• Nenhum resultado encontrado

Generalidades sobre o ACC

No documento VOLVO XC60 MANUAL DE INSTRUÇÕES. Web Edition (páginas 184-188)

O Controlo da velocidade adaptativo (ACC – Adaptive Cruise Control) auxilia o condutor a manter uma distância segura ao veículo da frente. O Cruise Control proporciona uma sen- sação de condução mais relaxante nas via- gens longas em auto-estradas ou em estradas nacionais com longas rectas e com trânsito fluente.

O condutor ajusta a velocidade e o intervalo de tempo desejado ao veículo da frente. Quando o detector de radar identifica um veículo à frente com velocidade mais lenta, a velocidade é automaticamente adaptada. Quando a estrada está livre o automóvel regressa à velo- cidade seleccionada.

Se o Controlo da velocidade adaptativo estiver desligado ou em modo de espera e o automó- vel aproximar-se em demasia ao veículo da frente, o condutor é avisado pela Distância de aviso (veja a página 192) para a distância curta.

AVISO

O condutor deve ter sempre atenção às condições de trânsito e actuar quando o controlo da velocidade adaptativo não mantém uma distância ou velocidade ade- quada.

O controlo da velocidade adaptativo não consegue reagir a todas as condições de trânsito, meteorologia e estrada.

Leia este capítulo na totalidade para tomar conhecimento das limitações do Controlo da velocidade adaptativo que o condutor deve ter consciência antes de utilizar o Con- trolo da velocidade adaptativo.

O condutor é sempre o responsável pela manutenção da distância e velocidade cor- recta, mesmo quando o controlo da veloci- dade adaptativo é utilizado.

IMPORTANTE

A manutenção dos componentes do Con- trolo da velocidade adaptativo apenas pode ser realizada numa oficina - recomenda-se uma oficina autorizada Volvo.

Transmissão automática

Os automóveis com transmissão automática possuem funções alargadas com o Assistente

de fila do Controlo da velocidade adaptativo, veja a página 186.

Função

Descrição geral da função1.

Luz de aviso, necessária travagem do con- dutor

Unidade de botões no volante Sensor de radar

O controlo da velocidade adaptativo é consti- tuído por um controlo da velocidade e um separador que funciona em conjunto.

04

*

Opção/acessório, para mais informações ver Introdução.

183

AVISO

O controlo da velocidade adaptativo não é um sistema destinado a evitar colisões. O condutor deve agir caso o sistema não detecte um veículo à frente.

O controlo da velocidade adaptativo não trava perante pessoas, animais ou peque- nos veículos, como por ex: bicicletas e motociclos. Também não trava perante veí- culos ou objectos no sentido contrário, em marcha lenta ou parados.

Não utilize o controlo da velocidade adap- tativo em trânsito urbano, trânsito intenso, cruzamentos, pisos escorregadios com muita água ou soltos, queda intensa de chuva/neve, má visibilidade, estradas sinuosas e em acessos ou saídas de auto- -estradas.

A distância ao veículo da frente é medida prin- cipalmente por um sensor de radar. O controlo de velocidade regula a velocidade com acele- rações e travagens. É normal que os travões emitam um som fraco quando o controlo da velocidade os utiliza.

AVISO

O pedal do travão desloca-se quando o controlo da velocidade trava. Não deixe o pé sob o pedal do travão. Há o risco de entalamento.

O controlo da velocidade adaptativo tenta sempre acompanhar o veículo da frente que se encontra na mesma faixa de rodagem com uma duração de passagem definida pelo con- dutor. Se o sensor de radar não detectar nenhum veículo à frente, o automóvel assume então a velocidade definida no controlo de velocidade. O mesmo acontece se a veloci- dade do veículo da frente ultrapassar a veloci- dade definida para o controlo da velocidade. O controlo da velocidade procura regular a velocidade de um modo suave. Em situações que exijam travagens bruscas o condutor deverá assumir a travagem. Esta situação aplica-se a grandes variações de velocidades ou no caso de o veículo da frente travar brus- camente. Devido às limitações do sensor de radar, podem surgir travagens inesperadas ou não suceder qualquer travagem, veja a página 188.

O controlo da velocidade adaptativo pode ser activado para seguir outro veículo com veloci-

dade de 30 km/h2 até 200 km/h. Se a veloci- dade descer abaixo dos 30 km/h ou a rotação do motor ficar demasiado baixa, o controlo da velocidade é colocado em modo de espera cessando assim a travagem automática - o condutor tem então de assumir a manutenção de uma distância segura ao veículo da frente. Luz de aviso - necessária travagem do condutor

O controlo da velocidade adaptativo tem uma capacidade de travagem que corresponde a mais de 40 % da capacidade de travagem do automóvel.

Se o automóvel necessitar de travar de modo mais brusco do que o controlo da velocidade permite e o condutor não o fizer, o controlo da velocidade utiliza a luz de aviso e o som de aviso (veja a página 202) do Aviso de colisão para alertar o condutor para uma intervenção imediata.

NOTA

Sob um sol forte ou quando se utiliza óculos de sol, pode ser difícil perceber a luz de aviso.

04

AVISO

O controlo da velocidade avisa apenas sobre veículos detectados pelo sensor de radar. Por esta razão, o aviso pode não acontecer ou ser emitido com um certo atraso. Numa situação de travagem nunca espere pelo aviso para proceder à mesma.

Estrada com elevada inclinação e/ou com carga pesada

Lembre-se que o controlo da velocidade adap- tativo foi concebido para ser utilizado princi- palmente em estradas planas. O controlo da velocidade tem dificuldades em manter a dis- tância correcta ao veículo da frente em estra- das inclinadas, com carga pesada ou com atrelado - nestas situações tenha muita aten- ção e esteja sempre pronto a travar.

Utilização

Unidade de botões no volante e mostrador. O modo de espera cessa e a velocidade armazenada é retomada.

Controlo da velocidade - Ligado/Desli- gado ou Modo de espera.

Duração de passagem - Aumentar/dimi- nuir.

Activar e ajustar a velocidade.

Velocidade seleccionada (entre parêntesis = Modo de espera).

Duração de passagem3 - Ligado, durante ajuste.

Duração de passagem3 - Ligado, após ajuste.

Activar e ajustar a velocidade

Accione o controlo da velocidade com uma pressão no botão do volante -

o símbolo acende-se no mostrador. Os parêntesis (6) junto a (---) significam que o controlo da velocidade foi colocado em modo de espera.

O controlo da velocidade é activado com ou , sendo a velocidade actual armazenada na memória - o texto do mostrador (---) muda para indicar a velocidade seleccionada, por ex: 100 sem parêntesis.

O símbolo muda para quando o sensor de radar detecta um veículo. Apenas quando o símbolo

(com automóvel) está aceso, a distância para o veí- culo à frente é regulada pelo controlo da velo- cidade.

Alterar a velocidade

No modo activo, a velocidade é ajustada em 5 km/hora com cada pressão em ou . O botão tem, no modo activo, a mesma fun- ção que , mas proporciona um incremento

04

*

Opção/acessório, para mais informações ver Introdução.

185

de velocidade mais baixo. A última pressão

executada é guardada na memória.

NOTA

Se algum dos botões do controlo da velo- cidade for mantido pressionado durante mais de 1 minuto, o controlo da velocidade é desactivado. Para reiniciar o controlo da velocidade é necessário desligar o motor. Em certas situações não é possível activar o controlo da velocidade. O mostrador exibe então Cruise Control Não disponível, veja a página 190. Defenir intervalo de distância

No mostrador podem ser seleccionados e exibidos diferentes intervalos de dis- tância para o veículo da frente através de 1-5 linhas horizon- tais - quanto maior o número de linhas maior é a distancia para o veículo da frente. Uma linha corres- ponde a cerca de 1 segundo, 5 linhas a cerca de 2,5 segundos.

A duração de passagem pode ser aumentada ou diminuída com os botões / .

A baixas velocidades, quando a distância é curta, o controlo da velocidade adaptativo aumenta ligeiramente o intervalo de tempo. Para que se possa seguir o veículo da frente de modo suave e confortável, o controlo da velocidade adaptativo permite variações per- ceptíveis do intervalo de tempo em certas situações.

Note que uma duração de passagem mais breve proporciona ao condutor um tempo de reacção e acção mais curto perante alguma alteração inesperada no trânsito.

O numero de traços do inter- valo de distancia selecionado é indicado durante o próprio ajuste e alguns segundo após, por esta razão é mos- trada uma versão diminuída do símbolo à direita no mos- trador. O mesmo símbolo aparece quando a Distância de aviso está activada, veja a página 192.

NOTA

Utilize apenas durações de passagem per- mitidas pela legislação aplicável.

Se o controlo da velocidade parecer não reagir à activação, isso pode dever-se ao facto de a duração de passagem ao auto- móvel mais próximo não permitir um incre- mento de velocidade.

Quanto maior é a velocidade, mais longa é distância em metros calculada para uma dada duração de passagem.

Desactivação temporária - modo de espera

Pressione o botão do volante para desac- tivar temporariamente o controlo da veloci- dade e colocá-lo em modo de espera - a velo- cidade definida é exibida entre parêntesis no mostrador, por ex: (100).

Modo de espera devido à acção do condutor

O controlo da velocidade desconecta-se tem- porariamente e é colocado em modo de espera se:

o travão convencional for utilizado

o pedal da embraiagem for pressionado

durante mais de 1 minuto4

04

o selector de mudanças for deslocado para a posição N (transmissão automática)

o condutor mantiver uma velocidade supe- rior a definida durante mais de 1 minuto O condutor deve então controlar a velocidade. Um aumento temporário da velocidade, por ex: numa ultrapassagem, não afecta as definições do controlo da velocidade - o automóvel regressa à última velocidade armazenada quando o pedal do acelerador é libertado. Modo de espera automático

O controlo da velocidade adaptativo depende de outros sistemas, como por exemplo: Fun- ção estabilidade e tracção (DSTC). Se algum desses sistemas deixar de funcionar, o con- trolo da velocidade desliga-se automatica- mente.

Perante a desactivação automática soa um sinal e a mensagem Cruise control Desactivado aparece no mostrador. O con- dutor deve então actuar e adaptar a velocidade e distância ao veículo da frente.

Uma desactivação automática pode dever-se a:

rotação do motor demasiado baixa/ele- vada

velocidade descer abaixo dos 30 km/h5

rodas perderem a aderência

temperatura dos travões for elevada

o sensor de radar ficar tapado por neve ou

chuva forte, por exemplo (as ondas rádio ficam bloqueadas).

Retomar a velocidade predefinida O controlo da velocidade em modo de espera é reactivado com uma pressão no botão do volante - a velocidade é então assumida como a última armazenada.

NOTA

Pode-se seguir um incremento de veloci- dade acentuado depois de a velocidade ser retomada com .

Desligar

O controlo da velocidade é desligado com uma breve pressão no botão do volante no modo de espera ou com uma longa pressão no modo activo. A velocidade predefinida é apa- gada e não pode ser retomada com o botão

.

No documento VOLVO XC60 MANUAL DE INSTRUÇÕES. Web Edition (páginas 184-188)