saúde) do portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e do MESH (Medical Subject Headings) da National Library. Destaca-se que, para efetuar a busca nas bases de dados, foi utilizado o operador booleano "AND" para relacionar os descritores adotados na pesquisa.

Pertinente ao recorte temporal, foram recolhidas as informações de todas as publicações disponíveis em cada base de dados até o mês de agosto de 2013, sem limite anterior, com o intuito de proporcionar uma avaliação mais ampla e completa sobre o objeto de estudo. Para os critérios de inclusão dos estudos foi verificado se eles abordavam a temática de cirurgia bariátrica em adultos, se respondiam à questão norteadora do estudo e se estavam disponibilizados eletronicamente na íntegra nos idiomas inglês, português ou espanhol. Foram excluídos da amostra: publicações sobre a assistência com adolescentes, publicações repetidas e revisões de literatura sem rigor metodológico, editoriais, manuais, dissertações e teses. Dessa forma, os únicos estudos de revisão incluídos foram revisões integrativas e/sistemáticas (com ou sem metanálise).

O processo de seleção dos artigos nas oito bases de dados ocorreu no período de setembro a dezembro de 2013. A busca em cada base foi realizada em um único dia no mesmo computador, com gravação da lista de resultados encontrada, enquanto que a seleção das publicações foi feita nos dias subsequentes. A operacionalização da seleção dos estudos procedeu-se de acordo com a figura 2:

Figura 2 – Diagrama do processo de seleção de estudos nas bases de dados. Fortaleza, 2015.

Fonte: Barros (2015).

Após a efetuação da busca, encontrou-se uma população de 914 artigos: um no Lilacs; 15 no Science Direct; 47 na Web of Science; 167 no Cinahl; 215 no Scopus; 469 no Pubmed e zero no Scielo e na Cochrane. Para a seleção dos estudos, primeiramente, procedeu-se a leitura do título e do resumo para a apreciação prévia e confirmação de que o manuscrito contemplava informações sobre os cuidados no perioperatório da cirurgia bariátrica. Ressalta-

Busca • 914 artigos encontrados.

1ª Leitura: título e resumo

• 699 artigos não se adequavam. • 215 estudos selecionados para

leitura na íntegra.

2ª e 3ª Leituras: artigo na íntegra

• 129 artigos não se adequavam. • 26 não estavam disponíveis. • 43 eram repetidos.

se que, na ocorrência de dúvidas sobre o conteúdo do artigo e se ele atendia aos critérios de inclusão ou exclusão, optou-se por incluí-lo na amostra (Quadro 1).

Quadro 1 - Seleção dos artigos para leitura na íntegra nas bases de dados Lilacs, Scielo, Pubmed,Web of science, Cochrane, Scopus, Cinahl e Science direct. Fortaleza, 2015.

Artigos Lilacs Scielo Pubmed Web of Science

Cochrane Scopus Cinahl Science Direct Total Selecionados 1 - 89 18 - 59 44 4 215 Não se adequa - - 48 14 - 31 33 3 129 Indisponível 1 - 13 2 - 10 - - 26 Repetidos - - 23 2 - 13 5 - 43 Amostra 0 - 5 0 - 5 6 1 17 Fonte: Barros (2015).

Posteriormente, foi feita a leitura criteriosa dos 215 artigos na íntegra objetivando identificar ideias-chave e orientações direcionadas ao objeto de estudo, o que proporcionou uma amostra final de 17 artigos. Realizou-se, ainda, uma terceira leitura para confirmar as informações obtidas na segunda leitura e aprofundar a análise de cada manuscrito incluído na pesquisa.

Vale ressaltar que foi feita a busca no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no site de busca Google, disponível no endereço eletrônico (www.google.com.br), dos artigos que não estavam disponíveis nas bases estabelecidas no período da coleta de dados, conforme recomendações de Pompeo, Rossi e Galvão (2009).

Para coleta de dados foi utilizado um instrumento adaptado de Ursi (2005), o qual foi validado em sua dissertação sobre prevenção de lesões de pele no perioperatório (APÊNDICE A). As adaptações foram referentes ao conteúdo em que o instrumento foi adequado para a temática de cirurgia bariátrica. O instrumento permitiu a obtenção de informações sobre a identificação do artigo (título, idioma, ano de publicação, nome do periódico), características metodológicas do estudo, das intervenções mensuradas e dos resultados encontrados, além das contribuições sobre os cuidados no perioperatório da cirurgia bariátrica e dos níveis de evidência desenvolvidos por Melnyk e Ficeout-Overholt (2005) disponíveis no quadro 2:

Quadro 2 - Níveis de evidência aplicados na descrição dos estudos selecionados para a revisão integrativa sobre os cuidados no perioperatório da cirurgia bariátrica. Fortaleza, 2015.

Nível de evidência

Delineamento metodológico Força de

Evidência Nível I Evidências oriundas de revisões sistemáticas ou meta-

análise de relevantes ensaios clínicos.

Forte Nível II Evidências derivadas de pelo menos um ensaio clínico

randomizado controlado bem delineado.

Nível III Ensaios clínicos bem delineados sem randomização. Moderada Nível IV Estudos de coorte e de caso-controle bem delineados.

Nível V Revisão sistemática de estudos descritivos e qualitativos.

Nível VI Evidências derivadas de um único estudo descritivo ou qualitativo.

Fraca Nível VII Opinião de autoridades ou relatório de comitês de

especialistas. Fonte: Melnyk e Ficeout-Overholt (2005).

O nível de evidência dos estudos deve ser avaliado a fim de determinar a confiança no uso de seus resultados e fortalecer as conclusões que irão gerar o estado do conhecimento atual do tema investigado (POLIT; BECK, 2011).

A essência da revisão integrativa é a categorização dos estudos. Nesse sentido, procede-se a apresentação dos resultados e a discussão das informações de forma descritiva e por meio da construção de quadros sinópticos (BARBOSA et al., 2011). Dessa forma, para uma melhor análise, os dados foram sintetizados a partir de sua caracterização e de categorias temáticas que surgiram a partir das evidências científicas encontradas, sendo feita a descrição e classificação de cada artigo com o intuito de reunir o conhecimento produzido sobre o tema explorado na revisão (POLIT; BECK, 2011).

Com a leitura de cada artigo e a aplicação do formulário de coleta de dados, foram identificados os cuidados no perioperatório da cirurgia bariátrica e destacados os seus termos fundamentais, os quais foram reunidos por semelhança de conteúdo e agrupados em cinco categorias: acompanhamento com a equipe multiprofissional na avaliação pré-operatória; cuidados no pré-operatório da cirurgia bariátrica; orientações para o pré-operatório imediato; otimização de uma melhor recuperação no pós-operatório imediato e orientações para o pós- operatório domiciliar e tardio. Os aspectos éticos e legais foram respeitados tendo em vista que os estudos encontrados em periódicos que foram incluídos na pesquisa tiveram os nomes dos seus autores referenciados.

4.5 FASE 3: ELABORAÇÃO DA CARTILHA EDUCATIVA SOBRE CIRURGIA