• Nenhum resultado encontrado

Anexo XVII Descrição dos projetos de TI

4. ÁREAS ESPECIAIS DA GESTÃO

4.4 Gestão ambiental e sustentabilidade

Segundo a Organização das Nações Unidas, o desenvolvimento sustentável consiste no uso de determinados recursos para o atendimento das necessidades populacionais sem exauri-los, garantindo às gerações futuras o acesso a eles. A sustentabilidade, por sua vez, é consequência de um complexo padrão de organização que apresenta cinco características básicas: interdependência, reciclagem, parceria, flexibilidade e diversidade. Se essas características forem aplicadas às sociedades humanas, essas também poderão alcançar a sustentabilidade. Preocupado com essa temática, o IF Goiano instituiu o Núcleo de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, cuja finalidade é formular e implantar a Política Ambiental da Instituição que, vinculada ao princípio da sustentabilidade socioambiental do planeta, torna-se um valor fundamental ajudando a comunidade escolar no cumprimento da legislação ambiental em todas as suas unidades.

Para ser sustentável economicamente, uma instituição pública de ensino deve ser economicamente viável, a fim de cumprir seu papel social de ofertar educação gratuita e de qualidade pautada na promoção do desenvolvimento da capacidade intelectual e moral de seus alunos. A sustentabilidade financeira representa um instrumento gerencial na busca por resultados efetivos para o aprimoramento da gestão. Na medida em que define com clareza a estratégia utilizada pela Instituição ao realizar e acompanhar os serviços administrativos, otimiza os recursos materiais, orçamentários e financeiros, bem como aprimora a eficiência no desempenho das ações institucionais promovidas pelo IF Goiano.

As estratégias administrativas têm por objetivo o aprimoramento permanente de ações e forma de atuação da Instituição, representando uma contribuição fundamental para orientar, impulsionar e mobilizar a administração. Dessa forma, proporcionam aos gestores uma visão sistêmica e garante pleno atendimento ao público, por meio do desenvolvimento dos serviços administrativos necessários ao funcionamento da Instituição, primando pela eficiência e eficácia na utilização de recursos públicos. Daí a necessidade de constante avaliação e aperfeiçoamento, de forma a melhor cumprir sua finalidade.

A partir da definição de linhas de orientação para a gestão dos recursos financeiros, materiais e humanos, e dos parâmetros do processo de avaliação de resultados e de ajustes do projeto financeiro, o IF Goiano promove acompanhamento e avaliação permanentes de seu planejamento estratégico, reorientando ações que visem ao seu pleno desenvolvimento institucional.

123 A administração está intrinsecamente relacionada à gestão orçamentária, contábil, financeira, patrimonial e de serviços gerais administrativos, bem como de logística, sendo responsável por viabilizar a infraestrutura e o abastecimento, garantindo assim plenas condições para a realização das metas institucionais. Na perspectiva de prestar um serviço público de qualidade à sociedade, as ações e a conduta dos servidores e demais colaboradores da Instituição são norteados pelos princípios que regem a Administração Pública.

Outro princípio orientador é a responsabilidade social com o meio ambiente, por intermédio de ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável. Paralelamente, o compromisso comunitário deve ser um princípio orientador das ações articuladas em cada campus, de forma a ampliar a relação com seu entorno e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade na qual está inserido, numa perspectiva emancipatória. A prática educativa no IF Goiano contribui para o desenvolvimento sustentável local/regional, permeando tanto a vida da comunidade acadêmica como o currículo dos cursos. Pauta-se em princípios holísticos que envolvam o respeito ao ser humano como partícipe de um todo ambiental. Os estudos tratam dos temas ambientais de maneira transversal em todos os componentes curriculares. Dentre as ações implementadas em âmbito institucional, destaca-se o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Em 2017, o Conselho Superior aprovou o Regimento Interno da A3P do IF Goiano, por meio da Resolução nº 036 de 29 de junho de 2017. Além disso, foi instituída nova comissão que será responsável pela elaboração do Plano de Logística Sustentável (PLS).

Observa-se que a instituição possui várias atividades e orientações no que tange à educação ambiental e à temática da sustentabilidade na sua prática educativa. No âmbito administrativo, as unidades do IF Goiano realizaram algumas ações, tais como:

No Campus Campos Belos; a) Fixação de adesivos próximos aos interruptores de lâmpadas solicitando que sempre que saíssem apagassem as luzes; b) Fixação de adesivos da A3P em locais de grande circulação do campus; c) Distribuição de skeezes a todos os discentes e servidores com o objetivo de não fornecer copos descartáveis para o consumo de bebidas; d) Distribuição de sacolas ecológicas aos discentes com o objetivo de diminuir o uso de sacolas plásticas para o transporte de pequenos objetos; e) Aquisição de papel reciclado como material de expediente, num percentual acima de 30% do total adquirido; f) Sensibilização do corpo docente a utilizar a aplicação de provas e simulados usando o Google Docs e o próprio Moodle para diminuir o gasto com impressões; g) Os aparelhos de ar condicionado são ligados somente a partir das 10h00.

No Campus Cristalina: a) mobilizações sobre uso consciente de água e energia elétrica; b) exibição dos gráficos do consumo de água e energia elétrica na TV do saguão principal do

campus; c) verificação e desligamento de computadores no laboratório de informática;

d) verificação e desligamento de ar-condicionado.

No Campus Posse: a) aquisição de canecas para os alunos para reduzir a aquisição e utilização de copos descartáveis; b) reutilização de papel na proteção de equipamentos de laboratórios; c) doação de equipamentos de informática. A doação foi realizada para a empresa de reciclagem de equipamentos de informática "Programando o Futuro", da cidade de Valparaíso. Na ocasião, foram doados alguns monitores e impressoras que eram ociosos, irrecuperáveis ou obsoletos.

124

4.4.1 Adoção de critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens e na contratação de serviços ou obras

No que diz respeito à adoção de critérios de sustentabilidade ambiental na contratação relacionados a obras, o IF Goiano aprovou a Instrução Normativa referente às obras de Engenharia do IF Goiano e o Plano de concepção de projetos, ampliações e remanescentes de obra (Resolução nº 010/2017 de 03 de março de 2017). Conforme o item 6.2 do Plano de concepção de projetos, ampliações e remanescentes de obra do IF Goiano, no que diz respeito à contratação de serviços ou obras e à sustentabilidade ambiental:

 Visando o atendimento do Decreto nº 7.746, de 5 de Junho de 2012 que estabelece critérios, práticas e diretrizes para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável nas contratações realizadas pela administração pública federal e com intuito de padronizar os critérios a serem utilizados em projetos no IF Goiano, será levado em consideração para os aspectos de sustentabilidade o referencial de Alta Qualidade Ambiental (AQUA), adaptado ao Brasil pela Fundação Vanzolini.

 De forma a atender tanto aos critérios do Referencial, quanto a aspectos do desenvolvimento sustentável, tais projetos deverão atender no mínimo 3 (três) categorias com perfil de "Melhores Práticas" dentro das 14 (quatorze) inseridas no referencial.

No que diz respeito à aquisição de bens e contratação de serviços, o IF Goiano adota critérios ambientalmente seguros em observância à Lei nº 8.666/1993, que trata de licitações e contratos da Administração Pública, assim como da Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 02, de 04/06/20147, que dispõe sobre regras para a aquisição ou locação de máquinas e aparelhos consumidores de energia pela Administração Pública Federal, bem como o uso da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) nos projetos e respectivas edificações públicas federais novas ou que recebam retrofit.

125

5. RELACIONAMENTO COM A SOCIEDADE