• Nenhum resultado encontrado

Principais Consumidores Não-Urbanos Setor da Água

4.4. Fontes de Financiamento

O financiamento das empresas a operar no setor ambiental colombiano assume formas distintas em função da atividade exercida. No caso dos operadores de utilities, a fonte direta de financiamento às atividades assume a forma das tarifas. Pese embora a metodologia de cálculo tarifário possa ainda ser otimizada, a verdade é que estas têm acompanhado a evolução dos tempos, permitindo às empresas a sustentabilidade económica necessária para operar no setor.

Para empresas dedicadas à construção, engenharia, consultoria, assistência técnica e fornecimento de bens e equipamentos, a forma mais direta de obter financiamento é através das instituições financeiras multilaterais. Estas instituições financiam inúmeros projetos no setor ambiental colombiano, podendo as empresas aproveitar as oportunidades de procurement que vão surgindo constantemente nestas entidades. Para tal, aconselha-se a consulta frequente dos sites destas entidades, nomeadamente do Banco Mundial, do Banco Interamericano de Desenvolvimento e da Corporação Andina de Fomento.

A solução mais convencional para obter financiamento, aplicável a qualquer tipologia de empresa a operar no setor ambiental colombiano, é recorrer à banca comercial ou à banca de investimentos. Neste âmbito, destacam-se entidades como o Bancolombia, o Banco de Bogotá, o Banco Davivienda, o BBVA Colombia, o Banco de Occidente ou o Citibank Colombia. Destaque para os serviços prestados e micro empresas e PME (micropyme e pyme).

A título de exemplo, o Bancolombia, maior banco do país, dispõe de opções de financiamento específicas para o setor energético e para empresas dedicadas à construção e operação de infraestruturas, oferecendo soluções de banca comercial, banca de investimento, leasing, serviços trust, corretagem ou factoring e fornecendo apoio nas fases de pré-qualificação, estudo de viabilidade, pré-construção, construção e operação.

Para conhecer melhor a oferta bancária na Colômbia, aconselha-se o contacto direto com as agências locais. Finalmente, ao nível do financiamento público, é fundamental referir a Findeter - Financiera del Desarrollo, entidade de capital misto vinculada ao Ministério da Fazenda e Crédito Público, e que se dedica ao financiamento de projetos sustentáveis. Os principais produtos financeiros oferecidos pela Findeter são apresentados no quadro seguinte.

Quadro 69 – Produtos financeiros oferecidos pela Findeter Crédito de Redesconto

Financia projetos de infraestrutura, canalizando os recursos através de intermediários financeiros autorizados. O objetivo é facilitar as necessidades de financiamento, oferecendo um produto com taxas de juro e prazos de pagamento favoráveis.

O crédito ao redesconto financia diversos setores de atividade, nomeadamente ao nível ambiental. Assim, são financiados os seguintes investimentos ambientais:

Infraestruturas de ambiente

Produção limpa e mercados verdes

 Planos, programas e projetos relacionados com gestão e impacte ambiental;  Jardins botânicos;

 Atualização tecnológica;  Mercados verdes;

Quadro 69 – Produtos financeiros oferecidos pela Findeter (conclusão) Proteção e gestão do risco ambiental

 Investigação, educação e desenvolvimento ambiental;  Proteção de áreas de reserva;

 Reflorestação;

 Sistemas de informação.

Infraestruturas de água potável e saneamento básico

Abastecimento de água  Exploração;  Abastecimento;  Tratamento;  Armazenagem;  Redes;  Comercialização;

 Programas de redução de perdas e água não contabilizada;  Conservação e recuperação de micro bacias hidrográficas;  Construção de redes e respetivas ligações;

 Todas as atividades associadas ao setor da água.

Saneamento

 Recolha;  Redes;  Tratamento;  Descarga final;

 Construção de redes e respetivas ligações;

 Todas as atividades associadas ao setor do saneamento.

Resíduos

 Armazenagem e recolha de resíduos sólidos e limpeza de vias e áreas públicas;  Reciclagem, aproveitamento, recolha e transporte;

 Estações de transferência, seleção, tratamento e deposição final;  Todas as atividades associadas ao setor dos resíduos.

Infraestruturas para o desenvolvimento energético

 Projetos relacionados com energia (energia elétrica, energias renováveis, hidrocarbonetos, gás e carvão;

 Cogeração, autogeração e trigeração de energia;  Redes de energia;

 Programas de gestão e redução de perdas;  Sistemas de automação de medição e controlo;  Empresas produtoras de sistemas de armazenagem;  Empresas produtoras de instalações geradoras de energia;

 Produtores de componentes e acessórios para projetos relacionados com energia (energia elétrica, energia eólica, energia solar, hidrocarbonetos, gás e carvão);

 Prestadores de serviços para o setor energético;  Construção de redes e ligações de energia elétrica;

 Distribuição por grosso e a retalho de combustíveis e derivados de petróleo (estações de serviço, entre outros);

 Oleodutos e polidutos;  Exploração de gás.

Captação de Recursos

A Findeter financia ainda as empresas através de certificados de depósito a término (CDT), que oferecem juros trimestrais aos clientes. Para conhecer as condições específicas deste produto pode consultar o seguinte link:

http://www.findeter.gov.co/publicaciones/productos_captacion_de_recursos_pub.

A Findeter oferece ainda apoio através de produtos para o desenvolvimento territorial integrado. Entre os produtos oferecidos neste âmbito destacam-se os seguintes:

 Água para a prosperidade;

 Cidades sustentáveis e competitivas.

De seguida, apresenta-se uma breve descrição do funcionamento de cada um destes apoios.

Água para a Prosperidade

Neste programa, a Findeter recebe propostas dos interessados para a condução de projetos no âmbito do abastecimento de água e saneamento.

Informações adicionais sobre esta temática, bem como sobre os projetos com aviso de convocatória abertos podem ser encontradas no link seguinte:

http://www.findeter.gov.co/publicaciones/agua_para_la_prosperida_pub.

Cidades Sustentáveis e Competitivas

Este é um programa apoiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e executado na Colômbia pela Findeter. Através deste programa, podem ser financiados projetos de investimento direcionados à criação de cidades sustentáveis e competitivas.

Os pilares em que assenta o programa de cidades sustentáveis e competitivas são os seguintes:  Sustentabilidade ambiental e alterações climáticas;

 Sustentabilidade urbana;

 Sustentabilidade económica e social;  Sustentabilidade fiscal e governança.

A vertente de maior interesse ao setor ambiental é necessariamente a relacionada com a sustentabilidade ambiental e alterações climáticas, que compreende ações de gestão ambiental e controlo da poluição local, mitigação de gases com efeito de estufa, eficiência energética e energias renováveis ou redução da vulnerabilidade face a desastres naturais e adaptação.

Para mais informações sobre o programa Cidades Sustentáveis e Competitivas, consultar o seguinte link:

A título de exemplo, a figura seguinte é uma fotografia do modelo de financiamento do setor da água na Colômbia em 2006, mas que atualmente é ainda em grande medida verdadeira, bem como nos restantes setores ambientais no país.

Figura 43 – Modelo de financiamento do setor da água na Colômbia

Fonte: AguaConsult 0 200 400 600 800 1000 CAR's Recursos do Ministério Regalias

Tarifas dos Utilizadores Transferências do Estado