• Nenhum resultado encontrado

uantos de nós não vive - ram (ou obs e rvaram ) já um a s ituação e m q ue , com um a m ús ica de bom ritm o, s e é levado a fingir q ue s e te m um a guitarra nas m ãos e a s im u- lar um e s pe táculo ao vivo? Quantas ve z e s no fim de um a “actuação” não nos ape te ce u agrade ce r a um público im aginá- rio?

Em alguns s alõe s de jogos , e xis - tiam já dive rtim e ntos q ue pos - s uíam um inte rface q ue re plica- va um a guitarra ou bate ria, con- s is tindo o jogo e m “tocar” o ins - trum e nto ao ritm o da m ús ica. Es te conce ito foi pos te riorm e nte adaptado para a PlayStation2 com o jogo “Guitar H e ro”. O s u- ce s s o de s te levou ao lançam e n- to da s e q ue la “Guitar H e ro II” pa- ra PS2 e Xbox360, além de al- guns clone s com outros nom e s . Es te jogo pode s e r adq uirido com um controlador e m form a de guitarra, q ue pe rm ite um a e x-

pe riência m ais re al. Exis te m ve r- s õe s à ve nda s e m a guitarra, pa- ra q ue m já a pos s ui de outra ve r- s ão, e guitarras à parte , para q ue m q uis e r jogar e m m odo de dois jogadore s .

Então e o PC? Então e o Linux? Afinal de contas , o Pinguim tam - bém gos ta de s e dive rtir... Aq ui e ntra o Fre ts on Fire , o jogo e m análise ne s ta e dição!

Fre ts on Fire é um jogo dis poní- ve l para Linux, Mac e W indow s , criado pe la e q uipa “Unre al Voo- doo” (cons ultar caixa), de s e nvol- vido e m Pyth on e dis tribuído e m código abe rto. Na página do pro- je cto (1), pode s e r obtida um a

ve rs ão para cada um a das plata- form as m e ncionadas , bas tando de s com prim ir o fich e iro Z ip para um dire ctório e com e çar a jogar. Pode m ainda ve rificar s e o s is te - m a de ge s tão de pacote s da vos s a dis tribuição pe rm ite a ins - talação de s te jogo.

Não s e e ncontra no âm bito de s - te artigo a análise do proce s s o de ins talação, até porq ue o Z ip dis poníve l no s ite contém a m ai- or parte das de pe ndências , faci- litando o proce s s o. Mas e xis tirá no fórum da re vis ta um tópico de dicado a e s te artigo, dúvidas , e s clare cim e ntos e outros pontos de inte re s s e , de ntro da s e cção de Jogos .

Ao arrancar o jogo (e xe cutando o fich e iro Fre ts OnFire ), s om os re ce bidos com um s im ples m e - nu onde é pos s íve l alte rar confi- guraçõe s (te clas utilizadas ou outro dis pos itivo de jogo), e ditar novas m ús icas , faz e r o tutorial ou jogar. O jogo ve m ape nas com três m ús icas , todas dis poní- ve is s ob a lice nça Cre ative Com - m ons (2), algo s e m e lhante ao

GPL para arte . É pos s íve l adicio- nar novas m ús icas ou com por as nos s as próprias .

O tutorial, além de s e r dive rtido, e ns ina ao jogador a inte rface .

Q

Im ag em o rig in al d a au to ria d e B yr on W al ke r

Re vis ta Linux :: Jogos

Para a m aioria de nós , a s olu- ção é jogar com o te clado. As te - clas F1 até F5 e q uivalem às cor- das e o Ente r pe rm ite faz e r s oar a corda pre m ida. No e crã de jo- go, ve m os as cinco cordas nu- m a pe rs pe ctiva Star W ars , s e n- do ne ce s s ário pre m ir as cordas e faz ê-las s oar na altura ce rta por form a a pontuar. As cordas s ão alte radas ao ritm o da m ús i- ca, cons is tindo os acorde s a re - produz ir e m s im ples notas ou notas com pos tas .

Praticam e nte todas as m ús icas q ue s e pode m e ncontrar na In- te rne t pos s ue m o s om da guitar- ra s e parado da re s tante m ús ica. Quando nos e nganam os , não s e ouve o s om da guitarra, o q ue nos faz re alm e nte s e ntir co- m o o nos s o de s e m pe nh o e s tá a afe ctar a actuação.

Em m odo de jogo, o prim e iro pas s o cons is te e m s e leccionar a m ús ica a re produz ir. De s e gui- da, é ne ce s s ário s e leccionar o níve l de dificuldade , s e ndo e s te indicativo da q uantidade de no- tas e grau de dificuldade dos acorde s durante a e xe cução. Finda a actuação, a pontuação

é adicionada a um a tabe la de pontuaçõe s local e pode rá s e r tam bém e nviada para o s e rvidor para as “Tabe las Mundiais ” (ape nas para o tutorial e as três m ús icas s uportadas oficialm e n- te ).

O proce s s o de com pos ição é fe i- to de ntro do próprio jogo, s e ndo ne ce s s ário dis por prim e iro de fi- ch e iros codificados e m Ogg Vor- bis (MP3 não s ão s uportados ) com a m ús ica e , s e pos s íve l, a guitarra is olada. O pas s o s e guin- te cons is te e m de finir os te m pos e as cordas a pre m ir, s e ndo pos s íve l configurar várias ve loci- dade s durante um a m ús ica. Exis te m algum as páginas (3) (4) (5) q ue pos s ue m m ús icas e m

Cre ative Com m ons para ins tala- ção. Para m ús icas prote gidas , e xis te m dis poníve is tam bém ape nas as configuraçõe s de jo- go para as cordas (fre ts ), re s tan- do ao jogador e xtrair o O gg Vorbis do s e u CD da banda. A e q uipa de de s e nvolvim e nto in- cluíu ainda na dis tribuição do jo- go um conjunto de fe rram e ntas q ue pe rm ite a conve rs ão das

m ús icas do “Guitar H e ro” e “Gui- tar H e ro II” para pode re m s e r re - produz idas no Fre ts On Fire . Es te jogo é bas tante cativante e ace s s íve l. No e ntanto, e e s pe ci- alm e nte para aq ue les q ue s a- be m re alm e nte tocar guitarra, é e s tranh o e s tar a “tocar” com um te clado s e gurado ao contrário. Adicionalm e nte , não s ó a te cla F5 e s tá um pouco dis tante de - m ais das re s tante s com o tam - bém o te clado torna-s e incóm o- do de agarrar, ao fim de algu- m as m ús icas . O ide al s e ria te r- m os m e s m o um a guitarra... Com o de vido adaptador PS2-to- USB, é pos s íve l ligar a guitarra de plás tico do “Guitar H e ro” ou com patíve l ao PC. O Fre ts on Fi- re s uporta a utilização das gui- tarras PS2, ape nas não re co- nh e ce ndo a alavanca de vibra- tos .

Para q ue m não te nh a um a gui- tarra de PS2, h á ainda dois ti- pos de alte rnativas . Exis te m à ve nda online guitarras de jogo, e m ve rs õe s com e s e m fios , com patíve is tanto com PS2 co- m o PC. Es tas guitarras tanto po- de m s e r as originais ve ndidas is oladam e nte com o guitarras de outros fabricante s de ace s s óri- os . Dado o cus to de s tas (m ais porte s ), pode rá por ve z e s s air m ais e m conta a aq uis ição de um “Guitar H e ro” antigo num a prom oção de um a grande s upe r- fície .

A outra alte rnativa, para os m ais h abilidos os , cons is te e m utilizar um te clado antigo, outros m ate ri- ais , im aginação, te m po e paciên- cia para cons truir a s ua própria guitarra. É pos s íve l e ncontrar na Inte rne t e xe m plos de s s e s tra- balhos de s de a pe s s oa q ue de s - m ontou um a guitarra do “Guitar H e ro” e trans form ou um a guitar- ra e léctrica re al até à pe s s oa q ue s e lim itou a s e rrar as parte s de s ne ce s s árias de um te clado Me nu principal do jogo.

Re vis ta Linux :: Jogos

(s alvaguardando os circuitos in- te rnos ).

Inde pe nde nte m e nte da form a com o de cidire m tocar, re s ta-nos de s e jar-vos boa s orte no vos s o cam inh o para o e s tre lato!

Captura de e crã durante o jogo e m s i.

A e q uipa Unre al Voodoo (6) nas ce u e m 19 9 7, com pos ta por e lem e ntos Finlande s e s . O grupo tinh a co-

m o obje ctivo , parafras e ando, a criação de “apre s e ntaçõe s m ultim édia e outras cois as várias ”.

De s de e ntão, a e q uipa foi-s e tornando conh e cida à m e dida q ue , e ntre outros conte údos dis tribuídos , ia ve nce ndo ou ficando be m clas s ificada e m concurs os de de s e nvolvim e nto ou de m ons tração te cnológica. Ainda q ue na s ua apre s e ntação a e q uipa aponte Linux e W indow s com o os s e us s is te m as ope rativos principais , e ntre os s e us proje ctos ve nce dore s e xis te um a aplicação para o Sym bianOS.

O Fre ts On Fire foi o proje cto com q ue e s ta e q uipa ve nce u o As s e m bly 2006 Gam e De v. Tal com o os s e us outros proje ctos , e s te foi dis ponibilizado e m Código Abe rto, após o torne io.

Documentos relacionados