• Nenhum resultado encontrado

GATILHO NÚMERO QUATRO: SUPOSIÇÕES

No documento Fator Alfa (páginas 138-144)

7 GATILHOS CONVERSA

8.1 SISTEMA DE SETE GATILHOS

8.1.4 GATILHO NÚMERO QUATRO: SUPOSIÇÕES

Suposições são uma ótima opção de gatilho para substituir o uso de perguntas, que são normalmente usadas ao extremo em vários interações. Uma suposição é quando você responde ao gatilho dela começando com ou, “Eu acho...” ou, “Eu diria que...”, que é bem diferente de apenas perguntar a ela - outra vez algo sútil e efetivo.

139 139 139

7 GATILHOS CONVERSA

suposições efetivas: • Ad“c“one(de•alhes. • ra“ba(para(onde(levar(a(conversa(caso(a(supos“ção(dê(er - rado.

Ao adicionar detalhe, você evita fazer uma suposição impre- cisa. A regra geral para se lembrar aqui é que você quer fazer parecer que você criou essa suposição especialmente para ela, ao invés de ser algo que você pode aplicar para qualquer ga- rota na festa (parecendo que você sempre fala isso para qual- quer mulher).

Por exemplo, imaginem que você pergunte a uma garota o que ela gosta de fazer no seu tempo vago, e ela responda, “Compras” então você responde, “Eu acredito que você só faz compras nas melhores e mais chiques lojas”; é uma suposição legal, mas o mal da pergunta é que ela pode responder com um simples, “Sim, eu faço” ou “Não, eu não faço isso.” Muitas garotas vão a este tipo de lojas, então seria melhor colocar um pouco mais de detalhe na sua suposição.

Por exemplo: “Eu acredito que você gosta de comprar em uma loja chique tipo Calvin klein e todas as outras lojas chiques,

140

140

140

7 GATILHOS CONVERSA

mas secretamente você adora procurar por ofertas em lojas de segunda mão, olhando tudo, procurando por um tesouro!”

Isso vai encorajar ela a te responder com mais do que apenas uma resposta vaga; pra começar, ela vai icar curiosa pra saber o porquê você acha isso (o que é bom, porque é um padrão que começa a tomar forma forçando ela a te fazer perguntas).

Com essa suposição ela tem mais coisas para poder responder.

Lembre-se: suposição vaga = reposta vaga

Muitos dos homens que eu já ensinei me perguntam, “Mas e se minha suposição estiver errada?” O que me traz ao ponto de saber para onde levar a interação se não for a verdade.

Só porque você errou a suposição não signiica que você matou a conversa. Lembre-se que o objetivo nesse estágios inicias da interação é fazer as coisas tomarem forma e ultima- mente mover a conversa para longe dos estágios mais descon- fortáveis da interação. Movendo a interação pra frente não é o mesmo que mudar o assunto da conversa, então sempre lem- bre-se que qualquer que seja a resposta dela a sua suposição - mesmo que ela conirme que você está errado - tudo deve ser visto como um novo gatilho, apresentado uma novo caminho para onde levar a conversa.

141

141

141

7 GATILHOS CONVERSA

Por exemplo, vamos voltar a suposição que ela gosta de com- prar coisas de luxo em oferta, mas imagine por exemplo que ela não concordou com sua suposição e, de fato, apenas faça compras em lojas chiques como Calvin Klein. Imaginem por um momento que a resposta dela, “Você está completamente errado. Eu apenas compro na Calvin Klein, eu nunca procuro por ofertas!” Aqui ela revelou mais sobre ela do que ela ima- gina. Por exemplo, ela pode ser uma menina esnobe, ou talvez uma “patricinha”, ou as vezes uma mulher com uma carreira de sucesso. Ou talvez, de outro lado, ela não tenha muito din- heiro, mas tudo que ela faz é gastar seu dinheiro com joias e roupas que ela não consegue pagar depois. Tente descobrir o que é, ao invés de apenas pensar “Merda! Eu pisei feio na bola “. Lembre-se sempre em trabalhar com o que ela te dar de res- posta, e veja isto como outro pedaço de informação que você pode usar para conhece-la melhor. Aliás, muitas pessoas que dizem que tem poderes de lerem mentes usam essa técnica constantemente. Eles fazem uma suposição a qual a pessoa ou fala “verdade” ou “não” e a pessoa então faz uma nova su- posição até encontrar algo com que ela possa trabalhar. Isso é o que você deve fazer.

142

142

142

7 GATILHOS CONVERSA

suposição está errado é a “resposta intrigante”, o que envolve você dizer algo assim: “Sério? Nunca pensei que seria assim. Então me diga porque você prefere esses tipos de lojas?” Isso demonstra que você admite estar errado mas também diz que você agora está intrigado em saber mais sobre ela, ela te sur- preendeu sendo uma pessoa diferente do que você achou que ela é.

No passado eu sempre tentava dizer o máximo de suposições possível, principalmente suposições erradas, pois assim eu podia saber muito mais sobre a pessoa com quem eu estava conversando do que se eu izesse uma suposição correta, e quando errar simplesmente responda sendo curioso e com uma expressão no seu rosto de intrigado dizendo, “Sério? Eu tinha tanta certeza que esse era o seu caso. Me diga mais so- bre você.” Isso parece distrair a pessoa que você errou e faz ela falar mais um pouco sobre si mesmo, revelando ainda mais

sobre quem elas são e ajudando elas a moverem a interação mais pra frente. É uma ótima maneira de fazer ela se abrir para você sem colocar pressão nela. Aliás é uma boa forma de gerar uma reação emocional porque ela está se defendendo.

143

143

143

7 GATILHOS CONVERSA

Isso envolve você dar a ela duas suposições sobre ela ao invés de apenas uma, dando a ela duas opções de resposta. Durante a conversa, vamos dizer que você descubra que ela gosta de viajar a Grécia nas férias. Ao invés de assumir que ela gosta da história antiga do país e das ruínas arqueológica, você pode dizer: “Da conversa que tivemos até agora, eu acho que você pode ser um dos dois extremos.” Ela vai icar muito interessada em saber o que você acha dela. Você pode continuar dizendo “Eu acredito que você ou vai a Grécia simplesmente porque é um lugar lindíssimo e rico em história - as ruínas dos impérios, estátuas da mitologia, etc - ou você é totalmente o oposto

disto, vai lá só para se bronzear no sol, beber alguns drinks em bares e tentar evitar ao máximo fazer qualquer tour pelas par- tes históricas. Eu tenho certeza que você é um dos dois, mas nada no meio.”

Claro, ela está pensando porque você acha que ela pode ser um dos dois lados. Você pode dizer a ela, que indo pelo o que ela revelou de si até o momento, você acredita que ela é uma pessoa extrema que não faz as coisas em meio termo, que ela não é alguém em cima do muro. Isso dá a ela uma impressão positiva que você se esforçou para saber mais sobre ela duran- te a conversa.

144

144

144

7 GATILHOS CONVERSA

Mas de novo, e se ela não for nenhuma das duas coisas, tenho certeza que você deve estar pensando nisso? Nesse caso, você pode usar a ‘resposta da intriga’. (Ela sempre consegue te ti- rar de momentos onde você comete erros, não subestime o poder dessa técnica) Você pode até adimitir que tinha certeza que ela era uma das opções, mas que você está tanto surpreso quanto interessado em saber mais sobre esse outro lado da personalidade dela.

Esse gatilho pode ser uma ótima maneira de tirar mais infor- mações dela sem você precisa fazer perguntas. Quando al- guém assume algo de alguma pessoa com quem ela esteja interagindo, a outra pessoa normalmente responde como se você tivesse feito uma pergunta mesmo se ela não tiver sido feita.

Suposições estão na mesma categoria que a leitura fria, de que eu sou uma super fã. Ademais, a coisa mais importante para se lembrar é que, não importa a resposta dela a sua suposição - mesmo que ela diga que você está errado - você ainda pode usar outro gatilho para fazer a transição na conversa.

No documento Fator Alfa (páginas 138-144)