• Nenhum resultado encontrado

Inicie o laz arus com o com ando “s tartlaz arus ”. Inicialm e nte , algu- m as jane las apare ce rão no am - bie nte de trabalho: a “Jane la Principal” no topo, o “O bje ct Ins pe ctor” à e s q ue rda, o “Editor de Código” e a prim e ira jane la da aplicação “Form 1” a ocupar o re s tante .

Na “Jane la Principal”, por baixo da barra de m e nus , e ncontra-s e um conjunto de abas . Se leccio- ne a aba “s tandard” (s e não e s ti- ve r s e leccionada) clicando com o rato. Encontre o icon “Button” (um re ctângulo com 'OK'), cli- q ue ne s te e de s e guida na jane - la “Form 1”. Um re ctângulo com o nom e “button1” irá apare ce r. Re pita o proce s s o e um re ctân- gulo com o nom e “button2” s e rá criado.

Agora, cliq ue no “Button1”, a ja- ne la “Obje ct Ins pe ctor” m os trará as s uas proprie dade s . Pe rto do topo, e s tá um a proprie dade com o nom e de “Caption” com o va- lor “Button1”, cliq ue ne s ta e m u- de para “Pre s s ione ”, carre gue ENTER para actualizar o botão na Form 1. Agora cliq ue na aba “Eve nts ” da Jane la “O bje ct Ins pe ctor” para ve r os vários e ve ntos as s ociados a e s te ob- je cto. Se leccione a caixa à dire i- ta de “OnClick ”, um botão com “(...)” e s crito irá apare ce r. Ao cli- car ne s te botão, o e ditor de códi- go s e rá abe rto e o curs or s e rá colocado num pe daço de código com e çado por:

procedure TForm1.Button1Click( Sender: TObject); begin {agora escreva:} Button1.caption := 'Pressione Outra Vez'; {o editor termina sempre o procedimento com}

end;

Pre s s ione F12 para s e leccionar a jane la “Form 1”.

Agora e dite as proprie dade do “Button2” e m ude a s ua “Caption” para “s air”. Cliq ue na aba “Eve nts ”, e s colha “OnClick ” e pre s s ione o botão “(...)” para s e r levado para o e ditor de código com : procedure TForm1.Button2Click( Sender: TObject); begin {agora escreva} Close; {o editor termina sempre o procedimento com} end;

Pre s s ione F12 para ve r a jane la “Form 1”.

Vam os agora com pilar o código. Para tal, pode e s colhe r a opção 'Run' do m e nu 'Run' ou e ntão pre s s ionar F9 . O program a irá s e r com pilado e de pois e xe cuta- do.

Um a jane la com m e ns age ns do com pilador irá apare ce r e , pas - s ado um bre ve ins tante , a jane - la “Form 1” apare ce rá s e m a gre - lha com pontos . Es ta é a jane la da s ua aplicação, pode agora in- te ragir com e s ta pre s s ionando nos botõe s .

Pre s s ione o botão com o te xto “Pre s s ione ”, re pare q ue o te xto m udará para “Pre s s ione Outra Ve z ”. Pre s s ione o botão “Sair” para fe ch ar a aplicação, a jane - la fe ch ar-s e -á e a jane la “Form 1” inicial irá re apare ce r com as gre - lhas de pontos pronta a ace itar e dição.

De ve rá s alvar agora o s e u pro- je cto s e leccionando a opção 'Save As ' do m e nu 'Proje ct'. Pode ainda te ntar um a aplica- ção m ais com plexa. Abra o pro- je cto q ue s alvou, na jane la “Form 1”, cliq ue no botão “Pre s s ionar” para o s e leccionar, s e leccione o e ve nto “OnClick ” e Laz arus a corre r e m Micros oft W indow s

Re vis ta Linux :: Program ação

e dite o código de s te e ve nto: procedure

TForm1.Button1Click( Sender: TObject);

{usa a propriedade Tag, colocado-a a 0 ou 1} begin if Button1.tag =0 then begin Button1.caption := 'Pressione Outra Vez'; Button1.tag := 1 end else begin Button1.caption := 'Pressione'; Button1.tag := 0 end end;

Salve o s e u trabalho, re com pile e corra. O botão “Pre s s ionar” irá alte rnar e ntre as m e ns age ns “Pre s s ione ” e “Pre s s ione Outra Ve z ”.

Utilizando a IDE para criar apli- caçõe s para a Cons ola

Muitos program adore s com e ça- ram a program ar e m Pas cal an- te s de e xis tire m am bie nte s gráfi- cos , m uitos outros ne ce s s itam

s e nvolve r aplicaçõe s de m odo de te xto para tare fas de controlo do s is te m a.

O Laz arus te m o am bie nte ide al para apre nde r Pas cal e para de - s e nvolve r program as e m m odo de te xto, pe rm itindo a utilização de todas as funcionalidade s da IDE.

Para criar um a aplicação de con- s ola no Me nu Pincipal s e leccio- ne a opção 'Ne w Proje ct' do m e - nu 'Proje ct' e e s colha 'Program ' ou 'Cus tom Program '. O Laz a- rus não criará os fich e iros as s o- ciados a um a aplicação gráfica ne m m os trará a jane la “Obje ct Ins pe ctor”, no e ntanto, abrirá o Editor de Código com o e s q ue le- to do program a.

Pode com pilar/e xe cutar e xacta- m e nte com o um a aplicação grá- fica (opção 'Run' do m e nu 'Run' ou F9 ).

As m e ns age ns do com pilador irão apare ce r na jane la de m e n- s age ns e por fim :

'Project "Project1" successfully built.:)'. Para e xe cutar o program a, abra

(1)

h ttp://w w w .laz arus .fre e pas cal.org

Outros tutoriais de Lazarus :

h ttp://laz arus -ccr.s ource forge .ne t/ inde x.ph p?w ik i=Laz arus Tutorial h ttp://w w w .vivaolinux.com .br/ artigos /ve rArtigo.ph p?codigo=25 64

h ttp://w ik i.laz arus .fre e pas cal.org/ Laz arus _ Tutorial/pt

Ve r na W e b

um a cons ola, m ude para o dire c- tório onde o código e s tá guarda- do e e xe cute :

./project1

Com o não é prático s air do Edi- tor e abrir um te rm inal para cor- re r a aplicação, e xis te a pos s ibi- lidade de e xe cutar um a aplica- ção de cons ola dire ctam e nte a partir da inte rface do Laz arus . Se leccione a opção 'Run Para- m e te rs ' do m e nu 'Run' e active 'Us e launch ing application'. Ca- da ve z q ue corre r o program a, um a cons ola irá apare ce r com o te xto q ue foi e s crito/lido (proce - dure s re adln e w rite ln). Quando o program a te rm inar apare ce rá no e crã a m e s s age m “Pre s s En- te r”, e nq uanto não pre s s ionar o botão 'OK' a s aída do program a ficará dis poníve l.

Pode utilizar o Laz arus para te s - tar os e xe m plos de Pas cal q ue vêm nos vários livros de progra- m ação. Pode , por e xe m plo, utili- z ar e s te código:

Program Shell; uses classes, unix; var S: longint; begin

S := shell ('/bin/ls -la *.p*'); //lista .pp, .pas, .php, .png etc no directório corrente writeln ('O programa fechou com o estado: ', S)

end. Laz arus a corre r e m Linux

Re vis ta Linux :: Entre vis ta

Documentos relacionados