• Nenhum resultado encontrado

A habilidade avaliada por esse item é o reconhecimento, por parte do estudante, de expressões que caracterizam a territorialização de diversos povos. Para realizar esse objetivo, o item pede para o estudante reconhecer, dentre diversas manifestações artísticas, a que é característica dos grupos afrodescendentes no território do estado da Bahia.

Os estudantes que optaram pela alternativa A, possivelmente, se atentaram ao fato da dança do coco também ser uma manifestação artística característica do estado da Bahia e utilizar vestimentas coloridas na sua execução. No entanto, os estudantes que escolheram essa opção demonstraram não ter consolidado a habilidade do item. A dança tem em sua gênese raízes afrodescendentes, no entanto, ela é dançada em várias áreas do litoral nordestino, além de ter como característica o repique dos tamancos dos participantes, não sendo a manifestação artística presente no item.

A B C D E

5,8 3,8 7,8 2,9 78,3

78,3 de acerto

(G120031F5) Leia o texto e observe a imagem abaixo.

[...] é uma expressão musical, coreográfi ca, poética e festiva das mais importantes e signifi cativas da cultura brasileira. Presente em todo o estado da Bahia, ele é especialmente forte e mais conhecido na região do Recôncavo, na faixa de terra que se estende em torno da baía de Todos os Santos. [...] Pode ser realizado em associação com o calendário festivo __ caso das

festas da Boa Morte, em Cachoeira, em agosto, de São Cosme e Damião, em setembro, [...] ao fi nal de rituais para caboclos em terreiros de candomblé.

Disponível em: <http://www.educacaofi sica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=142>. Acesso em: 24 abr. 2013. Fragmento.

Disponível em: <http://mundoafro.atarde.uol.com.br>. Acesso em: 12 jun. 2013

Esse texto e essa imagem tratam de uma expressão cultural que caracteriza a territorialização de grupos afrodescendentes do estado da Bahia, que é

A) a dança do coco. B) a quadrilha. C) o baião nordestino. D) o frevo.

Já os estudantes que assinalaram o distrator B, possivelmente, se atentaram ao fato de a quadrilha ser uma dança amplamente praticada na região Nordeste. No entanto, esses estudantes

demonstraram não possuir a habilidade pedida no item consolidada, pois a quadrilha é oriunda do continente europeu, trazida no século XIX como uma dança da aristocracia, popularizada posteriormente nas festas juninas, não sendo características de grupos afrodescendentes. O distrator C foi marcado, provavelmente, pelo fato do baião ser uma dança comum em várias regiões do Nordeste, além de também se utilizar roupas coloridas para a sua execução. Porém, os estudantes que escolheram esse distrator, como o correto, demonstraram não ter a habilidade requisitada pelo item desenvolvida, pois o baião, apesar de ter raízes africanas na sua elaboração, é caracterizado por ser dançado em pares e acompanhado por instrumentos como a zabumba e a sanfona, não sendo a manifestação mostrada no item. O distrator D, provavelmente, foi assinalado pelos estudantes que compreendem que o frevo é uma manifestação característica de regiões do Nordeste. No entanto esses estudantes demonstraram não ter desenvolvida a habilidade proposta no item, pois o frevo, apesar de possuir aspectos identitários de populações afrodescendentes, não é característica do estado da Bahia, e sim, de Pernambuco.

A opção E, o gabarito, foi marcada pelos estudantes que

demonstraram ter consolidado a habilidade requerida pelo item. Eles reconhecem que a manifestação artística samba de roda é característica da territorialização de grupos afrodescendentes, por ser uma expressão de música, dança, poesia e festa, com elementos oriundos de grupos afrodescendentes, como, por exemplo, os instrumentos musicais, e ser realizada em festividades pertencentes ao candomblé.

71

Os estudantes que se apresentam neste Padrão de Desempenho demonstram apenas ter começado um processo de sistematização e domínio das habilidades consideradas essenciais e elementares ao período de escolarização em que se encontram.

Os estudantes da 1ª Série do Ensino Médio conseguem reconhecer o conceito de patrimônio cultural e a identificação de elementos do patrimônio imaterial brasileiro. Esses estudantes desenvolveram habilidades referentes ao domínio Espacialidades, temporalidades e suas dinâmicas, identificando características gerais das paisagens.

No que se refere ao domínio Natureza, ambiente e cultura, os estudantes conseguem compreender as dinâmicas dos problemas ambientais. Em relação ao domínio Sujeitos, identidades e alteridades, conseguem identificar a importância das migrações na constituição da paisagem de diferentes lugares. Em sua trajetória escolar, esse grupo de estudantes, ainda, necessita de acompanhamento para desenvolver habilidades que não foram alcançadas neste momento da escolarização.

Neste Padrão de Desempenho, os estudantes da 2ª Série do Ensino Médio desenvolveram habilidades básicas fundamentais para compreensão dos fenômenos geográficos. São capazes de identificar, por meio da leitura de mapa, a região mais povoada do Brasil. Identificam, também, elementos que compõem a paisagem em duas imagens distintas e áreas industriais em diferentes contextos. A partir da leitura de textos, os estudantes, neste padrão, identificam características da paisagem da caatinga. Eles são capazes de compreender características relacionadas à preservação ambiental, tais como o papel da população na diminuição dos danos causados pela produção de lixo e como a sociedade pode contribuir no processo de reciclagem.

Compreendem, ainda, a partir do suporte em leitura de texto, aspectos relacionados à contribuição de diversos povos para a formação da cultura brasileira; as transformações dos espaços geográficos, considerando as relações socioeconômicas e culturais de poder eas mudanças no espaço geográfico, a partir do desenvolvimento técnico científico informacional. Os estudantes reconhecem as iconografias representativas das paisagens geográficas e são capazes de analisar práticas de apropriação dos recursos naturais da sociedade. Observa-se, assim, que os estudantes transitam entre as habilidades de identificar e compreender processos e dinâmicas de diversos fenômenos geográficos.

Crítico

0 50 100 150 200 250 300 350 400 450 500 550 600 650 700 750 800 850 900 950 1000

de 450 até 550 pontos

Neste momento da escolarização, espera-se que o estudante da 3ª Série do Ensino Médio consiga fazer uma leitura criteriosa do mundo, usando, para tanto, os conceitos científicos trabalhados pela Geografia, assim como a linguagem gráfica e cartográfica. Neste Padrão de Desempenho encontram-se os estudantes que desenvolveram habilidades fundamentais para o reconhecimento das diferenças e desigualdades do mundo, expressas geograficamente.

Dessa forma, os estudantes que se encontram neste Padrão de Desempenho compreendem o uso das tecnologias da informação nas transformações do mundo contemporâneo, assim como as características de distintas identidades territoriais. São capazes, ainda, de reconhecerem o papel de diferentes instituições internacionais e a importância das mudanças tecnológicas no mundo do trabalho. Reconhecem as

diferentes ações que contribuem para a melhor qualidade de vida da população, como, também, são capazes de analisar distintos dados demográficos.

73

(G100015F5) Leia o texto abaixo.

Todo rio ou corpo d’água tem uma área em todo seu entorno que costuma inundar em determinadas épocas do ano ou quando há um índice de precipitação muito grande aumentando a vazão e causando um transbordamento.

Portanto, essas inundações [...] são muito comuns e são fenômenos naturais que ocorrem em todos os corpos d’água.

O problema é que com a construção de cidades à beira de rios, que não respeitam este limite natural de transbordamento, este fenômeno natural pode causar transtornos e até se tornar muito perigoso [...].

Disponível em: <http://www.infoescola.com/hidrografi a>. Acesso em: 8 jul. 2013. Fragmento.

Esse texto indica uma consequência da ação humana, que é a A) enchente. B) esgotamento do solo. C) inversão térmica. D) poluição do solo. E) poluição hídrica.

64

A B C D E 64,0% 10,4% 6,0% 11,7%6,9% 64,0% de acerto

Este item tem o objetivo de verificar a habilidade do estudante em relacionar as dinâmicas da natureza (clima, relevo, vegetação, hidrografia) às transformações humanas do espaço geográfico. Para responder a este item, os estudantes desenvolveram as

habilidades mínimas do conhecimento geográfico, como compreender as relações entre a natureza e o espaço. Os estudantes precisam compreender a relação entre a ação antrópica e o desencadeamento de impactos ambientais e reconhecer como os processos de

industrialização e urbanização interferem na dinâmica natural do espaço/localidade e como isso pode afetar a sociedade.

A partir da interpretação do texto, o estudante deverá ser capaz de identificar a ação humana responsável pela degradação ambiental. Os estudantes que marcaram a alternativa A (o gabarito) associaram corretamente as ações antrópicas ao desencadeamento das

enchentes. O texto cita a construção de cidades nas áreas de várzea, sem o distanciamento adequado do rio, e, por consequência disso, apresenta como recorrente o acontecimento de enchentes em diversas áreas. Apesar das enchentes dos rios serem um fenômeno natural, a ação do homem em suas proximidades agrava esse mecanismo, tornando suas consequências catastróficas.

Os estudantes que marcaram a alternativa B (incorreta) associaram a ação humana com o esgotamento do solo. Ao optar por essa resposta, o estudante pode ter associado o desgaste do solo com