• Nenhum resultado encontrado

GLOSSÁRIO

No documento Download/Open (páginas 86-90)

3G – é a terceira geração de tecnologia de transmissão de dados de Internet. Tem velocidade similar à banda larga e é utilizada pela maioria dos celulares que possuem acesso à Internet. Em breve será substituída pela tecnologia 4G, mais rápida e com maior capacidade de transmissão de dados.

Advergame – expressão mercadológica utilizada para denominar os jogos utilizados para a divulgação publicitária. O termo foi criado pela união das palavras advertising e game.

Advertising – termo em inglês que significa propaganda comercial.

Aplicativo – programa de computador utilizado para executar tarefas direcionadas, como os processadores de texto, imagem, navegador de Internet, entre outros.

App – abreviação da palavra aplicativo.

App Store – lojas virtuais que vendem, ou disponibilizam gratuitamente, o download de aplicativos para Internet e celulares.

Banner – anúncios digitais formados por imagens ou animações que apresentam informações básicas e possibilitam que o internauta seja direcionado, por meio de um clique, para o site da empresa anunciante.

Bluetooth – tecnologia sem fio de transmissão de dados entre dispositivos.

Bluetooth marketing – ações de comunicação que transmitem mensagens por meio da tecnologia bluetooth.

BlueRay – suporte de comunicação capaz de armazenar dados em alta definição. Branding – termo em inglês utilizado para se referir à gestão de marcas.

Campanha Pull – campanhas de divulgação baseadas no envio de conteúdos aos celulares dos consumidores.

Campanha Push – campanhas de divulgação baseadas no recebimento de conteúdos enviados pelos consumidores, por meio de seus celulares.

CDMA – tecnologia de transmissão de dados utilizada por operadoras de celular. Chip – dispositivo utilizado para armazenar e disponibilizar informações.

Device – dispositivo. Devices – dispositivos.

Display – dispositivo de exibição. Pode ser uma TV, um monitor, um projetor ou a tela de um celular.

Download – transferência de arquivos entre dois dispositivos. Features – características.

Futurephone – modelo de celular que possui algumas funções multimídia, mas não é considerado um smartphone.

Gadget – dispositivo, ou equipamento eletrônico pequeno e moderno.

Geolocalização – serviço que permite identificar a localização de pessoas, objetos e lugares. É baseada em GPS, radiofrequência, redes sem fio ou outras tecnologias e viabilizada por meio de aplicativos.

Geotags – conteúdo complementar utilizado em mapas virtuais.

GPS – Global Positioning System – é um sistema de navegação por satélites que fornece informação sobre localizações.

GSM – Global System for Mobile – é a tecnologia para transmissão de dados mais utilizada no mundo.

Hiperlink – comandos computacionais que indicam um caminho, um endereço dentro da Internet. É a ligação de um documento a outro.

Hipermídia – conceito criado em 1960 por Ted Nelson e que se refere à união de vídeo, texto, áudio, animação e navegação não linear. É a combinação da multimídia e do hipertexto. Hipertexto – texto em formato digital que contém vínculo com outros documentos.

Hotsite – é um site simplificado que tem como objetivo destacar um produto, serviço ou evento específico.

Integradores – são as empresas responsáveis pela parte tecnológica das ações mobile

marketing que envolvem o trânsito de conteúdo. Elas fazem a ligação entre o conteúdo desenvolvido pelas agências e as operadoras de telefonia móvel.

Joinventure – união de empresas que visam explorar o mesmo segmento de mercado ou que pretendem criar parcerias de negócios.

Market share – parte do mercado que uma empresa conquistou ou pretende conquistar. Métrica – conjunto de ferramentas ou ações capazes de mensurar/medir, os resultados de uma campanha.

Mobile – palavra em inglês que significa móvel.

Mobile advertising – termo que se refere à divulgação publicitária realizada em dispositivos móveis.

Mobile banking – aplicação móvel que permite realizar transações bancárias em dispositivos móveis.

Mobile commerce – transações comerciais realizadas por meio de dispositivos móveis. Mobile communication – toda comunicação, seja por áudio, vídeo, texto ou dados, realizada por meio de um dispositivo móvel.

Mobile marketing – conjunto de ações que permitem às empresas interagir e se comunicar com seus públicos-alvos.

MMA – sigla para Mobile Marketing Association, a principal associação do setor de comunicação móvel.

Mobile operation – operações realizadas, em geral, por meio de dispositivos móveis. Mobile site – sites criados para a navegação em celulares e outros dispositivos móveis. Multimídia – união de diferentes mídias baseadas em vídeo, áudio, texto e animação.

One-to-one – expressão utilizada para se referir à comunicação realizada por uma empresa para um cliente específico. É comum o uso da expressão marketing one-to-one.

Opt in – conjunto de regras que regularizam o envio de mensagens por mídias digitais somente para as pessoas que expressaram previamente o seu consentimento.

Opt out – ação onde o usuário se descadastra de uma lista de envio de mensagens.

Player – dispositivo que recebe o conteúdo dos servidores e reproduz o conteúdo de um ou mais canais para os displays.

Pin code – código utilizado em promoções de envio de mensagens via celular. Os códigos podem estar vinculados ao cupom fiscal ou a um determinado produto.

Pop up – pequenas janelas que se abrem automaticamente na tela dos computadores exibindo um anúncio ou uma promoção.

QRCode – código de barras bidimensional que armazena informações. É utilizado em aplicativos que reconhecem as informações após captura de imagens em câmeras de aparelhos celulares.

Smartphone – modelo de celular que possui diferentes funções multimídia e são considerados os mais sofisticados do mercado.

SMS – Sigla para Short Messaging Service. São as mensagens de texto que podem ter até 160 caracteres.

Spam – mensagem eletrônica não desejada.

TDMA – tecnologia utilizada por operadoras de celular que permite apenas a transmissão de dados e voz.

Web-episodes – expressão usada para determinar os episódios de séries, propaganda ou outros conteúdos feitos para Internet.

WLAN –Wireless Local Área Network é uma rede sem fio local que utiliza ondas de rádio ou infravermelho para realizar a conexão de Internet.

Wi-Fi – Wireless Fidelity é uma tecnologia que utiliza faixas específicas de frequência para a transmissão de dados.

Wi-Max – Worldwide Interoperability for Microwave Acess é uma versão aprimorada da rede Wi-Fi pois possui um maior alcance.

No documento Download/Open (páginas 86-90)