• Nenhum resultado encontrado

Re vis ta Linux :: Laz e r

Rich ard Stallm an

bém apre s e ntados os proje ctos Em be dde d De bian e o Sk oleli- nux, o prim e iro é bas icam e nte a adaptação da dis tribuição De bi- an para s is te m a com poucos re - curs os , com o por e xe m plo te le- m óve is e PDA'S, o s e gundo é um proje cto m uito inte re s s ante q ue cons is te e m de s e nvolve r um a variante do De bian, de dica- da e adaptada às e s colas com principal ênfas e no e ns ino pre - paratório e s e cundário.

Com o é tam bém h abitual e m e ve ntos de s te géne ro, h ouve a oportunidade de falarm os com dive rs as pe rs onalidade s , com o o e ditor da Linux Magaz ine e s - panh ola – Paul C. Brow n – com o q ual trocám os dois de dos de conve rs a q ue de ram para ouvir algum as opiniõe s de s te s obre um a ce rta e m pre s a gigante com um s is te m a ope rativo frágil e fa- lar tam bém s obre as Linux Ma- gaz ine e a Re vis ta Linux, a q ual atraíu a curios idade de s te nos - s o “colega”, q ue trocou de im e di- ato o s e u cartãoz inh o da praxe pe lo nos s o.

Um m om e nto igualm e nte inte -

re s s ante foi a confe rência “Igual- dad de Géne ro y Softw are Li- bre ” q ue dis cutiu a re duz ida pre - s e nça das m ulhe re s no m undo da te cnologia e m ge ral e do s oftw are livre e m particular. A parte das oradoras e ra cons tituí- da por cinco m ulhe re s ligadas ao s oftw are livre , das q uais s e de s tacaram a bras ileira Fe rnan- da W e ide n, adm inis tradora de s is te m as no Google, e a e s pa- nh ola Am aya Rodrigo, a prim e i- ra m ulhe r Europe ia, e a s e gun- da do m undo, e nvolvida no pro- je cto De bian e fundadora do pro- je cto De bian W om e n (2).

Tive m os tam bém oportunidade de ve r a apre s e ntação “Proye c- to OLPC. Un niño un orde na- dor”. Es ta pales tra foi apre s e nta- da por um dos program adore s do Sq ue ak para o OLPC, Die go Góm e z De ck . Com e çou por apre s e ntar o portátil (3), as s uas

caracte rís ticas e inovaçõe s . Co- m o inovaçõe s pode m os de s ta- car o e crã q ue pode s e r utiliza- do à luz do s ol, a pote ncialidade de cons e guir m ante r um a im a- ge m e s tática com o CPU de s li- gado, us ar um a fracção da ali- m e ntação e cus tar 1/3 dos con-

ve ncionais , as placas w ire les s q ue funcionam e m m odo “m e s h ” tam bém com o CPU de s ligado e , ao níve l do s oftw are , a nova inte rface Sugar.

De s e guida, foi apre s e ntada a inte rface Sq ue ak (4), q ue utiliza

um novo paradigm a de inte rac- ção e ntre o utilizador e o com pu- tador, e s pe cialm e nte de s e nh a- da para os utilizadore s m ais no- vos .

Por fim , foi-nos dada a oportuni- dade de e xpe rim e ntar um pouco do portátil, o q ue s e re ve lou al- go difícil vis to q ue é de s e nh ado para crianças te ndo as te clas m uito pe q ue nas .

Acre ditam os q ue e s ta nova fe r- ram e nta para os m ais novos s e - rá m uito im portante no futuro, q ue r para os país e s e m vias de de s e nvolvim e nto q ue r para os m ais de s e nvolvidos .

Para o últim o dia do e ve nto e s ta- va m arcada a confe rência com outro grande nom e do s oftw are livre , Migue l de Icaz a, vice -pre s i- de nte da Nove ll (5) e criador do

Mono (6). Es te de u um a e xce -

lente confe rência, na opinião de Algo q ue e ncontrám os na rua...

Re vis ta Linux :: Laz e r

m uitos a m e lhor de todo o e ve n- to, com e çou por de m ons trar al- gum as aplicaçõe s de s e nvolvi- das s obre a plataform a Mono, pas s ando pe lo pas s ado e pre - s e nte de s ta plataform a de de - s e nvolvim e nto. Falou de pois da pare ce ria q ue a Nove ll te m com a Linde n Labs (7), produtora do

Se cond Life (ve r artigo s obre o s e cond life , ne s ta e dição), de - m ons trou várias aplicaçõe s a corre r e m Linux e no s e u W in- dow s XP e m ulado e de s e nvol- ve u um a pe q ue na aplicação grá- fica ao vivo. Toda a confe rência foi m uito inte ractiva e anim ada. Por fim , Icaz a m os trou um pro- gram a de produção de vide ojo- gos ,o unity, q ue a nove ll e s tá a ajudar a portar para a platafor- m a Mono, de form a a ficar ace s - s íve l as 3 principais s is te m as ope rativos . Icaz a de m ons trou o program a num portátil Apple, q ue re fe riu q ue s ó us ava para faz e r aq ue la de m ons tração. Es - te program a de produção de vi- de ojogos é re alm e nte pode ros o e im pre s s ionou toda a plate ia, pois Icaz a, e m poucos pas s os , alte rou dive rs os as pe ctos de um FPS, um confe rência s im ples - m e nte do outro m undo.

Migue l de Icaz a

A e q uipa m aravilha!

Pe la s e gunda ve z cons e cutiva fom os as s is tir a e s te confe rên- cia e , m ais um a ve z , ficám os im - pre s s ionados pe la q ualidade da m e s m a e a tudo o q ue tive m os dire ito s e m pagar nada. Para o ano h á m ais e e s pe re m os q ue os nos s o leitore s pos s am apro- ve itar e s ta oportunidade e s e de s loq ue m a Es panh a para e s te e xce lente e ve nto.

(1)

h ttp://w w w .fre e s oftw are w orldco nfe re nce .com

(2) h ttp://w om e n.de bian.org/ (3) h ttp://w ik i.laptop.org/go/ H om e (4) h ttp://w w w .s q ue ak land.org/ (5) h ttp://w w w .nove ll.com (6) h ttp://w w w .m ono- proje ct.com (7) h ttp://w w w .linde nlab.com

Ve r na W e b

Documentos relacionados